Os líderes de criação do território Stavropol apresentaram duas raças de ovinos ao público. Os novos animais pertencem à chamada lã fina e se destacam pelo aumento da produtividade no contexto de seus parentes. Além disso, essas ovelhas demonstram maravilhas de produtividade não apenas na lã, mas também na carne.
Representantes das novas raças se adaptam bem às condições das estepes áridas. E, de acordo com os criadores dos "pais", esses animais são talvez as melhores ovelhas de lã da Rússia.
O gado inovador é altamente fértil, precoce, tem um peso vivo impressionante e já aos seis meses é uma excelente carcaça de carne pesada após o abate.Após as informações divulgadas pelo vice-ministro da Agricultura do Território de Stavropol, Alexei Rudenko, uma das novas raças é chamada de merino Jalgin. O segundo é o merino russo de carne. O primeiro foi destacado pelos esforços conjuntos dos criadores da planta de criação do Segundo Plano Quinquenal, localizada no distrito da cidade de Ipatovo. O segundo foi revelado ao mundo por desenvolvedores de seis famílias localizadas no distrito de Apanasenkovsky.
É relatado que, em média, cerca de um três e meio a quatro quilos de lã podem ser cortados com um peso líquido de uma ovelha da primeira ou segunda raça.