O Grupo Irlandês de Produtores de Grãos (IGG) está procurando um novo logotipo para produtores de alimentos, bebidas e rações para animais que usam exclusivamente cereais irlandeses.
Observando que mais de 7 milhões de toneladas de cereais foram importadas para a Irlanda no ano passado para alimentos e rações, o IGG disse que era possível desenvolver uma marca premium para grãos irlandeses.
"No momento, não há padrões que exijam que os usuários de grãos maltem, destilem ou produzam alimentos, evidência de que eles estão 100% realmente usando grãos irlandeses", disse o relatório do IGG.
Um grupo de produtores alega que "muitas empresas" declararam "fins de marketing" que seus grãos eram "de origem local e irlandesa", mas o IGG indicou que essas alegações não podiam ser verificadas.
"Precisamos de um esquema que identifique a tonelagem real do grão irlandês usado, 100% elimine as falsas alegações dos irlandeses e pague um prêmio pelo grão irlandês cultivado, que apoiará a indústria no futuro", disse um porta-voz do IGG.
“O IGG propõe que as empresas que usam apenas grãos irlandeses tenham um logotipo informando que usam exclusivamente grãos irlandeses. O uso desse logotipo será baseado em um modo de inspeção, possivelmente da Bord Bia, que identificará claramente a fonte do grão como cultivado na Irlanda ”, afirma o Irish Grain Producers Group.