Em 2018, o número de vinhedos na Ucrânia foi reabastecido por 527 hectares de novas plantações, 78% a mais do que em 2017, quando apareceram 297 hectares de plantações, dizem os especialistas em frutas do leste.
Assim, o ano passado apresentou as maiores taxas na colocação de culturas perenes. Incluindo, em 21% em comparação com 2017, a área de cultivo de bagas aumentou 9%. A desaceleração na implantação de novas plantações foi observada apenas entre as culturas de pome (24%) e frutas de caroço (6%).
O uso de matérias-primas domésticas e a alta lucratividade do cultivo de uvas de mesa no sul do país darão um impulso ao desenvolvimento da pequena produção de vinho, afirmou a mensagem do fundador da agência de notícias para os agricultores Sapienza, Ekaterina Zvereva.A Ucrânia é capaz de substituir a maior parte das uvas estrangeiras que entram no mercado por seu próprio produto. Quanto aos vinhos ucranianos, eles não são apenas bem estabelecidos no país, mas também são procurados em outros países, disse Yekaterina Zvereva.
A liderança absoluta no número de novos plantios de uvas em 2018 pertence à região de Nikolaev. Aqui, 35% de todas as novas vinhas foram plantadas, onde são cultivadas variedades de uvas de mesa e técnicas. Cerca de 90% das plantações foram plantadas em três regiões do país: Odessa, Nikolaev e Transcarpathia. Novas vinhas viram luz nas regiões de Ternopil, Kherson e Zaporizhzhya.