As bagas perfumadas de um arbusto de corniso de floração precoce, com sabor agridoce, são muito valorizadas nos países do sul e do leste. Na Criméia, muitas lendas estão associadas a ela, uma vez que o dogwood é capaz de curar muitas doenças.
Dogwood Firefly: descrição e características
O arbusto de dogwood pode atingir até 7 m de altura e se assemelha a uma árvore de tamanho médio. Há momentos em que uma planta cresce até 9 m de altura. Dogwood é um fígado longo - sua idade pode chegar a 120-250 anos. O período de vegetação do dogwood é muito longo, esse arbusto começa a florescer no início da primavera e começa a dar frutos no final do verão - no outono, após quase seis meses.
Os galhos dos galhos são bem pintados, seus rebentos são pintados de verde-amarelo, tornam-se cinza no processo de envelhecimento e, em seguida, de cor marrom-avermelhada, a casca lignificada começa a rachar. Os arbustos carregam bagas suculentas, agridoces, usadas em alimentos.
Você sabe O nome das bagas vem da cor em que as frutas são pintadas. Por exemplo, em tártaro, que faz parte do grupo de idiomas turcos, "kyzyl" significa "vermelho".
O benefício do cornel é que as bagas contêm uma alta concentração de ácido ascórbico, devido à qual elas têm um efeito imunoestimulador no corpo. O uso de bagas permite acelerar o metabolismo, melhorar a condição da pele, aumentar sua elasticidade e retardar o envelhecimento.
Comer dogwood ajuda a eliminar toxinas, reduzir o peso e também elimina a inflamação. Os frutos, folhas e galhos dos arbustos têm propriedades curativas e são usados ativamente na medicina popular para o tratamento e prevenção de muitas doenças. Para a preparação de tinturas e decocções medicinais, são utilizadas frutas frescas e secas.
Distribuição geográfica
Na natureza, a planta pode ser encontrada nas latitudes meridionais com um clima ameno e quente: em Transcarpathia, no Cáucaso, na Crimeia, em colinas de até 1.500 metros Kizil cresce nas bordas, em matas de arbustos, em montanhas e áreas de florestas planas na Ásia Central e Ocidental, sul da Europa.
Como o florescimento do mato ocorre em março e a estação de crescimento dura 250 dias em um clima moderadamente quente, para o cultivo de dogwood nas regiões norte, é necessário optar por variedades de amadurecimento precoce.
Importante! As bagas de dogwood são usadas para cozinhar ricos em ácido ascórbico, o que ajuda a superar uma doença como o escorbuto.
Descrição do produto
A descrição da variedade deve começar com o fato de o Firefly ser uma espécie muito decorativa e seus arbustos crescerem em média 2,5 m de altura e 3 m de largura. O amadurecimento de frutas ocorre nos primeiros dez dias de setembro, o que possibilita atribuir a Firefly a variedades de maturação intermediária.
Firefly é uma variedade muito decorativa, que é frequentemente usada como um elemento do projeto da paisagem. Uma coroa com folhagem exuberante é formada piramidal.
As características da variedade são:
- alta produtividade - até 50 kg de frutas de um arbusto adulto, com idade superior a 15 anos;
- frutado grande;
- sabor agradável de frutas;
- resistência ao gelo - a variedade é capaz de suportar quedas de temperatura para -30˚C;
- boa transportabilidade, no entanto, o tempo de entrega não deve exceder 3-4 semanas;
- frutificação estável, que começa aos 3-4 anos de crescimento;
- imunidade a muitas doenças.
Sistema raiz
O Dogwood tolera diminuições e aumentos significativos nos indicadores de temperatura e é resistente ao gelo a -30 -C. A planta lida bem com a seca. Tais qualidades do arbusto são explicadas pelo fato de possuir um sistema radicular poderoso, que pode atingir uma profundidade de 1 m ou mais.
Assim, mesmo em geadas severas ou dias secos, as raízes do cornel podem encontrar umidade no solo e impedir que a planta sofra com tais condições climáticas adversas. Além disso, se a parte externa da planta estiver seriamente danificada, ela poderá se recuperar ao longo do tempo e iniciar novas sessões.
Para evitar essa situação, é recomendável abrigar arbustos jovens durante o inverno, a fim de evitar a morte da parte superior e não forçar a planta a gastar muita vitalidade na restauração. É ideal cultivar bagas em solos nutritivos e ricos em cal, no entanto, a planta é despretensiosa para a composição do solo.
Importante! Um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento das plantas pode ter uma localização próxima das águas subterrâneas e inundações da área onde o cornel cresce, mesmo que sejam fenômenos de curto prazo.
Folhas
O formato da placa da folha é inteiro, alongado, semelhante a uma elipse, o fim é apontado, na superfície existem prensos cabelos individuais. A folha tem uma cor verde brilhante na parte superior e um tom mais claro na parte inferior. As folhas do arbusto têm propriedades curativas e são recomendadas para serem aplicadas em áreas da pele com erupções cutâneas ou inflamações. Chá de folhas de dogwood ajuda a reduzir o calor, é usado para diarréia.
Você sabe Uma característica surpreendente do dogwood pode ser chamada de fato de que o sabor da fruta se torna muito mais brilhante e mais interessante após o congelamento.
A fruta
As bagas de Firefly são uma das maiores, seu peso pode atingir de 6 a 8 g.A forma da fruta é em forma de pêra. Dentro da polpa suculenta e carnuda, há uma drupa. A cor dos frutos maduros é vermelho escuro, enquanto os frutos verdes têm um tom brilhante da mesma cor. A polpa também tem uma cor vermelha escura.
O sabor de frutos maduros é doce, com acidez e notas sutis de sabor azedo. Um aroma agradável é observado.
O mato começa a dar frutos a partir de 3 a 5 anos de crescimento e sua produtividade cresce constantemente com a duração de sua vida. Assim, aos 10 anos, ele pode trazer cerca de 20 kg de bagas e, aos 15 anos, o rendimento pode chegar a 50 kg com os devidos cuidados. Frutos maduros são mantidos em um arbusto e não desmoronam no chão.
A composição das bagas inclui muitas substâncias biologicamente ativas, vitaminas e ácidos:
- açúcares 17%;
- ácidos orgânicos a 3%;
- vitaminas A, C. P;
- ferro, potássio, cálcio, enxofre e magnésio.
O potencial de cura do dogwood tem sido usado por muitos povos orientais há séculos. Os jardineiros modernos estão usando ativamente o sabor único das frutas para a preparação de vários molhos e bebidas vitamínicas saudáveis.