O excesso de umidade do solo e a alta umidade relativa do ar nesta primavera danificaram as primeiras mudas de beterraba sacarina, informou a assessoria de imprensa de Ukrsahar.
A zona de plantio de beterraba sacarina na Ucrânia está localizada no território do solo alagado. As demais culturas foram afetadas por doenças que afetam o crescimento de beterraba, seu desenvolvimento e o teor de açúcar.
Quando o solo está alagado, não é possível realizar nenhum trabalho nos campos. Os produtos fitofarmacêuticos, neste caso, não terão tempo para afetar pragas e ervas daninhas. Chuvas fortes levam à lixiviação de nitrogênio do solo.Como resultado, a beterraba cresce e se desenvolve mais lentamente. Em terras frias e alagadas, as plantas jovens podem morrer devido à falta de oxigênio, explicou a associação.
Levando em consideração todos os fatores, os especialistas prevêem uma diminuição no rendimento e uma diminuição no teor de açúcar das beterrabas em 2019. Isso certamente afetará o volume da produção de açúcar no país. Este ano, espera-se que não receba mais de 1,1 a 1,2 milhão de toneladas de produto, o que criará uma escassez no mercado, resumiram os especialistas da Associação Ukrsahar.