No território da ilha de Maui, que faz parte do arquipélago havaiano, onde é o segundo maior, em breve, começará o cultivo em massa de batatas.
Deve-se notar que o cultivo industrial dessa cultura é um caso sem precedentes para os agricultores de Maui que anteriormente cultivavam principalmente cana-de-açúcar ou simplesmente não cultivavam vastas áreas de terra.
No entanto, entusiastas da empresa Mahi Pono LLC compraram quarenta e um mil acres de terra do estado no centro da ilha, exigindo recuperação de terras, e decidiram cultivar aqui batatas brancas, amarelas e vermelhas.
Deve-se notar que uma vez a cana-de-açúcar cresceu nessas terras por cento e quarenta e seis anos, mas em breve batatas incomuns para os ilhéus criarão raízes.
Para iniciantes, no modo de teste, as batatas crescerão em quarenta acres. Os tubérculos para plantio foram especialmente selecionados por especialistas da "Meca da batata" dos Estados Unidos - Idaho.
Vale ressaltar que setecentos acres de terra já estão sendo arrendados aos agricultores de Maui para o cultivo de batata-doce (batata-doce). Além disso, a ilha planeja cultivar comercialmente café, nozes, frutas cítricas e bananas.