Os moradores da Ucrânia preferem cada vez mais a água engarrafada.
A água em recipientes de plástico é tão segura quanto parece à primeira vista? Afinal, agora eles dão até para crianças pequenas. Elena Sidorenko, diretora do Instituto de Pesquisa Gosvodekologiya, responde a essa pergunta.
Quanto à água para crianças, aqui os requisitos para os produtores são maiores do que com a liberação de água comum. Mas o fato de a água ser destinada a bebês deve refletir-se não apenas no rótulo, mas também nos documentos anexos. Essa água pode se tornar um veneno para toda a família, porque o perigo está oculto no próprio recipiente, diz Elena Sidorenko.
Água completamente segura só pode estar em uma garrafa de vidro. Mas o consumo de água em um recipiente sintético deve ser minimizado.
A embalagem de policarbonato menos prejudicial. Geralmente, são grandes contêineres nos quais as empresas entregam água a escritórios e residências. Eles são resistentes ao calor, deformação e podem ser usados muitas vezes.
As mais perigosas são as garrafas PET comuns. Eles são altamente sensíveis à luz solar e não podem ser usados mais de uma vez. Se essa água ficou ao sol, já é quimicamente perigosa. Em temperaturas acima de 20 ° C, é aquecido e substâncias nocivas do plástico passam para a água. Estes incluem ftalatos e formaldeídos. Essas substâncias podem causar câncer.
Ao comprar água, você deve prestar atenção à data de sua produção. É aconselhável beber água com uma vida útil mais curta. Você não pode comprar água que fica ao sol, tem sedimentos e um odor desagradável e também é vendida com deformação de contêiner, resume Elena Sidorenko.