Os agricultores ucranianos escolhem sálvia.
Se o sábio tem perspectivas na Ucrânia, agricultores, cientistas e empresas farmacêuticas discutiram juntos na conferência "Herbal Business 2018". No momento, está perdido, mas não houve felicidade; o aquecimento global ajudou.
Antes, o sábio não se enraizava bem nas terras de regiões ensolaradas como Nikolaev e Odessa. Mas nos últimos 20 anos, nas regiões do sul, tornou-se quente - demais para as culturas tradicionais e suficiente para as exóticas, incluindo a sálvia.
Durante esse período, a temperatura aumentou 0,8 ° C e as zonas climáticas mudaram de sul para norte em 250 km, diz Mikhail Fedorchuk, doutor em ciências agrícolas da Universidade Agrária Nacional Nikolaev. O especialista tem certeza de que nas regiões costeiras da Ucrânia já é possível cultivar as culturas da Turquia, Itália, Geórgia e países da Ásia Central.
Mini-kiwi - actinidia já se enraizou na região de Odessa e azeitonas na região de Kherson. Condições favoráveis se formaram para o sábio. “O clima não é mais um problema, apenas ervas daninhas. Como a região é árida, o sábio é melhor semeado no final do outono ”, recomenda Fedorchuk.
Agora a sálvia na Ucrânia é uma cultura escassa e permanecerá escassa em 2019. O preço de compra das matérias-primas é de 50 UAH / kg. A planta está em alta demanda entre empresas farmacêuticas, paisagistas e, de fato, os próprios agricultores, que a utilizam na luta contra pragas e fungos. O sábio é um poderoso inseticida e fungicida. Três a quatro plantas são capazes de proteger uma árvore de pragas, a necessidade de processamento do jardim é reduzida em 10 vezes. Os cereais são protegidos da podridão das raízes durante três anos se forem semeados no solo onde a sálvia costumava crescer.