A aveia está entre as importantes culturas cultivadas no mundo. Ele não reage a mudanças de temperatura como o trigo, que permite que os agricultores usem efetivamente os campos nas regiões norte. Leia mais sobre os recursos culturais abaixo.
O que é aveia?
Aveia é o nome comum para o gênero de plantas herbáceas anuais da família Cereais. O representante mais comum é a semeadura de aveia, que também é forrageira e comum. Geralmente é cultivada para alimentação de animais e também é usada na culinária e na medicina. Tem uma estação de crescimento curta, 75–120 dias, o que torna possível cultivá-la em regiões com condições climáticas difíceis.
O cereal cultivado é representado por três variedades: semeadura bizantina e areia. A principal parcela de grãos cultivados, cerca de 90%, recai sobre a variedade de semeadura. Cerca de 10% são bizantinos. Onde há solo arenoso, ocasionalmente você pode encontrar um terceiro arenoso. Há também uma variedade selvagem de cultura, representada por espécies comuns e barbadas. Ao contrário das culturas cultivadas, seus grãos são mais espinhosos e pubescentes.
Aveia em película: 1 - visão geral da planta na fase de floração; 2 - panícula; 3 - grãos.
História de origem
O berço do cereal é a Mongólia e o nordeste da China. Eles começaram a cultivá-lo muito mais tarde que o trigo e a cevada, mas já estavam familiarizados com sua variedade selvagem. Ela costumava se encontrar nos campos com um bico, como um samosay. Mas as pessoas não a destruíram, porque mesmo assim sabiam do valor nutricional da planta.
A história da classificação da aveia comum começou em 1753, após sua descrição pelo naturalista e botânico sueco Karl Linnaeus desta espécie na publicação "Espécies de plantas". A sistemática moderna está mais ligada às obras de Heinrich Karl Hausknecht, Charles Traby e Albert Tellung, que viveram no final dos séculos XIX e XX.
Como é a planta
O caule da aveia é reto, liso, ramificado por baixo, sobe 50–170 cm acima do solo e parece uma palha oca com 4–4,5 mm de espessura. É dividido em 4-7 internódios. As raízes são fibrosas. As folhas são pontiagudas, alternadas, verdes ou cinza, geralmente com uma borda nervurada e uma superfície áspera. Com um comprimento de 20 a 45 cm, uma largura de 8 a 30 mm, geralmente são cobertos com um revestimento de cera.
Inflorescências sob a forma de espalhamento ou panículas caídas compactas. Eles são formados por espiguetas nas quais 2 a 4 flores estão na borda. Flores bissexuais. As escamas da espigueta são grandes, com membranas, largas e pontiagudas de cima. Cerca de 25 mm de comprimento, um pouco mais longo que a flor. Aveia floresce em junho-agosto. No lugar das flores, um fruto é formado - um grão, amadurecendo até o final de julho. É cercado por escamas que não crescem juntas.
Recursos de crescimento
A aveia é uma cultura que adora a umidade e tolera teimosamente uma ligeira queda no termômetro abaixo de zero. Sua semente pode germinar a + 2 ... + 3 ° С, e as mudas podem suportar -4 ... -5 ° С. Ao mesmo tempo, altas temperaturas (+ 38 ... + 40 ° C) são fatais para ele.
O grão semeado, brotando, libera 3 raízes germinais. Eles se desenvolvem intensamente nos primeiros dias, enquanto o caule principal adiciona apenas 1-2 mm por dia. Portanto, as mudas no campo tornam-se visíveis apenas em 8 a 10 dias. Quando 3-4 folhas aparecem, a planta entra na fase de perfilhamento (cerca de uma semana após a emergência).
Importante! A fruta mal formado na parte superior da panícula e nas espiguetas localizadas nas extremidades dos rebentos de ordens inferiores. Se você aperta com a colheita, o grão é de cerca dederrama imediatamente, o que afetará negativamente sua quantidade e qualidade.
No mesmo período, raízes adicionais e brotações laterais são formadas. Dois a três brotos também aparecem, nos quais as espigas se formarão. A sua os embriões também se desenvolvem no caule principal e quando são bem palpados através das folhas, as panículas começam a eclodir ativamente. Durante esse período, ocorre um acúmulo intensivo de matéria seca. Ele continua até a fase de ejeção. A revelação de flores começa de cima e de brotos laterais para o central. Floresce de 6 a 8, menos frequentemente de 9 a 10 dias. O grão é derramado e amadurecido por um mês.
A aveia adora muito a umidade, pois para crescimento e maturação normais, eles precisam de umidade de cerca de 60 a 65% do peso do grão. Portanto, a saturação do solo com a água não tem medo dele. Afinal, a quantidade de líquido gasta na formação de um grama de matéria seca é muito maior que a de outras culturas de cereais. Nesse sentido, períodos de seca, principalmente se acompanhados de ventos secos, são prejudiciais à planta.
Semear aveia precisa de uma longa luz do dia. Isso afeta a duração da estação de crescimento. No norte, onde a luz do dia é curta, o período de desenvolvimento dos cereais é mínimo.
Para o solo não é particularmente exigente. Capaz de crescer bem em solos podzólicos argilosos e arenosos na zona não chernozem e nas áreas de Polesye. A reação do solo pode estar em um nível de 5-6 pH. Cresce extremamente mal em solos solonetzicos.
Características do desenvolvimento da cultura é que ele realmente precisa de fertilizantes nitrogenados. Independentemente do tipo de solo, a aplicação desse mineral pode aumentar significativamente a produtividade dos cereais. Por esse motivo, cresce bem em turfeiras cultivadas e após leguminosas.
Variedades
Existem dois tipos de plantio de aveia: inverno (no início do outono), primavera (na primavera). Eles diferem nas características de desenvolvimento e qualidade dos grãos. Os cereais também são cultivados como forragens (alimentos vegetais para animais).
Inverno
A aveia de inverno é uma planta anual cujo ciclo de vida é projetado de tal maneira que precisa ser invernada por vários meses (baixas temperaturas). Portanto, a semeadura é realizada no outono. Após a germinação, o desenvolvimento diminui um pouco com o advento do tempo frio e continua na primavera. Devido ao aumento das reservas de umidade no solo, essas culturas trazem culturas abundantes. Mas, ao mesmo tempo, eles toleram a seca pior e são mais exigentes na composição do solo.
Devido ao fato de a semeadura de aveia de inverno ser realizada no outono, ela produz uma safra mais cedo que a primavera plantada na primavera. As variedades de cultura mais populares: "Antei" e "Othello", com um rendimento de cerca de 58 a 62 kg / ha. Adequado para cultivo nas zonas de estepes e florestas.
Primavera
A aveia da primavera, não sendo uma planta perene, bem como uma colheita anual, como as de inverno, podem ser plantadas no início da primavera e obter uma colheita no mesmo ano no final do verão - início do outono. Para o amadurecimento da cultura, a influência de um curto período de baixas temperaturas é suficiente.
As melhores variedades são consideradas: "Trotter", "Horse", "Ivory". Eles têm boa resistência a derramamento, alojamento, seca. Boa imunidade a muitas doenças. A produtividade varia de 40 a 70 kg / ha.
Forragem
A aveia forrageira é uma cultura de forragem. Sua principal diferença em relação às anteriores é a qualidade. Afinal, as normas para alimentos e rações são diferentes. Como os alimentos podem usar grãos escuros, crus e mais pontiagudos. Além disso, ao semear, uma certa quantidade de impurezas é permitida, uma leve derrota por carrapatos. Mas os requisitos para cheiro e cor são os mesmos que para alimentos.
A aveia forrageira é uma cultura forrageira tão valiosa que usado como padrão para determinar as propriedades alimentares de outras culturas. Afinal, 98% de todas as aveias cultivadas são enviadas pelos produtores para alimentação, e o restante é usado para alimentação.
Regras de crescimento
Um campo de aterrissagem é melhor escolhido em um local onde culturas em linha, legumes e melão, bem como linho e trigo, haviam crescido antes disso. Ao plantar cereais, é imperativo triturar a camada superior do solo (com equipamento de cultivo) e arar durante o inverno, para que mais umidade se acumule no solo. Às vezes, nas planícies, onde muita água é coletada depois que a neve derrete, o arado de primavera é praticado juntamente com a angulação e o rolamento para evitar a evaporação da umidade.
Importante! Se você ara a terra na primavera, o solo seca e nem sempre é possível semear a tempo. Por isso, você pode perder cerca de 5 kg / ha de safra.
Aveia jovem absorve bem os nutrientes. A este respeito, deve ser fertilizado ativamente. A introdução de fertilizantes de nitrogênio e fósforo após o grão (30 kg / ha) leva a um aumento da produtividade de 4 para 8 kg / ha. Se a batata fertilizada com matéria orgânica crescer em arenito, o cereal não precisará de fertilização adicional. É aconselhável alimentar turfeiras drenadas com complexos de potassa (80–100 kg / ha). Em áreas úmidas, deve-se aplicar fósforo (30 a 50 kg / ha).
Para obter uma boa colheita, as sementes são selecionadas das melhores variedades de zonas. O trabalho de aterrissagem é realizado preferencialmente cedo. É melhor executar todas as manipulações com o início do trabalho de campo na primavera, pois se você atrasar a semeadura por pelo menos 10 dias, poderá perder cerca de 20 a 25% da colheita e o grão terá uma qualidade pior.
A semeadura é realizada em fileiras estreitas ou cruzadas. As sementes são semeadas próximas uma da outra, pois uma planta adulta não é muito espessa. Em solo pesado e úmido nas regiões norte, o grão é aprofundado no solo em 2,5 a 3 cm e no chernozem em 4 a 5 cm, e nas regiões áridas do sul em 5 a 6 cm.
Após o plantio, se houver pouca chuva, é aconselhável tapar o campo com rolos farpados para preservar a umidade. Se a umidade do solo for adequada, depois da terra é necessário cultivar para destruir a crosta e destruir as ervas daninhas.
Você sabe Em 1816, após a erupção do vulcão Tambora na Indonésia, os habitantes do Hemisfério Norte enfrentaram um inverno vulcânico (resfriamento do clima planetário), chamado na Europa de "o ano sem verão". Temperaturas anormalmente baixas causaram a quebra da colheita e a fome, o que fez com que os preços da aveia disparassem (para um alqueire, cerca de 3 baldes, eles pediram 92 centavos em vez de 12).
Os grãos começam a amadurecer na parte superior da panícula, portanto, você precisa colher quando os superiores amadurecem completamente, e o restante estará no estágio de maturação da cera. Para classificar a colheita, use combinações e um método de separação da colheita. Se você precisar esperar até que os grãos estejam completamente maduros, poderá perder parte da colheita, pois a parte superior da panícula começará a desmoronar. Para evitar isso, quando é necessário coletar todos os grãos maduros, é necessário plantar variedades resistentes ao derramamento.
Composição química e propriedades benéficas
Valor nutricional de 100 g de fruta:
- proteínas - 12,3 g;
- gorduras - 6,1 g;
- carboidratos - 59,5 g;
- fibra alimentar - 8 g;
- água - 12 g.
O teor de calorias do cereal é de 316 kcal.
A composição inclui esses elementos:
|
|
- Graças à extensa lista de elementos úteis encontrados na cultura, seu uso em alimentos tem um efeito benéfico no corpo:
- a composição do sangue melhora;
- os vasos melhoram, a função cardíaca melhora;
- o balanço água-sal é normalizado;
- o estado do sistema nervoso melhora;
- ossos e tecidos conjuntivos são fortalecidos;
- o metabolismo está melhorando;
- condição geral melhora;
- função da tireóide volta ao normal;
- colesterol prejudicial é excretado;
- órgãos, vasos são limpos de toxinas, toxinas;
- problemas gastrointestinais associados à má digestão, úlceras, gastrite são eliminados.
- Existem várias contra-indicações nas quais você precisa minimizar o uso do produto (somente conforme indicado por um médico) ou abandoná-lo completamente:
- alergia à cultura;
- coração, insuficiência renal;
- doença de cálculo biliar, inflamação da vesícula biliar;
- enfraquecimento da função protetora do corpo;
- aumento da acidez do estômago.
Aplicação
Como mencionado anteriormente, o principal objetivo da aveia é a alimentação animal. Além disso, é parcialmente usado como produto alimentar na culinária. Na medicina, é usado para a produção de drogas. Além disso, com base em aveia, você pode encontrar cosméticos para o cuidado da pele. A cultura é amplamente utilizada para a produção de kvass, cerveja e bebidas espirituosas.
Na cozinha
O prato principal do cereal é mingau de aveia bem conhecido. É cozido a partir de flocos de três tipos: "Hércules", "Extra" e pétala. Além disso, grãos, farinha (para assar) e café são obtidos a partir de grãos. Você pode fazer geléia de aveia.
A diferença entre aveia e cevada é que esses dois pratos são feitos com ingredientes diferentes. Cevada é um tipo de cevada: cereais com grãos de aveia.
Se o mingau é feito de cereal e não de grãos integrais, é impossível confundir esses dois pratos. Os flocos fervem rapidamente e se transformam em uma massa homogênea, e os grãos mantêm sua forma. A aveia de frutas inteiras tem mais em comum com a cevada, mas será mais clara (quase branca) e os grãos colados. A cevada é mais amarela e já gruda durante o cozimento. Além disso, para cozinhar os grãos, levará cerca de 90 minutos, enquanto a aveia, embebida em líquido, é suficiente por 30-40 minutos até estar completamente cozida.
Em medicina
Cereais e farinha contêm muitas substâncias que são ativamente absorvidas pelo organismo. Por esse motivo, são frequentemente usados em dieta e comida para bebê. Em sua base, são preparados cereais, caldos mucosos úteis, sopas com propriedades envolventes, o que é extremamente útil para exacerbar várias doenças. Seu uso regular permite fortalecer o sistema imunológico, livrar-se de problemas: com o trato digestivo, com doenças cardíacas, anemia.
Recomenda-se entrar no cardápio infantil não apenas como produtos facilmente digeríveis, mas também como remédio para diátese. É útil para os diabéticos beberem uma infusão de grãos não refinados. A tintura com base na massa verde da planta (erva) se acalma bem e ajuda a adormecer. Uma infusão baseada no mesmo ingrediente é usada para febres, gota, edema, problemas renais e para melhorar o apetite.
Farinha e cereal são uma excelente base para máscaras para o rosto e para o corpo, uma decocção feita de grama ou palha é um bom componente para banhos, loções e banhos para várias doenças de pele e problemas nas articulações. Uma compressa aplicada na área dos rins elimina o desconforto durante a passagem das pedras.
Para a produção de bebidas alcoólicas
Até 1975, a aveia era a base para fazer uísque e cerveja. Agora, apenas a cerveja é produzida, o que é mais macio e saboroso. Às vezes, cereal é usado para produzir vodka.
Você sabe Em 1290, na cidade alemã de Nuremberg, era proibido por lei usar outros cereais além da cevada na fabricação de cerveja. Foi apenas no século 16 que os fabricantes de cerveja locais dominaram a arte de fazer cerveja a partir de aveia.
Na agricultura
Aveia - a base para a preparação de alimentos para animais e concentrados para animais. Na produção, são utilizados grãos e massa verde. Este último pode ser usado na forma pura ou misturado com leguminosas. A palha é ração animal grossa ou ração para a fabricação de ração animal. A farinha de cereais, devido ao alto teor de proteínas, vai para a engorda de animais jovens.
A aveia é uma cultura universal. Ela encontrou seu lugar na agricultura, na culinária e na medicina. Além disso, por ser menos extravagante do que outros cereais, paga rapidamente pelos custos do cultivo.