Na região de Tyumen, abriu recentemente uma planta para processamento profundo de batatas, construída pela empresa agrícola local "KRiMM". A cerimônia de abertura da empresa foi realizada com a participação do secretário de Estado - vice-ministro da Agricultura da Federação Russa Ivan Lebedev, informou o serviço de imprensa do Departamento Agrário Federal.
A KRiMM investiu mais de 1,1 bilhão de rublos na instalação. Destes, 633,9 milhões de rublos eram fundos do orçamento.
Segundo Ivan Lebedev, quando a empresa atingir sua capacidade de projeto, produzirá cerca de 17 mil toneladas do produto acabado anualmente. Além disso, sua produtividade máxima é muito maior - ela foi projetada para processar cerca de 30 mil toneladas de batata por ano.
Graças ao uso da tecnologia Fresh cut, que é nova na Federação Russa, os compradores recebem produtos pasteurizados purificados na forma bruta. É entregue ao consumidor em embalagem a vácuo, na qual pode ser armazenado por até 3 meses.
A empresa agrícola planeja concluir um acordo sobre a exportação do produto para a CEI e a venda de sementes para outras empresas russas.
Ivan Lebedev enfatizou que o apoio estatal, ou seja, privilégios nos empréstimos a agricultores e reembolso de custos diretos incorridos, é uma excelente ferramenta financeira que contribui para o desenvolvimento do setor agrícola da Federação Russa.