As abelhas que vivem em colméias separadas formam famílias, a parte principal das quais são indivíduos que trabalham. Vamos considerar em mais detalhes o que é uma abelha que trabalha, seu lugar em uma família de abelhas, quais funções ela desempenha e como ela interage com outros membros da família.
Hierarquia em uma família de abelhas
A família das abelhas tem uma hierarquia clara, com uma distribuição de todas as responsabilidades que seus membros desempenham. A principal coisa na colméia é o útero, que difere no tamanho do corpo, que atinge 20–25 mm de comprimento e até 300 mg de peso. O útero põe ovos, até 3 mil unidades são colocadas por dia e 150 a 250 mil ovos por estação. A expectativa de vida do útero é de cerca de 8 anos, no entanto, suas funções imediatas são cumpridas qualitativamente apenas 3 anos. O útero é chamado o principal objeto de atração na colméia, e os indivíduos que estão amamentando estão envolvidos na alimentação para garantir a postura regular dos ovos. O útero tem seu próprio séquito - guardas de segurança que protegem o chefe da família, cuidam dela na forma de limpar a colméia e limpar as fezes. A cabeça da colméia é capaz de produzir uma substância especial chamada uterina. Esta substância é confundida com ferromona, que os trabalhadores lambem do corpo do útero e se espalham pela colméia para confirmar a saúde do útero e o bem-estar de toda a família.
Para o acasalamento, o útero deixa a colméia apenas no primeiro verão de sua vida, com 7 a 12 dias de idade. Vale ressaltar que indivíduos com mais de 24 dias de drones não são atraídos. O útero realiza de 2 a 5 vôos, durante os quais pode acasalar com 6 a 10 drones. Esse número de acasalamentos permite acumular de 6 a 8 milhões de espermatozóides no receptor de esperma. Um grande número de machos para acasalamento é causado pela necessidade natural, o que minimiza a possibilidade de obter óvulos mortos. Por exemplo, ao acasalar com um drone, os ovos mortos representam metade e mais da prole, e acasalar com mais de 6 machos reduz esse indicador para 6-12%. 4 horas após o processo de acasalamento, os ovos são postos. Os ovos que o útero pode depositar são fertilizados (abelha) e não fertilizados (zangão).Importante! Após a morte, o útero, se não for removido da colméia, pode desorientar as abelhas por muito tempo, minimizando a atividade laboral e a capacidade de trabalho dos indivíduos que trabalham.
O chefe da família das abelhas nem sempre é capaz de manter a alvenaria em um nível alto; portanto, há casos em que a família das abelhas elimina o útero de forma independente e cresce um novo.O ninhada ou larva que a fêmea estabelece são parte integrante da família das abelhas.
Para se tornarem indivíduos de trabalho de pleno direito, as larvas passam por vários estágios de desenvolvimento:
- 3 dias após a postura, os ovos brancos se tornam larvas;
- nos próximos 3 a 7 dias, as larvas são alimentadas ativamente com leite, então sua dieta é dividida: parte (3/4) das larvas é transferida para pão de abelha e mel, e parte (1/4) continua sendo alimentada com leite;
- então a célula com a larva é selada com cera, preservando algumas reservas de alimentos dentro - para o desenvolvimento futuro dos indivíduos. Após 10 a 15 dias, abelhas (indivíduos estéreis ou assexuais) alimentados com pão de abelha e mel, o útero (indivíduos férteis) alimentados com leite e drones sai das células.
A base da colméia é composta de indivíduos que trabalham - eles aparecem a partir dos ovos que o útero depositou e após 20 dias estão prontos para o trabalho duro de cuidar da colméia. O tamanho do indivíduo que trabalha é pequeno, o comprimento do corpo é de 12 a 14 mm, o peso é de 90 a 115 mg.
Você sabe Os drones acasalam com o útero fora da colméia, durante o vôo, o processo em si não dura mais de 5 segundos e, após o acasalamento, o macho deixa um órgão genital no útero e logo morre.
Os drones são abelhas masculinas que atingem um tamanho corporal de 15 a 17 mm de comprimento e pesam entre 200 e 250 mg. Drones emergem de ovos não fertilizados, desempenham a função de fertilizar o útero. O macho não tem ferrão, ele não trabalha, ao contrário dos indivíduos que trabalham, e está envolvido em comer mel em grandes quantidades. Um drone consome 20 vezes mais mel do que o próprio peso; portanto, indivíduos que trabalham apenas alimentam os machos durante o período de acasalamento. Quando o outono chega, as abelhas deixam de carregar mel com zangões e as que, enfraquecendo, logo morrem.
Também na colônia de abelhas, às vezes há ratos que podem deixar de cumprir seus deveres imediatos como indivíduos que trabalham e começar a consumir grandes quantidades de leite da mãe. Esse fenômeno ocorre devido a uma ausência prolongada do útero na colméia ou a um número insuficiente de larvas. Nos ovários, depois de consumir leite materno, os ovários se desenvolvem ativamente, o que leva à postura de óvulos não fertilizados e ao aparecimento de zangões. As abelhas que trabalham muitas vezes não podem alimentar uma família com muitos drones, o que leva à morte da família.
Como funciona uma abelha e qual é o seu lugar na colméia?
Todas as abelhas que trabalham em uma família vêm do mesmo útero. Esta parte da família das abelhas está constantemente trabalhando, e nem por um segundo distrai assuntos importantes.
A lista principal do trabalho realizado pelo indivíduo que trabalha é apresentada:
- coletando pólen e transportando-o para a colméia;
- o acúmulo de pólen e seu processamento em mel, própolis e pão de abelha;
- alimentação de larvas, útero, cuidados com a ninhada;
- a produção de cera para a construção de favos de mel;
- encher favos de mel com molduras de vedação;
- limpar a colméia de excrementos, detritos, poeira;
- manutenção da temperatura requerida;
- protegendo a colméia de outros insetos;
- entrega de água à colméia para as necessidades das abelhas;
- aquecendo as paredes da casa, manchando buracos e rachaduras com própolis;
- entrega de comida dos campos aos habitantes da colméia;
- regulação da quantidade de postura de ovos pelo útero.
Dependendo da idade da abelha que trabalha, ela desempenha funções específicas na colméia, mas, se necessário, as abelhas jovens que estão envolvidas, por exemplo, na alimentação da ninhada, são tomadas para entregar néctar à colméia.
Você sabe Para produzir 100 g de mel, uma abelha deve voar pelo menos 1 milhão de flores, coletando pólen de cada.
Convencionalmente, as abelhas que trabalham são divididas em colmeias e campos. As colmeias são indivíduos jovens que ainda não atingiram a idade de três semanas, são os que realizam todo o trabalho necessário para cuidar da colméia e alimentar a ninhada. Os idosos são encarregados do trabalho de transportar néctar e água para suas casas.
Ciclo de vida das abelhas que trabalham
Quando o inverno termina, no início do primeiro mês da primavera, antes do aquecimento na rua, o útero é ativado e começa a pôr ovos. Cada ovo atinge o fundo da célula. Três dias depois, as larvas emergem dos ovos da primeira alvenaria, que as abelhas que trabalham começam a alimentar. Para alimentar as larvas, as abelhas trazem leite materno em pequenas quantidades. A alimentação com leite dura cerca de 2 dias, depois a ninhada é transferida para os alimentos pelo chamado "pão de abelha", composto de pólen, mel ou néctar.
Após mais 6 dias, as larvas são seladas em favos de mel com uma camada de cera. Dentro da célula, as larvas giram casulos e pupas. Antes da pupação das larvas, as partes média e posterior do intestino se juntam, o que leva à completa limpeza e eliminação dos resíduos acumulados durante todo o período do organismo. No estágio das pupas, ocorrem mudanças significativas na aparência e na estrutura interna do corpo; asas, patas, picadas se desenvolvem e o sistema nervoso se forma.
Os indivíduos que aparecem nas células após 12 dias, disfarçados de abelhas jovens, são chamados de "adultos". O período de emergência de indivíduos jovens das células cai no início da primavera, então eles esperam o pico da floração da primavera para iniciar o forrageamento - colhendo néctar no bócio, o suficiente para alimentar a família das abelhas durante a estação de atividade.
Fatores que afetam a vida útil de uma abelha que trabalha
Uma família de abelhas pode numerar dezenas de milhares de indivíduos, enquanto seu número nunca é estável, o que está associado a uma expectativa de vida curta e ao surgimento regular de novos indivíduos jovens. O principal fator que influencia o tempo de vida das abelhas é a força da família - quanto mais fértil o útero, mais ativos e fortes são os descendentes. Além disso, a vida útil de uma abelha em funcionamento depende diretamente do período de sua aparência e saída da célula. Como o útero dá à luz várias vezes durante a estação, os indivíduos que apareceram no outono serão mais fortes; não terão que gastar energia coletando néctar e armazenando alimentos para o inverno. As abelhas operárias que trabalham durante todo o verão vivem menos - cerca de 6 semanas, e os insetos que criam filhotes no outono vivem cerca de 6 meses.
A qualidade do alimento consumido e o quanto ele é rico em todos os nutrientes necessários é muito importante para a abelha. As abelhas vivem significativamente menos em áreas consideradas ruins para plantas com flores e árvores.A expectativa de vida das abelhas que apareceram no final do outono também depende muito das condições climáticas e da temperatura do ar no inverno. Se os invernos são muito gelados, algumas pessoas simplesmente congelam, sem esperar pelo aquecimento.
Importante! Para proteger a família das abelhas da morte em massa de seus membros, é necessário realizar um aquecimento adicional das colméias.
Assim, as abelhas trabalhadoras são as principais em número na colméia, fornecem comida à família, coletam néctar e produzem mel. Informações sobre a hierarquia da família das abelhas, a expectativa de vida de seus membros e as características da vida são muito importantes para que os apicultores iniciantes organizem adequadamente o trabalho do apiário.