Clerodendrum é raramente visto no peitoril da janela. Esta planta conseguiu se apaixonar apenas por conhecedores de plantas ornamentais. Entre as vantagens sobre os tipos tradicionais de flores de interior - uma forma única e floração elegante. A partir do artigo, você aprenderá sobre as principais características do clichodendro de Wallich, bem como se familiarizar com os princípios de seu cultivo.
Descrição botânica da planta
O Clerodendrum de Wallich é um arbusto perene da família de cabeça clara. A pátria da planta é considerada a zona tropical da Península Hindustã. No ambiente natural, um arbusto é encontrado nas terras altas do Nepal, a uma altitude de cerca de 1 mil metros. O nome não foi escolhido por acaso - em homenagem ao botânico e médico dinamarquês Nathaniel Wallich. O naturalista contribuiu para o desenvolvimento e distribuição de plantas exóticas em toda a Europa e no mundo.
É uma planta ramificada, com o caule semi-herbáceo principal e vários rebentos laterais. Eles diferem na estrutura densa e têm a forma de um tetraedro regular e também são cobertos com uma pele densa e nua. Em condições silvestres, o arbusto cresce para 1,5 m, em ambiente ambiente - não mais que 50 cm.Foram formadas no caule grandes folhas lanceoladas de cor esmeralda, com um ornamento serrilhado característico ao longo da borda. Em uma planta adulta, seu comprimento é de cerca de 15 cm e sua largura é de 5 a 10 cm.
Você sabe As plantas de interior foram cultivadas pela primeira vez no Egito Antigo, em meados do 2º milênio aC. e
Cuidados após a compra
Após a compra, a flor cria um microclima especial e cuida de uma adaptação rápida e indolor a novas condições. Caso contrário, o arbusto pode ficar doente e até morrer.
Adaptação
A temporada oficial da venda ativa de Clerodendrum por Wallich dura todo o verão. Neste momento, o arbusto é coberto por grandes inflorescências racemose, nas quais flores elegantes se desenvolvem.
No entanto, neste momento, a planta se torna vulnerável, mesmo o menor salto de temperatura e uma mudança de curto prazo no microclima são prejudiciais. O arbusto pode jogar fora todas as flores, até a próxima estação, e com séria negligência dos requisitos, pode morrer.
Para evitar isso, a adaptação de qualidade a uma nova casa ajudará. Para isso, a planta embalada é mantida na sala por 60 a 90 minutos. Durante esse período, o arbusto se acostumará gradualmente à temperatura do ambiente, o que o ajudará a se adaptar às novas condições.
Transplante
Depois de se adaptar com sucesso ao novo microclima, eles começam a mover o arbusto para uma nova panela. Freqüentemente, o contêiner e o substrato adquiridos padrão nem sempre atendem às necessidades da planta. Além disso, o transplante ajudará a evitar a depleção do substrato, o que afeta o crescimento da flor. No entanto, é realizada antes de 30 dias após a compra da flor e somente antes ou após a floração.
Para fazer isso, escolha um recipiente com 2 cm de diâmetro maior que o anterior. Pode ser feito de qualquer material, mas de preferência plástico, esses vasos são baratos e fáceis de cuidar. Deve haver um orifício de drenagem no fundo da panela, e uma camada de drenagem de cascalho, seixos ou pedras pequenas com cerca de 3 cm de espessura deve ser colocada no interior.Importante! O transplante é realizado no primeiro ano após a aquisição da flor e, depois, anualmente, após a floração.
O transplante é realizado por transbordo. Para fazer isso, a flor é removida da panela velha junto com um pedaço de terra. Se possível, o excesso de terra é separado; no entanto, isso deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema radicular da planta. Plante a planta em um vaso pré-cheio com terra até 1/3, preencha todas as rachaduras com terra nova e condense bem.
Qualquer solo solto adquirido adicionalmente enriquecido com areia de rio ou vermiculita (1: 1) serve como um novo substrato. Você também pode cozinhá-lo misturando folha, solo encharcado, turfa, areia do rio e vermiculita (2: 1: 1: 1: 1).
Cuidados adicionais
O Clerodendrum é exigente em cuidados e manutenção, por isso a planta é cercada pela atenção diária. O arbusto precisa de iluminação, rega, cobertura e outros procedimentos adequados para garantir seu crescimento. Além disso, as condições ambientais devem ser trazidas o mais próximo possível da zona tropical, caso contrário, o mato não florescerá.
Seleção de assento
A flor não gosta de sombra, por isso é colocada em um local bem iluminado, com luz natural difusa e brilhante. Janelas nos lados oeste e leste são adequadas para isso. Ao plantar na janela sul, a flor fica ligeiramente sombreada; caso contrário, a luz solar direta pode causar queimaduras na folhagem. O arbusto deve ser protegido de correntes de ar - mesmo uma queda acentuada de temperatura causada por uma corrente de ar inibe o crescimento de clerodendrum e a formação de gemas.
Você estará interessado em ler sobre os recursos para cuidar de outras plantas com flores decorativas:
Modo de temperatura
Como as espécies vieram de regiões tropicais quentes, deve criar um microclima quente e especial. No inverno, a temperatura não deve cair abaixo de + 13 ° C; caso contrário, o arbusto congelará. No verão, a temperatura da planta deve estar na faixa de +20 ... + 25 ° C. O aumento sazonal para + 30 ° C não é fatal para o clerodendro.
Humidade do ar
Como todas as espécies tropicais, o clerodendrum adora alta umidade (90-95%). A hidratação regular da folhagem é a principal condição para o seu crescimento rápido. No ambiente natural, a planta é capaz de absorver a água através de uma placa de folha; portanto, a pulverização periódica é mais importante do que a rega regular do substrato. Pulverize um arbusto 1-2 vezes ao dia, no inverno e durante o calor do verão, sua frequência pode ser aumentada, mas somente se uma queda acentuada de umidade for observada na sala.
Rega
Regue a planta moderadamente e em pequenas porções. Entre cada rega, à medida que secam, forma-se uma pequena crosta seca no solo, com cerca de 1 cm de espessura, e só depois disso o substrato é novamente umedecido. No verão, a frequência dos procedimentos é de 2-3 por semana, no inverno eles são reduzidos para 1-2.
A rega é realizada pelo método a cavalo, sob a raiz, geralmente o procedimento é combinado com a umidificação da folhagem, o que apenas melhora o crescimento do mato. Para hidratar, use apenas água limpa, sedimentada ou filtrada. O fluido é aquecido à temperatura ambiente para evitar o superaquecimento do sistema radicular.
Você sabe Por vários séculos, o cultivo de plantas de interior foi privilégio de reis e nobres. E somente no século XIX, com o crescimento do nível social geral, essa ocupação se tornou disponível para os demais.
Top vestir
A cobertura periódica fornece não apenas um crescimento intensivo, mas também o florescimento do clerodendro. Use para isso qualquer fertilizante mineral universal para espécies floridas. "Agricola" e "Pokon", bem como a mistura orgânico-mineral "Emerald" provaram ser positivos. A alimentação é realizada durante toda a estação de crescimento, do início de março ao final da floração, no inverno eles não são fertilizados.
Poda
Clerodendrum precisa de poda periódica para dar à planta um efeito decorativo, bem como para fins sanitários. O procedimento é realizado na primeira quinzena de março, o encurtamento decorativo é feito conforme necessário, mas não mais de uma vez por mês. Durante o período de floração ativa, a poda não é realizada, pois isso leva à queda de flores.
Durante a poda sanitária, os seguintes itens devem ser removidos:
- partes velhas e secas da planta;
- brotos que engrossam a coroa;
- todas as partes com mais de 1 ano, elas são encurtadas em cerca de 1/3.
Se o objetivo é cultivar uma árvore, um broto autônomo é cultivado em um vaso, à medida que cresce, galhos extras são removidos e uma coroa esférica é formada.
Preparação para a floração e dormência
O Clodendrum floresce profusamente por 50 a 65 dias, da primeira quinzena de junho ao início de setembro. Neste momento, numerosas flores de forma irregular se desenvolvem nele. Eles se reúnem em grandes inflorescências racemose de muitas flores. Cada flor consiste em pétalas brancas como a neve, com estames de esmeralda e pilão, além de uma xícara em forma de estrela.
Para preparar plantas para a floração, você deve:
- corte correto e oportuno;
- fornecer a iluminação, a rega e a umidade necessárias;
- fertilize regularmente com fertilizantes complexos;
- proteger contra pragas e infecções específicas.
Após o corte, a panela é colocada em local fresco a uma temperatura de cerca de + 15 ° C. Isso imitará uma diminuição natural da temperatura no habitat do mato, que no futuro afetará positivamente a vegetação e a floração da primavera. O pote é transferido para uma varanda isolada ou outro local bem iluminado. O arbusto é mantido em um período inativo por vários meses, até o final de fevereiro.Importante! O transplante de Clerodendrum é realizado não antes de 25 a 30 dias após o final da fase de floração, caso contrário, o procedimento o afetará destrutivamente.
Como propagar uma flor por estacas?
Uma planta pode propagar-se por sementes e estacas. O plantio de estacas é considerado uma das formas mais aceitáveis de obter novos espécimes dessa espécie, pois, para obter seus rebentos em condições artificiais, levará muito tempo e trabalho.
Para executar as estacas corretamente, você deve:
- Durante a poda da primavera, prepare estacas - são brotos laterais com 3-4 nós de folhas. O corte é realizado em um ângulo de 45 °, o que acelera a formação do sistema radicular.
- Mergulhe as estacas nos estimulantes do crescimento "Zircão" (1 g por 5 l de água), "Kornevin" (1 g por 1 l de água) ou "Heteroauksin" (1 comprimido por 5 l de água). Para fazer isso, eles são mergulhados em uma solução de trabalho por 6 a 8 horas, com um ponto de corte de 1 a 2 cm.
- Despeje uma mistura de solo de turfa, turfa e areia (1: 1: 1) em um recipiente raso de jardim com um diâmetro de cerca de 15 cm e depois umedeça-o bem.
- Mergulhe as estacas (3-4 peças por recipiente) em um substrato úmido, cubra com polietileno transparente denso e forneça iluminação intensa por 12 horas por dia. Para fazer isso, eles são realçados com um candeeiro de jardim ou de mesa.
- Após cerca de 2 semanas, o enraizamento das mudas será realizado, após o qual a cúpula protetora deve ser removida e as plantas transplantadas em vasos individuais. Posteriormente, eles são cultivados da mesma maneira que espécimes adultos.
Importante! Uma fonte de luz artificial deve estar a pelo menos 30 cm das estacas, caso contrário elas sofrerão queimaduras.
Dificuldades crescentes
O Clodendrum Wallich é uma planta caprichosa, então surgem problemas com ela, principalmente nos iniciantes em jardinagem. Muitas vezes, isso é resultado de erros nos cuidados, incluindo o não cumprimento das técnicas de transplante e irrigação. Como resultado, não apenas o crescimento e a floração da planta são inibidos, mas também sua imunidade, o que cria condições favoráveis para o aparecimento de doenças e pragas.
Por que não floresce?
Uma interrupção acentuada ou inibição do crescimento de gemas indica uma violação:
- a frequência de cobertura;
- quantidade de fertilizante aplicada;
- regimes de rega e umidificação;
- princípios de transplante (execução prematura do procedimento) e poda (redução de brotos em mais de 1/3);
- negligência do inverno, isso causa inibição dos processos metabólicos naturais que garantem a floração.
Muitas vezes, a floração não é observada em plantas jovens com menos de 1 ano de idade, especialmente aquelas cultivadas por estacas. Essa é a norma, pois as mudas ainda são fracas e não estão preparadas para o aparecimento de brotos. A formação de flores ocorre no segundo ano de vegetação.
Doenças e Pragas
Apesar da boa imunidade, a derrota de doenças e pragas é considerada um problema igualmente comum no cultivo de clerodendros. Muitas vezes, isso se deve à alta umidade necessária para o crescimento dessa espécie, que também é um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças. Mas muitas vezes isso é consequência de cuidados inadequados e atitudes descuidadas com o mato.
Doenças e pragas de Carlodendrum Wallich e métodos de controle:
Título | Sintomas | Maneiras de lutar |
Podridão da raiz | Letargia e opressão do mato, nas raízes aparecem pontos ou focos podres maciços | A planta é transplantada, durante o procedimento, as partes afetadas da raiz são removidas. As partes acima e subterrâneas são tratadas com líquido de Bordeaux. |
Clorose | Folhagem amarelada | Massa verde 1-2 vezes por semana até o desaparecimento dos sinais ser pulverizado com soluções aquosas de quelato de ferum. Para isso, 10 g de sulfato de ferro (sulfato de ferum) e 20 g de ácido ascórbico são dissolvidos em 1 litro de água. |
Pulgões | Murcha e torção das folhas, pequenos insetos se desenvolvem no fundo das folhas | A folhagem afetada é removida, a planta é tratada duas vezes, com um intervalo de 14 dias, tratada com uma solução da preparação Fitoverm (1 ml por 5 l de água). |
Ácaro aranha | Murcha da planta, um revestimento branco de teia de aranha aparece no verso | A flor 2 vezes, com um intervalo de 14 dias, é tratada com o inseticida Fitoverm (1 ml por 5 l de água). |
Whiteflies | Pequenos insetos ou lagartas na parte de trás das folhas | A massa verde 2 vezes, com um intervalo de 14 dias, é tratada com a preparação "Aktara" (1 g por 10 litros de água). |
O Clerodendrum Wallich é uma planta extravagante e imprevisível que requer atenção especial do produtor. Seu crescimento requer alta temperatura, umidade, alimentação regular, além de poda e transplante. Somente com estrita adesão aos requisitos é possível obter um florescimento abundante e de longo prazo do mato por vários meses.