Nos últimos quatro dias, pelo menos 66 pessoas foram internadas em hospitais turcos por intoxicação alimentar, presumivelmente causada por uma mistura de espinafre e ervas daninhas venenosas. O assunto é sério o suficiente para incentivar as autoridades a investigar e colher amostras.
Segundo o Serviço de Saúde de Istambul, o primeiro caso da doença foi registrado no domingo.
No total, 44 pessoas com intoxicação alimentar foram internadas no hospital. Todos os pacientes ingeriram espinafre ou vegetais semelhantes. As autoridades de saúde no noroeste de Tekirdaда também relataram 22 casos de intoxicação alimentar.
À medida que o número de casos relatados aumentava, funcionários do Ministério da Agricultura e Florestas turco começaram a coletar amostras nas áreas afetadas.
Após uma análise inicial, o ministério disse que ervas daninhas solanáceas foram encontradas em amostras de espinafre, que contêm naturalmente as substâncias tóxicas atropina e hioscina.
De acordo com a mídia turca, as autoridades disseram que pesquisas adicionais seriam feitas e insistiam que as pessoas lavassem bem os legumes e verificassem as ervas daninhas.