Hoje, a colheita de morangos de jardim (morangos) na Ucrânia está em pleno andamento. Após as fazendas das regiões sul e os complexos de estufas de Transcarpathia, os agricultores das regiões centrais do país começaram a colher bagas. Os produtores de morango estão exportando ativamente seus produtos, e a maior demanda é observada na Bielorrússia.
Este ano, a Bielorrússia compra morangos ucranianos não apenas para reexportação para a Rússia, mas também para o seu próprio mercado.
Agora, os preços dos morangos nos mercados da Bielorrússia são formados na faixa de US $ 2,5-3,0 / kg, quase duas vezes maior que o valor na Ucrânia. A competição por frutas ucranianas na Bielorrússia é composta por produtos de países do sul da Europa, como Albânia, Grécia e Espanha.
Seu custo é muito menor, mas a baga européia não é muito procurada pelos consumidores. Os compradores na Bielorrússia desconfiavam desse produto antigo, suspeitando da presença de um alto teor de nitrato nele.
Com a crescente demanda por morangos de jardim na Bielorrússia, seus preços também aumentaram, o que inspira otimismo nos produtores locais que já conseguiram colocar seus frutos nos mercados e redes de varejo do país.
Mas a posição dominante no mercado da Bielorrússia ainda é ocupada por morangos da Ucrânia e da Polônia. Devido às condições climáticas adversas durante o amadurecimento dos morangos na Polônia, os produtos ucranianos são melhores e mais competitivos em valor.