"Coração partido", "coração de Jeanette" e muitos outros nomes populares tem esta linda flor. E não é de admirar, porque cada um de seus botões se parece com um pequeno coração partido, do qual uma lágrima flui. Este artigo apresentará o dicentro, seus tipos e variedades.
Descrição do centro
O nome grego da planta é traduzido como "raio duplo", associado à forma dos brotos, pois suas pétalas têm duas pontas. Este é um gênero de plantas herbáceas perenes (existem plantas anuais) da família Makov e da subfamília Dymyankov.
Na natureza, as flores em "coração" são comuns no leste da Ásia e na América do Norte. Eles foram trazidos para a Europa do Japão no início do século XIX. O dicentro atrai jardineiros com sua decoração incomum, além de outras vantagens: tolerância à sombra, resistência ao gelo e despretensiosidade.
Como é o dicentro?
"Coração partido" - uma planta herbácea. Ao longo da temporada, constrói um arbusto exuberante, sobre o qual se erguem caules de flores com guirlandas.
Descrição:
- altura - 15–100 cm;
- a forma do arbusto é esférica;
- as hastes são verticais e caídas, ramificadas, grossas e carnudas;
- folhagem a céu aberto, dissecada por cirros, em caules longos, com várias cores de tons de verde;
- rizoma carnoso, tuberoso, profundo no solo;
- as flores têm a forma de um coração achatado, cuja largura é de 2-3 cm; as pétalas superiores, pintadas em várias cores (do branco ao rosa), abrem a parte inferior do botão, de onde uma gota de espreitadelas geralmente brancas;
- pedúnculos altos, arqueados, caídos;
- frutas sob a forma de uma caixa com sementes oblongas pretas.
Dicêntrico ou não
Os dicentros de raiz (algumas variedades também têm caules e folhas) contêm alcalóides - substâncias tóxicas. Uma gota de suco pode causar erupções na pele e, uma vez no estômago, chateado ou envenenado. Se você engolir uma grande quantidade de veneno, isso provocará envenenamento grave e distúrbios graves do sistema nervoso. Portanto, cultivar uma flor requer cuidado e, ao trabalhar com ela, luvas devem ser usadas.
Importante! O centro de jardinagem também é perigoso para animais de estimação. Se a raiz carnuda espreitar debaixo do solo, pode atrair gado. Por esse motivo, é importante garantir que o sistema radicular esteja completamente coberto pelo solo.
Centro de floração
O momento da floração depende da variedade, condições climáticas e qualidade do atendimento. Geralmente o dicentro floresce um mês ou meio no verão. Com bons cuidados, a planta pode redissolver seus "corações" em agosto - setembro. Se você plantar variedades precoces, médias e tardias em um local, o florescimento do “coração” agradará aos olhos, a partir de maio.
Tipos e variedades de dicentros
Existem cerca de 20 espécies no gênero Dicenter, mas não mais de 10 variedades são cultivadas na cultura. E nas últimas décadas, muitas variedades e híbridos foram criados. Abaixo são considerados os tipos e variedades mais populares de dicentros em nosso país.
Você sabe As flores brancas de Alba parecem um pouco com corações partidos, então os ingleses chamam essa variedade de "flor-lira" e "fechadura-chave".
Lindo (Spectabilis), ou Um coração partido é a variedade mais comum. O arbusto é grande, denso e ramificado, cresce até 1 m. A folhagem é verde com uma coloração azulada, permanece decorativa durante toda a estação, mesmo depois que os botões florescem. Em maio e junho, “corações” cor-de-rosa brilhantes com cerca de 3 cm de diâmetro e uma “gota” branca ostentam pedúnculos altos. A vantagem é a alta resistência ao gelo.
Tais variedades de coração partido são populares:
- Alba - diferentes botões brancos;
- Valentine - possui hastes cor de vinho nas quais penduram flores em forma de coração vermelho cereja;
- Cervo de ouro (Coração de ouro) - adorna o canteiro com folhagem amarela dourada e botões rosa profundo;
- Primavera de ouro (Ouro da primavera) - uma variedade mais curta (até 40 cm), flores de uma cor rosa-lilás brilhante e folhagem de cirros são verde-claro com um tom dourado.
Beautiful, ou Formosa, é quase duas vezes menor que os magníficos gentios. Os arbustos desta espécie crescem até 40 cm e a folhagem é palmada, peciolada, verde acima e azulada abaixo. As flores são de tamanho médio (2 cm), pintadas de rosa púrpura. Ao contrário das espécies anteriores, nas quais as flores penduram em uma guirlanda de pedúnculos, as inflorescências de Formosa são coletadas em pincéis e lembram um buquê. Vantagem - floração longa (de junho a setembro).
Variedades:
- Aurora - um arbusto pequeno, mas exuberante, com folhas a céu azul esverdeado e botões em forma de coração branco como a neve, crescendo em um lugar por 8 anos;
- Bakchanal - um arbusto oval alto (80 cm), sobre o qual se erguem numerosos caules de flores com “corações” alongados; de longe a planta parece um vaso verde com um buquê de flores rosa;
- Lakshariant - uma planta compacta de 35 cm de altura, com folhagem verde-clara esculpida e pedúnculos roxos, abundantemente repletos de botões vermelho escuro ou rosa-púrpura.
Hoody é o tipo mais interessante de dicentro. Arbustos anões, até 20 cm de altura. Na primavera, florescem flores exóticas que são completamente diferentes de corações partidos. Os botões são brancos com uma moldura amarela ou rosa claro, são caracterizados por longos esporões. Folhagem venenosa, usada na medicina. Pode ser cultivada como uma cultura interna. Pittsburgh tem flores cor de rosa.
Excepcional ou Excelente - espécies de baixo crescimento até 25 cm de altura. Folhagem decorativa, azul acinzentada, esculpida como uma samambaia. As flores coletadas nas inflorescências são brancas, rosa ou roxas. Grade Graceful também se parece com uma samambaia florescendo. As folhas altas da roseta vêm da raiz e um buquê de botões cor-de-rosa se eleva acima delas.
Dicenter errante - vista em miniatura (até 15 cm). Folhagem azulada, fortemente dissecada. Pedúnculos finos com grandes botões rosa-púrpura e brancos.Corações dos doces (Candy Hearts) - uma bela variedade de dicentra do Vagrant. As folhas atrofiadas criam um tapete bonito, acima do qual está um buquê de delicados "corações" de cor púrpura-rosa com pontas brancas.
Você sabe As meninas alemãs atribuíam poder mágico ao centro. Para conhecer o futuro noivo, eles usavam uma flor "coração" em roupas, mais perto do coração.
Escalada - uma liana perene atingindo 2 m. Os galhos são densamente cobertos de folhagem, contra a qual florescem grandes botões amarelos ou branco-rosados. A floração continua durante todo o verão até a geada. Uma variedade muito bonita é a Golden Vine. É uma liana exótica (2,5 m), com folhagem bonita e fina e flores grandes de cor amarela brilhante.
Golden-flowered é uma variedade americana da montanha. Na natureza, pode crescer até 1,5 m. As flores são amarelas brilhantes. O arbusto é muito decorativo, mas exige condições, ama o calor.
Um dicentro híbrido não é uma espécie separada, mas um grupo inteiro de híbridos criados através do cruzamento de diferentes variedades, Geralmente bonito e soberbo. Eles são caracterizados por grandes botões brilhantes e folhagem decorativa.
Variedades híbridas:
- Luxuriante - floresce da primavera ao outono com inflorescências de "corações" rosa-carmim;
- Rosa - destaca-se com uma brilhante flor de framboesa, que começa em maio e dura até julho;
- Branco - decore qualquer canteiro com flores luxuosas de grandes flores brancas deslumbrantes;
- Love Herts (Corações do amor) - botões em forma de coração branco-cristalino com uma “gota” roxa descascada;
- Rei do Cervoc (King of Herats) - é um arbusto limpo e subdimensionado que floresce intensamente com botões de framboesa brilhantes com uma borda clara de maio a setembro;
- Corações ardentes (Corações ardentes) - possui botões vermelhos brilhantes e extravagantes com borda branca que se assemelham a chamas.
Qual é a combinação de um dicentro
O centro pode se encaixar bem em qualquer composição de design de jardins. Como ela adora sombra, ela pode ser plantada sob arbustos altos, árvores ou contra a parede de uma casa. Variedades de baixo crescimento ficam bem com plantas com cobertura vegetal. Além disso, eles podem ser cultivados como vasos de plantas.
A flor combina bem com:
- árvores (tília, cerejeira e macieira);
- coníferas altas e baixas;
- flores da primavera (tulipas, narcisos, flox e jacintos);
- gramíneas (prímula, medunica, compradas, incenso e muscari);
- plantas perenes (samambaia e hosta).
Uma variedade de tipos e variedades de dicentros fornece um enorme espaço para a imaginação na decoração do jardim. Arbustos com flores originais na forma de um coração chorão de cores diferentes contra um fundo de bela folhagem a céu aberto vão lidar perfeitamente com o papel de uma tênia no canteiro e a planta central de um pequeno jardim ornamental.Importante! Os dicentros de flores podem ser estendidos. Para esse fim, você precisa cortar os pedúnculos desbotados a tempo.