Os produtores canadenses de cebola e rabanete chineses abandonaram o uso de inseticida altamente tóxico, usando moscas-de-rosa exclusivas.
Uma engenheira agrônoma do Quebec, Marie Froment, com um saco de papel marrom, inspeciona as fileiras de sua cebola verde. Esta não é uma espécie tropical rara, mas um inseto que nasceu no centro de reprodução, localizado na vila de Sherrington.
Essas moscas não são realmente rosa. Eles foram revestidos com pó não tóxico para distingui-los das populações naturais. Mas o que importa não é a cor, mas o fato de serem estéreis. No estágio pupal, as moscas foram irradiadas usando o método de imersão em uma grande piscina de água contendo bastões de cobalto.
Machos estéreis se reproduzem com fêmeas selvagens. Põem ovos dos quais as larvas não emergem. A fazenda da família de Olivier Barbo, Barbeau Landscaping, foi uma das primeiras empresas agrícolas a adotar essa técnica, que agora é praticada em 27 fazendas, incluindo duas em Ontário.
A princípio, ele admite que era bastante cético. “Inicialmente, o programa Pink Fly não foi financiado. Quando você investe US $ 30.000 e não sabe se vai funcionar, você diz: "Vou tentar isso em um cassino. Pelo menos estou me divertindo ”, ele brinca.
Cerca de 26 milhões de moscas cor-de-rosa estéreis foram lançadas neste verão, principalmente na área em que mais de 80% das cebolas da província crescem.
“No total, Quebec tem mais ou menos 2,5 mil ha. cebolas secas e verdes. O projeto estéril de mosca rosa ocupa agora cerca de 800 hectares. E uma parte da área de 2,5 mil simplesmente não convive com o problema das larvas de cebola ”, diz a entomologista Anne-Marie Fortier, coordenadora de produção e produção de moscas-de-rosa no Consórcio Prisme.
Cada mosca rosa custa cerca de 1,1 centavo na produção. Eles são vendidos a 1,2 centavos. Este ano, Olivier Barbot gastou US $ 26.000 para comprar esses insetos.