Nas próximas três décadas, representantes da agricultura turca triplicarão o número de estufas do tipo vertical.
Segundo especialistas, essa etapa reduzirá os custos ambientais e os custos de eletricidade e transporte no setor agrícola.
Sabe-se que novos complexos de estufa serão construídos nos maiores assentamentos. Isso permitirá não apenas o fornecimento massivo de hortaliças e outras culturas ecológicas e de alta qualidade para os mercados das cidades, com economia significativa de espaço, mas também fornecerá uma oportunidade de domar o aumento anual dos preços de frutas e produtos hortícolas na chamada baixa temporada.
Uma vantagem importante será o fato de que, com a construção de estufas verticais, haverá empregos adicionais para cidadãos turcos e migrantes de outros países.
Hoje, complexos verticais de efeito estufa são uma prioridade entre os investidores como um projeto potencialmente lucrativo. O governo turco tem o prazer de fornecer doações e empréstimos para a implementação deste programa.
E os iniciantes da construção estão satisfeitos que, com a introdução em massa de tecnologias verticais, eles consigam obter oito vezes mais produtos, apesar do custo de irrigação, fertilizantes e herbicidas em estufas verticais ser muito menor do que em estufas comuns.