Durante o monitoramento por analistas da Agência de Informação "Indústria", ficou conhecido que a maioria dos proprietários ucranianos encontrou um rápido desenvolvimento de doenças e pragas nas culturas de estupro no inverno.
Segundo os produtores agrícolas, o clima de maio a início de junho deste ano é favorável ao desenvolvimento ativo de doenças e insetos nocivos nas culturas de estupro no inverno, que serviram de incentivo para a realização de tratamentos cirúrgicos com produtos fitofarmacêuticos.
Segundo os entrevistados, pragas como o caçador de cripto e o mosquito repolho verde foram vistos com mais frequência. Esses insetos infectam vagens de plantas. Alguns agricultores revelaram sinais de doenças de plantas, em particular sobreporose e fomose.
Os entrevistados enfatizaram que os caprichos do clima, em particular a temperatura do ar e a precipitação, nem sempre possibilitam realizar tratamentos no melhor tempo possível para o desenvolvimento de plantas e ervas daninhas cultivadas.
Isso reduz a eficácia dos medicamentos e requer medidas de proteção adicionais para a colza. Anteriormente, foi relatado que os agricultores ucranianos estão lutando por uma safra de soja com um ácaro, que se espalhou com sucesso pelas lavouras devido às condições climáticas.