De acordo com um estudo co-patrocinado pela Cancer Research UK por cientistas britânicos e publicado no International Journal of Epidemiology, as pessoas que comem carne vermelha processada de acordo com as recomendações do Departamento de Saúde ainda correm um risco maior de desenvolver câncer de intestino.
Os cientistas mostraram que as pessoas que consomem cerca de 76 g de carne vermelha e processada por dia, o que corresponde aproximadamente às recomendações estabelecidas, têm 20% mais chances de desenvolver câncer de intestino do que aquelas que comem apenas 21 g de carne vermelha por dia.
O estudo mostrou que o risco aumenta em 20% com cada 25 g de carne processada consumida diariamente (aproximadamente equivalente a um pedaço de bacon ou uma fatia de presunto) e em 19% com cada 50 g de carne vermelha consumida (uma fatia grossa de carne assada ou um pequeno pedaço de cordeiro).O especialista em pesquisa do câncer, Professor Tim Key, coautor do estudo e vice-diretor do departamento de epidemiologia do câncer da Universidade de Oxford, disse: “Nossos resultados mostram de forma convincente que as pessoas que comem carne vermelha e processada quatro ou mais vezes por semana têm maior risco de desenvolver câncer de intestino. do que aqueles que comem carne vermelha e processada menos de duas vezes por semana. "
Dr. Julie Sharp, chefe de informações de saúde da Cancer Research UK, disse: "Isso não significa necessariamente uma exclusão completa de carnes vermelhas e processadas, mas você pode pensar em maneiras simples de reduzir a quantidade e a frequência de seu consumo".