A fazenda Shirokostup (distrito de Kagarlyk, na região de Kiev) criou uma micro-reserva para atrair, preservar e espalhar entomófagos e insetos polinizadores selvagens.
Alguns deles são exclusivos para a polinização de culturas, como a alfafa, que não pode ser polinizada por uma abelha doméstica.
O FC Shirokostup implementou um projeto em colaboração com a Syngenta na Ucrânia, que já havia conduzido quatro programas globais para preservar a saúde de insetos polinizadores desde 2001.
Com base na economia, o projeto foi lançado no local do despejo de equipamentos antigos. A área foi limpa e semeada trigo sarraceno, alfafa. Eles colocam casas para insetos selvagens. Acabou não só bonito, mas também benéfico para o meio ambiente.
Consultor científico do projeto Mikhail Filatov, Ph.D. em Biologia, professor associado do Departamento de Zoologia e Entomologia em homenagem a B. Litvinov Faculdade de Proteção de Plantas da Universidade Agrária Nacional de Kharkov. V. Dokuchaeva, disse que esses projetos permitem que você deixe lugares onde os insetos possam sobreviver com as atividades econômicas ativas dos seres humanos.
"Como resultado do arado dos campos, a área para o habitat de insetos e aranhas diminuiu", observa o cientista. - Um aumento no número de insetos polinizadores contribui para um aumento no rendimento.
Entre os insetos, são encontrados parasitas predadores, que são reguladores naturais do número de pragas agrícolas. Se esses sites estiverem localizados perto dos campos, eles se tornarão um tipo de reserva. ”