Para o desenvolvimento da produção de vinho na Ucrânia, é necessário, a nível legislativo, reconhecer que todas as regiões do país são adequadas para a produção de vinho, disse o chefe da Associação de Jardineiros, Produtores de Vinho e Produtores de Vinho da Ucrânia Volodymyr Pechko.
O reconhecimento de todo o território do país como adequado para a produção de vinho permitirá que os agricultores de todas as regiões da Ucrânia recebam uma compensação do Estado pela colocação de vinhedos. Por sua vez, isso servirá de impulso para o crescimento da produção e o desenvolvimento da vinificação ucraniana.
Até o momento, apenas cinco regiões são consideradas adequadas para a produção de vinho na Ucrânia: Odessa, Nikolaev, Kherson, Transcarpathian e Zaporizhzhya. Mas agora o clima mudou muito e as uvas já são cultivadas em todo o país.
Segundo Vladimir Pechko, as variedades de uvas são cultivadas nas regiões de Lviv e Ternopol, que só podem crescer nessas regiões. O vinho produzido por mestres locais já ganhou reconhecimento em competições de vinificação.
Mas os agricultores que produzem vinho em áreas “não reconhecidas” não podem tirar proveito do apoio do Estado porque não têm o direito a isso.
Portanto, na região de Ternopil, há um empresário que planeja este ano colocar 5 hectares de vinhedo às suas próprias custas. Se o Estado compensasse parte do custo do material de plantio, ele poderia plantar 10 hectares. A mesma situação se desenvolveu nas regiões de Lviv e Chernihiv, diz o chefe da associação.
Hoje, 11 de junho, esta questão será levantada em uma reunião com a participação dos Ministra de Política Agrária e Alimentação Olga Trofimtseva, representantes de vinícolas e a Associação de Jardineiros, Viticultores e Enólogos da Ucrânia.