As ilhas francesas de Guadalupe e Martinica têm a aparência de pontos turísticos idílicos e ensolarados, mas poucos visitantes sabem que essas luxuriantes ilhas tropicais sofrem com um problema crônico de poluição.
O clordecone, um pesticida conhecido como desregulador endócrino, é pulverizado em plantações de banana nas ilhas há quase duas décadas, e hoje existem vestígios dele no sangue da maioria dos adultos locais.
O presidente francês Emmanuel Macron chamou isso de "escândalo ambiental" e afirmou que o estado "deveria assumir a responsabilidade". Ele visitou a Martinica no ano passado e foi informado de uma crise de saúde durante essa visita.
O Parlamento francês organizará uma investigação pública, que tirará suas conclusões em dezembro. "Vimos muita raiva e ansiedade nas Índias Ocidentais - a população se sente abandonada pela república", disse Justine Benin, vice de Guadalupe, responsável pelo relatório da investigação.
"São pessoas resilientes, já sofreram furacões, mas sua confiança deve ser restaurada", disse ela à BBC.
Grandes áreas do solo estão contaminadas, além de rios e águas costeiras. As autoridades estão tentando impedir que o produto químico entre na cadeia alimentar, mas isso é difícil porque a maioria dos produtos é produzida por pequenos agricultores que costumam vender seus produtos nas estradas.
Quanto à água potável, é considerada segura, pois são utilizados filtros de carbono para remover contaminantes.