A morte em massa das abelhas foi registrada pelos apicultores no distrito de Izyumsky, na região de Kharkov. Os apiários sofreram grandes perdas nas aldeias de Vodorezovka, Nikolaevka, Komarovka e outros, onde um número significativo de abelhas morreu.
Segundo especialistas, os agricultores que usavam pesticidas em seus campos para controlar pragas poderiam provocar a morte em massa de insetos.
Os policiais locais, juntamente com os serviços veterinários relevantes, verificam os locais de morte das abelhas.Como ficou conhecido, na véspera dos agricultores da região tratavam seus campos com KAS-28, e também alimentavam culturas com microfertilizantes "Oracle", "Bor", "Zinco" e outros .
Vale ressaltar que, ao mesmo tempo em 2018, os mesmos incidentes foram registrados nos distritos de Bogodukhovsky e Zolochevsky da região de Kharkov.
Anteriormente, foi relatado que no distrito de Romny, na região de Sumy, o apicultor, confrontado com a morte em massa de abelhas, atribuiu o incidente aos agricultores locais que trabalhavam nos campos à noite.
O apicultor recorreu à polícia e a empresa agrícola apresentou documentos segundo os quais os medicamentos utilizados para o processamento das culturas não representam um perigo para as abelhas.