Nos mercados ucranianos, há uma tendência contínua de queda nos preços do tomate, os analistas da EastFruit compartilham informações. Mesmo antes do feriado, a demanda por produtos permaneceu pequena.
Os fabricantes defenderam preços altos para seus produtos, mas os comerciantes foram obrigados a revisá-los e reduzi-los devido a um aumento sazonal no número de ofertas. Atualmente, as fazendas de estufas ucranianas enviam tomates a um preço não superior a 40-45 UAH / kg (US $ 1,53-1,72 / kg), que é 21% menor do que nos últimos dias de abril.
Uma competição séria por produtos locais é o tomate importado mais barato da Turquia e da Polônia, oferecido a 30 UAH / kg (US $ 1,14 / kg).Devido ao preço atraente dos produtos importados, os compradores ucranianos costumam fazer uma escolha a seu favor. Enquanto isso, as amostras de vegetais em estufas domésticas estão aumentando constantemente. Quase não há demanda por um produto no mercado externo, porque os fabricantes são obrigados a vendê-lo no mercado interno.
Vale ressaltar que os preços atuais do tomate de plantas de estufa ucranianas são 16% mais altos do que no início de maio do ano passado. Ao mesmo tempo, os produtores locais não excluem que o preço do tomate continuará caindo.Segundo eles, se essas baixas taxas de vendas forem mantidas, eles terão que baixar os preços para impedir o acúmulo de grandes volumes de mercadorias nos armazéns.