Pessoas com diabetes precisam monitorar constantemente sua dieta, que possui requisitos rigorosos. Felizmente, muitas receitas para pratos e dietas foram desenvolvidas hoje, nas quais existem produtos presentes, não apenas aceitáveis para uso em diabetes, mas também muito úteis. Em particular, milho. A partir deste cereal, o mingau é cozido, contendo muitos nutrientes necessários para a recuperação e funcionamento normais do corpo.
É possível comer milho com diabetes tipo 2
Painço pode ser consumido, não importa que tipo de diabetes, desde garupa é completamente inofensiva nesta doença. No entanto, a vantagem de seu uso no diabetes tipo 2 é que ele não contribui para o ganho de peso e é essa categoria de pessoas que é mais propensa à obesidade.
A principal vantagem de comer milheto no diabetes é que ajuda a normalizar a produção de insulina no organismo. Se você introduzir mingau na dieta durante o tratamento terapêutico, poderá obter um efeito incrível e esquecer a doença por um longo tempo.
Você sabe Ao tratar o diabetes, os médicos populares recomendam moer o milho em um moedor de café e tomar 1 colher de sopa por dia. colher, regada com leite morno com baixo teor de gordura.
Composição e teor calórico
De toda a variedade de cereais, o milheto ocupa uma posição especial, pois sua composição química contém muitas substâncias biologicamente ativas úteis.
Os mais significativos são como:
vitamina b6 | é encontrado em grandes quantidades (2 vezes menos em trigo sarraceno), ajuda a acelerar o metabolismo, como resultado do qual o excesso de gordura é rapidamente queimado |
aminoácidos | atuar como material de construção para estruturas celulares e fibras musculares |
caroteno | fortalece o sistema nervoso, reduz o risco de contrair doenças infecciosas |
gorduras vegetais | proporcionar assimilação pelo organismo de vitaminas e caroteno |
niacina | necessário para o metabolismo de carboidratos e gorduras, reduz o colesterol, está envolvido no fornecimento de oxigênio às células |
silício | ajuda a formar tecido ósseo, afeta positivamente o trabalho do coração, órgãos da visão |
fósforo | necessário para a formação óssea |
fibra | benéfico para o sistema digestivo |
magnésio | "Se preocupa" com o trabalho do coração e dos vasos sanguíneos |
O índice glicêmico do milheto é bastante baixo, são cerca de 40 unidades, portanto o produto não causa uma sensação de fome. Apesar do fato de que durante o tratamento térmico esse indicador pode aumentar, de uma forma ou de outra, não excederá 60 unidades.
O conteúdo calórico do milho é 378 kcal. Ao mesmo tempo, 100 g de cereal contém 4,2 g de gordura, 11 g de proteína e carboidratos - 73 g, o que indica o valor nutricional do produto e sua capacidade de saturar o corpo com energia, o que é especialmente necessário para uma pessoa doente.
Importante! O glúten não está incluído na composição química do milheto; portanto, o produto não causa uma reação alérgica.
Por milheto é bom para diabetes
Depois de examinar a composição química do milheto, é seguro dizer que o produto traz benefícios consideráveis. Em primeiro lugar, isso diz respeito à presença de elementos micro e macro como cálcio, magnésio e zinco, que contribuem para a aceleração do metabolismo, como resultado das quais as calorias são queimadas rapidamente.
O conteúdo no mingau de milheto de carboidratos complexos de longa duração garante a ausência de fome por um longo tempo, o que também é muito importante para os diabéticos. Além disso, o milheto dá energia ao corpo, fazendo com que a pessoa se sinta mais alegre e alegre.
- As propriedades também úteis incluem o seguinte:
- imunidade aumentada devido ao alto teor de vitaminas e minerais;
- estimulação da produção do corpo de insulina;
- diminuição do apetite e perda de excesso de peso corporal;
- normalização do funcionamento do trato digestivo;
- afeta positivamente o trabalho de todos os órgãos e sistemas;
- a capacidade de limpar o corpo de toxinas, antibióticos.
Como escolher ao comprar
Os especialistas recomendam a compra de tipos de milho de alta qualidade. Isto é explicado pelo fato de que os grãos neles são mais limpos e mais nutritivos. É preferível que este milheto seja polido, o que facilita a preparação de um cereal friável e friável rico em vitaminas e carboidratos.
Uma versão triturada também está à venda, mas o produto final será mais viscoso, embora tenha quase o mesmo sabor. Escolha produtos em embalagens transparentes - para avaliar a aparência e a cor. Determine se não há impurezas. Garupa pode ter tons de areia a amarelo brilhante.
Segundo os chefs, é a partir do milheto de cores saturadas que é obtido o mingau mais delicioso.
Como guardar
É melhor não comprar grãos em grandes quantidades. Ele contém gorduras, que têm a capacidade de oxidar rapidamente, como resultado do qual o milheto adquire alguma amargura. Assim que desembalar a embalagem, despeje o produto em um recipiente de cerâmica ou vidro. Deve estar completamente seco e bem fechado. Armazene os cereais em um local seco e escuro. Nessas condições, o produto não perde seu sabor por 4 meses.
Importante! Se durante a preparação o milho perdeu a cor, empalideceu, significa que expirou ou foi armazenado em condições inadequadas.
Regras e receitas para fazer mingau para diabéticos
Uma pessoa com diabetes deve preparar mingau de milho na água. Em um caso extremo, você pode usar leite, mas apenas sem gordura. Você não pode adicionar açúcar, mas se realmente deseja adoçar o prato, pode adicionar um substituto, após consultar o seu médico.
É melhor cozinhar mingau sem aditivos.
Mesmo 2 colheres de sopa. eu esse produto, consumido diariamente, melhorará significativamente a condição do corpo. Além disso, a abóbora, que é um produto dietético, além de nozes ou queijo cottage, às vezes é adicionada ao mingau. Antes de prosseguir com a preparação, o milheto deve ser separado e lavado, pois mesmo nos fragmentos de grão aparentemente limpos da casca costumam aparecer.
Sem aditivos
Essa é a maneira mais fácil de cozinhar, para a qual você precisa de milheto (200 g), água e uma pitada de sal (1/4 de colher de chá). As pessoas com diabetes tipo 2 são aconselhadas a ferver o cereal duas vezes. Primeiro, grãos integrais são servidos com água fria. Coloque a panela em fogo baixo e leve os grãos até a metade.
Em seguida, o líquido restante deve ser drenado. Adiciona-se água (500 ml) ao mingau semi-cozido novamente, salga, põe fogo e, mexendo constantemente, leva a um estado de prontidão total. O processo dura cerca de 20 minutos, após o qual a panela precisa ser removida do calor, envolvida em um cobertor - cozido no vapor por 2 horas.
Com abóbora
A abóbora dará ao mingau de milho um sabor e aroma agradáveis. Este ingrediente ajudará a diversificar a dieta e, além disso, também trará benefícios consideráveis. Os vegetais têm um efeito positivo na acuidade visual, na microflora intestinal, estabilizam a pressão sanguínea, melhoram a composição sanguínea e aumentam a imunidade. Em geral, os benefícios deste maravilhoso vegetal são consideráveis. Portanto, ele pode ser adicionado ao mingau.
Para cozinhar, você precisará dos seguintes componentes:
- milho: 100 g;
- leite desnatado: 2-3 xícaras;
- frutose: 2 colheres de sopa. l.;
- vanilina: ¼ colher de chá;
- manteiga: 30 g;
- sal: ¼ colher de chá;
- abóbora: 700 g
Você sabe Nos países da Índia e da África, o milheto começou a ser cultivado há mais de 7 mil anos atrás.
O mingau de cozinha consiste nas seguintes etapas:
- Despeje o leite na panela. A receita indica 2-3 copos para que todos escolham a opção mais adequada para si mesmos - quanto mais líquido, mais poroso será o mingau. Se você gosta de consistência friável, basta 2 copos de leite.
- Adicione o milho preparado, coloque a panela em fogo pequeno e, mexendo, leve para ferver.
- Descasque a abóbora, corte em cubos pequenos e adicione ao mingau. Coloque o fogão no nível de aquecimento mais baixo possível e cozinhe até o conteúdo ficar completamente espesso. Todo esse tempo você precisa mexer o mingau, caso contrário ele queimará muito rapidamente.
- Adicione frutose, vanilina, óleo, sal. Mexa, cubra e retire do fogo. Nesta fase, você pode adicionar passas ou damascos secos picados, se desejar.
- Enrole a panela com mingau com um cobertor e deixe por 4-5 horas. Você pode cozinhar mingau à noite. De manhã, você tomará um delicioso café da manhã.
Vídeo: delicioso mingau de milho com abóbora
Possíveis danos e contra-indicações
Tendo uma história de uma doença tão séria como a diabetes, você não pode se automedicar, pois pode causar danos irreparáveis ao corpo. Antes de consumir um mingau de milho aparentemente inofensivo e saudável, você deve definitivamente consultar um médico. O especialista, sabendo quais outros problemas o paciente tem, decidirá se é possível permitir ou não que este produto seja usado.
Confira
Não é recomendado comer mingau para pessoas que sofrem de constipação frequente. Seu uso também é contra-indicado para quem tem aumento da acidez do estômago. Caso contrário, o milheto pode provocar uma sensação de queimação no intestino e exacerbação de doenças.
O cuidado se aplica a pacientes com anormalidades da tireóide (por exemplo, hipotireoidismo).
O problema é que o milho retarda o processo de assimilação de iodo e outros componentes importantes no corpo, necessários ao funcionamento normal do sistema endócrino.
O milho com diabetes tipo 2 é um dos produtos mais populares e muito úteis. Os pratos preparados em sua base são ricos em compostos minerais, vitaminas e aminoácidos, podem ser incrivelmente saborosos e não inferiores às delícias culinárias, se você selecionar corretamente os ingredientes que o acompanham.