O boro é um elemento químico que garante o crescimento, a saúde e o alto rendimento dos morangos. Geralmente, o ácido bórico é alimentado 3 vezes por estação. No entanto, durante o período de floração, é preciso ter um cuidado especial. O artigo discutirá os recursos do uso dessa ferramenta no cultivo de morangos.
Finalidade do ácido bórico
O ácido bórico, ou ácido ortobórico, é uma substância inorgânica que é cristais incolores. No nível molecular, consiste em 3 átomos de hidrogênio, 1 átomo de boro e 3 átomos de oxigênio (H3BO3). Na medicina, encontrou a aplicação como anti-séptico, na fotografia - como um componente do desenvolvedor.
Na agricultura, é usado como fertilizante e é considerado mais seguro que os pesticidas químicos. Também possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Funciona especialmente bem no manejo integrado de pragas.
Importante! O ácido bórico entra no corpo humano na forma de vapores durante a inalação. Embora seja classificada como uma substância moderadamente perigosa, você precisa trabalhar com ela em uma máscara e luvas.
O que é usado para o cultivo de morangos?
A fertilização com ácido ortobórico aumenta significativamente o número de ovários nos arbustos de morango, melhorando a produtividade. As flores ficam mais fortes e não caem mesmo com ventos fortes. A fertilização com ácido aumenta o fluxo de cálcio para os órgãos da planta, contribui para o desenvolvimento e a restauração do sistema radicular.
O boro afeta o transporte de açúcar de folhas mais desenvolvidas para jovens e bagas. As frutas crescem grandes, carnudas, suculentas, não racham da umidade, têm bom gosto.
Como entender que os morangos precisam de boro?
A aparência das plantas mostrará a falta de boro. A cobertura com este microelemento é necessária se:
- os arbustos de morango perdem o turgor, murcham (mesmo com muita água);
- as folhas nas bordas ficam secas, as veias ficam vermelhas;
- os ovários param de se desenvolver;
- a floração é fraca ou completamente ausente;
- a forma das folhas é deformada, elas são torcidas em um tubo, caem.
O uso de ácido bórico durante a floração, instruções passo a passo
Na primavera, os morangos precisam especialmente de força extra - toda a safra futura depende da formação de inflorescências e ovários. O primeiro tratamento é realizado quando os botões começam a abrir, o segundo - no final da floração.
O intervalo entre as obras é realizado por pelo menos 10 dias. Durante a floração das plantas, é realizado não apenas o tratamento das raízes, quando os fertilizantes são aplicados diretamente no solo superficial, mas também foliar, pulverizando as folhas com uma solução nutritiva.
Você sabe Os morangos são uma das culturas de jardim mais populares da Terra. É cultivada em todos os cantos do globo, exceto nos pólos e na Austrália.
Para preparar uma solução nutritiva, 1-2 g (aproximadamente ½ colher de chá) de ácido bórico são diluídos em meio copo de água quente, adicionados a 10 l de água. Os arbustos de morango são pulverizados com cobertura, tentando entrar nas flores. O trabalho é realizado à noite. Isso ajudará a evitar queimaduras nas folhas.
Para fertilizantes radiculares, tomar:
- ácido bórico: 1-2 g;
- permanganato de potássio: 1 g;
- cinza de madeira: 1 xícara;
- iodo: ½ colher de chá;
- água morna: 10 l.
As cinzas são vertidas com água fervente, deixe fermentar por 2-3 horas. O ácido bórico é dissolvido em um recipiente separado, derramando cerca de um copo de água quente. O permanganato de potássio também é produzido em um recipiente separado. Uma solução de permanganato de potássio é gradualmente derramada em um balde de 10 litros cheio de água, controlando a cor. A água deve ficar rosa escuro. Se a solução estiver muito escura, você pode queimar a planta.
Importante! Antes de aplicar o fertilizante basal, os morangos são abundantemente regados. Caso contrário, você pode queimar as raízes da planta.
Em seguida, uma solução de cinza, ácido bórico diluído e iodo são adicionados ao balde. Todos os ingredientes se misturam bem. Se você não tem cinza de madeira, pode preparar o fertilizante de acordo com a mesma receita, mas sem ele. A solução resultante é suficiente para alimentar 30 plantas. Cerca de 1 xícara (250 ml) de fertilizante é derramada sob cada arbusto de morango.
Vídeo: cuidados com o morango durante a floração
O que acontecerá se você não alimentar com boro?
Se não houver boro suficiente no solo, o sistema radicular dos arbustos começa a apodrecer, os componentes dos nutrientes são mal absorvidos, as plantas ficam fracas e ficam atrasadas no desenvolvimento. Isso leva à formação de pequenas bagas que amadurecem desigualmente, ao desenvolvimento de necrose nas folhas e caules.
O sabor da fruta é reduzido - eles se tornam aquosos e ácidos devido à falta de açúcar. No ponto superior do crescimento, a fotossíntese é perturbada, torna-se pálida. Como resultado, pode até morrer.
Os sinais aparecem nas folhas clorose. A formação de gemas e ovários é difícil. Se eles aparecem, caem rapidamente, o que leva a uma inevitável perda de safra. Morangos enfraquecidos são mais propensos a danos. seco e podridão marrom, bacteriose.
Contra-indicações
Você não pode alimentar o boro em solos ácidos antes da calagem (produzindo calcita, dolomita, calcário e cal). O uso de uma solução ácida durante a estação chuvosa também é contra-indicado.
Você sabe Cada milhão de toneladas da crosta terrestre contém cerca de 3 toneladas de boro, mas você não encontrará sua pepita. Na natureza, é encontrado apenas em compostos.
Eles não produzem fertilizantes com boro com sinais de super saturação com esse microelemento, como resultado de queimaduras específicas aparecerem nas folhas de morango, necrose, as folhas ficam amarelas, adquirem uma forma de cúpula, torcem para cima ou para baixo.
Sem dúvida, o boro é um elemento necessário que proporciona alta produtividade e excelentes qualidades de sabor dos morangos. No entanto, o intervalo entre a norma ideal e tóxica é pequeno. A alimentação com ácido bórico deve ser feita com cuidado. O excesso de oligoelementos é tão prejudicial para a planta quanto sua falta.