A colheita de ameixas de inverno é uma boa maneira de obter uma rica fonte de vitaminas para a estação fria, especialmente porque hoje existe apenas uma massa de receitas não apenas úteis, mas também muito saborosas para fazer geléia ou outra preservação dessas frutas. Quais deles são mais populares e o que você precisa saber sobre os recursos do próprio processo de compras - continue lendo.
Seleção e preparação de ingredientes
O ingrediente principal em qualquer uma das receitas abaixo serão as ameixas, portanto essas frutas devem receber atenção especial na fase de seleção e preparação. Na maioria das vezes, a melhor opção para a drenagem é considerada bem amadurecida, mas não exagerada em amostras com pele densa e alta suculência da polpa (deve "soltar" o osso facilmente durante a limpeza).
Você sabe No território da Rússia, as primeiras mudas de ameixeira apareceram apenas no século XVII e foram plantadas no jardim real de Izmailovo. Como eles não toleravam condições climáticas locais mais frias, sua produtividade era insignificante; no entanto, foi a partir deles que mais trabalhos de seleção começaram no desenvolvimento de novas variedades vegetais mais adaptadas.
Não deve haver sinais de danos mecânicos ou vestígios de doenças e pragas, porque mesmo uma pequena rachadura com um pequeno número de organismos patogênicos no interior do feto pode prejudicar as propriedades de sabor do produto enlatado acabado. Isso também se aplica a outros componentes da receita selecionada, que, em qualquer caso, devem atender a todos os requisitos de qualidade.
Ameixas em suco próprio
3 latas de 0,5 l cada 40-50 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Classifique, lave e divida as frutas da ameixa em duas metades, removendo as sementes.
- Lave os frascos, seque-os e encha-os com as frutas, espalhando as metades com a polpa para baixo (tente compactá-las o máximo possível, para que haja um espaço mínimo entre as cópias adjacentes).
- Deixando 2-3 cm até a borda do pescoço, polvilhe a peça de trabalho com açúcar e coloque mais algumas metades da ameixa (durante a esterilização adicional, ela pode assentar levemente).
- Pegue uma panela, cubra o fundo com gaze ou qualquer outro pano e despeje alguns copos de água.
- Coloque os frascos com ameixas na panela, certificando-se de que o líquido atinja os “ombros” dos recipientes (adicione mais água, se necessário).
- Cubra os espaços em branco com tampas e coloque a panela no fogo, deixando a água ferver. A partir desse momento, são permitidos 20 minutos para esterilizar as latas.
- No final do processo, o suco da ameixa enche os recipientes até o topo, após o que resta apenas enrolá-los ou fechá-los com tampas de fechamento automático. As ameixas podem esfriar à temperatura ambiente e sem cobertura de aquecimento.
Importante! Se ainda houver espaço extra ao colocar os frascos de esterilização na panela selecionada, você poderá colocar um frasco extra cheio de água. Isso adicionará estabilidade às peças de trabalho existentes e impedirá que elas se vire durante a esterilização.
Receita de vídeo
Ameixas em suco próprioAmeixas Caramelizadas
5 latas de 0,5 l 2 horas 10 minutos
óleo de girassol
2 colheres de sopa
Valor nutricional por 100 g:
- Pré-aqueça o forno a 200 ° C. Enquanto a temperatura no forno aumentar, classifique e lave as ameixas preparadas, descartando as amostras danificadas.
- Cubra a panela com papel manteiga e unte-a bem com óleo de girassol.
- Polvilhe papel já gorduroso com açúcar, gastando cerca de 3 colheres de sopa. colheres de sopa de produto doce (para quem gosta de produtos muito doces, você pode usar mais açúcar, polvilhando-o através de uma peneira para distribuição uniforme).
- Coloque as metades das ameixas na assadeira (polpa para cima), colocando-as próximas uma da outra.
- Unte levemente a superfície da fruta com óleo de girassol e polvilhe com açúcar novamente, gastando aproximadamente a mesma quantidade que o pergaminho em pó.
- Coloque a assadeira com a pia no forno e deixe assar a 200 ° C por 100 minutos, avaliando periodicamente a condição da fruta. As ameixas caramelizadas prontas devem adquirir uma cor de superfície dourada.
- Transfira a peça para limpar os frascos e coloque-os em uma panela para esterilização. Devem decorrer 10 minutos desde o momento em que o líquido ferve e até que os recipientes cheios de frutas sejam removidos.
- Após esse período, enrole as latas com tampas e deixe a peça esfriar à temperatura ambiente, cobrindo-a com um cobertor quente.
Importante! Depois de colocar frascos ainda quentes com ameixas em uma panela para esterilização, despeje apenas água quente nela para que o vidro não sofra uma queda acentuada de temperatura.
Receita de vídeo
Ameixas CaramelizadasEm conserva
2 latas por 1 litro 30-40 minutos
ameixas (tamanho médio)
2 kg
pimenta preta (ervilhas)
20 un.
Valor nutricional por 100 g:
- Lave e remova as sementes das ameixas sem quebrar a fruta em duas partes.
- Coloque metade de um dente de alho em cada creme.
- Recheie bem as frutas "recheadas" em potes no vapor.
- Coloque a panela no fogo e misture água, açúcar, cravo, louro, pimenta (ambos os tipos). Ferva a marinada por um minuto e adicione vinagre à mistura, despejando-a lentamente na panela.
- Mexa novamente a salmoura e deixe ferver. Com líquido quente (junto com especiarias), encha os frascos com ameixas e feche com tampas de metal.
- O processo de resfriamento e armazenamento adicional da peça acabada é semelhante às opções anteriores.
Receita de vídeo
Em conservaEncharcado
1 lata de 3 l15 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Lave as frutas de ameixa e despeje as sementes em uma jarra de três litros sem removê-las.
- Combine água, mel (ou açúcar) e sal em uma panela separada.
- Despeje as ameixas com a marinada preparada e coloque os galhos de cerejeira por cima, cobrindo-os completamente com as folhas da fruta.
- Cubra o frasco com gaze dobrada várias vezes e coloque-o em um local relativamente quente por 8 a 10 dias para fermentação preliminar (a temperatura no armazenamento temporário não deve cair abaixo de + 18 ° C).
- Após o tempo especificado, remova a jarra, jogue fora os galhos de cerejeira e adicione uma pequena quantidade de água limpa.
- Feche a peça de trabalho com uma tampa de nylon apertada e leve as ameixas preparadas à adega para armazenamento permanente.
Você sabe Muitas árvores de ameixa crescem na península balcânica, a maioria delas plantada principalmente ao longo da estrada. O fato é que, décadas atrás, somente depois de plantar essa árvore, o padre perdoou pecados aos moradores locais que cometeram um crime.
Ameixas cozidas
2 L15 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Lave as ameixas e despeje as sementes em uma jarra de dois litros no vapor.
- Ferva água, dissolva o açúcar e o ácido cítrico, mexendo bem tudo.
- Despeje as ameixas com calda fervida e, depois de cobrir a jarra com uma tampa, envie a esterilização para a panela preparada com água (para uma jarra de dois litros, são necessários 15 minutos de processamento).
- Após o tempo especificado, remova a jarra quente com compota, feche-a com uma tampa e vire-a de cabeça para baixo.
- Cubra a peça de trabalho com uma toalha quente, deixando esfriar completamente em condições ambiente.
- Antes de usar, a compota preparada de acordo com esta receita deve ser diluída com água, pois se mostra muito concentrada.
Receita de vídeo
Ameixas cozidas Receita em vídeo: Ameixas cozidasTkemali
1,5 l30 minutos
ameixa húngara (ou ameixa cereja)
2 kg
pimenta vermelha quente
1 pod
tempero seco "Ambala", "Utskho-suneli"
2 colheres de chá.
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje a ameixa lavada em uma panela com água, deixe ferver e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos (até que as frutas sejam cortadas e a pele descasque).
- Enquanto a ameixa estiver fervendo, pique finamente a salsa descascada, esmague e pique o alho e coloque-o em uma tigela separada.
- Pegue a vagem de pimenta em suas mãos, esfregue-a entre as palmas das mãos e corte-a em duas metades para limpar as sementes.
- Corte as metades limpas e acabadas de pimenta primeiro em tiras finas e depois pique novamente para fazer cubos muito pequenos. Como o resto dos ingredientes, polvilhe em um prato separado.
- Depois de esperar a ameixa ferver, retire a espuma e escorra as frutas para uma peneira.
- Quando todo o líquido tiver escorrido, mova a rede com as bagas para a panela e limpe-as bem, para que apenas os ossos permaneçam no coador.
- Envie o purê de ameixa resultante para o fogão e deixe ferver em fogo médio. Retire a mistura do fogo, adicione sal, temperos e, se necessário, um pouco de açúcar, misturando bem todos os ingredientes.
- Adicione o alho picado, pimenta, salsa e misture bem novamente.
- Com isso, a preparação do molho pode ser considerada concluída e você deverá enviá-lo imediatamente à louça (é especialmente bom em combinação com carne e peixe) ou enrolá-lo em potes para uso posterior.
Importante! Ao trabalhar com pimenta, tenha cuidado e, ao final do processo, lave bem as mãos para não esfregar os olhos.
Receita de vídeo
Receita de vídeo de Tkemali: TkemaliGeléia sem açúcar
1 L 4,5 horas
ameixa (variedades Vengerka ou Bystritskaya)
5 kg
Valor nutricional por 100 g:
- Lave, classifique as ameixas preparadas e retire as sementes dos frutos.
- Despeje-os em uma panela e deixe ferver em fogo baixo por 1,5 a 2 horas a partir do momento da fervura. Muitas vezes, não é necessário misturar as ameixas, porque, devido à grande quantidade de suco nesta fase de preparação, a substância não queima.
- No final do processo, retire a panela do fogão e deixe as ameixas em infusão à temperatura ambiente por um dia.
- Em seguida, leve novamente a geléia para ferver e deixe ferver em fogo baixo por 1-1,5 horas. Desta vez, as ameixas devem ser misturadas com mais frequência, prestando atenção não apenas às zonas laterais da panela, mas também à sua parte central.
- Retire a panela do fogão e deixe novamente a mistura em infusão por um dia.
- Após o tempo especificado, a mistura precisa ser fervida novamente em fogo baixo, mexendo constantemente até a consistência desejada: o congestionamento não deve cair da lata ou cair da colher (neste caso, não há tempo exato).
- Se os três processos de cozimento, por algum motivo, não forem suficientes, você poderá repetir o procedimento novamente, deixando novamente o congestionamento para infusão por um dia.
- A peça de trabalho completamente resfriada deve ser embalada em frascos e, após aguardar o aparecimento de uma crosta na superfície do tratamento, fechar com tampas plásticas.
Um local de armazenamento alternativo para a pré-forma pode ser um recipiente de cerâmica amarrado com gaze dobrada em várias camadas.
Receita de vídeo
Doce sem açúcar Receita em vídeo: Doce sem açúcarCaracterísticas de armazenamento de espaços em branco
Como qualquer outra peça de trabalho, os produtos de ameixa para o inverno devem ser armazenados apenas em despensas secas e escuras com indicadores de umidade e temperatura relativamente baixos (uma opção ideal seria uma adega ou varanda isolada com valores de + 3 ... + 10 ° C). Em condições de apartamento, é aconselhável equipar a despensa longe de aparelhos de aquecimento.
Em termos de benefícios para o corpo humano, os tarugos de ameixa caseiros não são de modo algum inferiores às iguarias de outras variedades de frutas; portanto, ao coletar uma colheita generosa, você deve usar diferentes receitas para a colheita. Isso não apenas fornece vitaminas para toda a estação fria, mas também permite diversificar a dieta com pratos deliciosos.