Parece que pode ser mais familiar e mais chato do que sopa com aletria no almoço. No entanto, se os ingredientes deste prato simples, em geral, incluem cogumelos florestais reais (frescos, secos ou congelados) e, em vez de aletria comprada barata, são utilizados macarrão caseiro de sua própria preparação, o resultado pode ser completamente diferente.
As melhores receitas e alguns truques que ajudarão uma dona de casa iniciante a servir a sopa perfeita de macarrão com cogumelos, com um sabor rico e um aroma inesquecível delicado, abaixo na revisão.
Seleção e preparação de ingredientes
Não é tão difícil cozinhar a sopa de macarrão “certa” com cogumelos, se você conhece alguns segredos importantes sobre a escolha dos ingredientes para o prato.
Macarrão
O melhor para o prato em questão será o macarrão adequado, cozido com as próprias mãos com base em ovos de galinha. Mas para isso você precisa mexer um pouco, e nem todas as donas de casa estão prontas para esse feito. Existe uma maneira mais fácil - de usar massas prontas.
Mas aqui é muito importante não ser ganancioso: uma boa sopa nunca funcionará com aletria barata. Você deve sempre dar preferência a um produto do trigo duro, o melhor de toda a produção italiana.
O formato da massa pode ser diferente, por exemplo, nos primeiros pratos, a fina “linha de aranha” parece ótima, mas para uma verdadeira sopa de macarrão, preste atenção Fettuccine (Fettuccine), que literalmente se traduz como "fitas", Fidellini (Fidellini) ou Tagliatelle (Tagliatelle).
Você sabe A massa de tagliatelle está associada a uma bela lenda. Dizem que em 1487 o jovem cozinheiro de Lucretia Borgia ficou tão inspirado por sua beleza que ele inventou especialmente uma pasta que se parece com os longos cachos dourados de sua amada e a entregou à mesa do casamento em homenagem ao casamento de Lucretia com Alfonso I d'Este.
Outra opção são os "ninhos" domésticos, mas apenas da mais alta qualidade. A sopa ficará muito bonita se você cozer o macarrão separadamente do prato principal, trazendo a um estado al dentequando a pasta permanecer bastante densa (o tempo de cozimento da massa deve ser reduzido em 1-2 minutos em comparação com o indicado na embalagem).
Esses macarrões podem ser dispostos em pratos mesmo quando frios, e depois despeje por cima com sopa recém cozida, que aquece rapidamente o macarrão, igualando a temperatura de todo o prato e, assim, levando-o a um estado adequado para uso imediato.
Cogumelos
Cada anfitriã experiente sabe bem que as sopas mais deliciosas são preparadas com cogumelos selvagens. Cogumelos brancos, chanterelles, cogumelos, cogumelos e boletos são ideais para isso, é ainda melhor usar uma mistura de várias espécies e, se pelo menos uma delas estiver seca, o prato se tornará muito mais aromático.
A realidade, no entanto, é que os cogumelos florestais estão longe de serem acessíveis a todos: os locais para sua coleta estão se tornando cada vez menos, e na loja o preço desses produtos é muito alto; portanto, champignon cultivado artificialmente ou cogumelos ostra são usados com mais frequência para fazer sopas de cogumelos. Esses produtos são praticamente desprovidos do sabor e do aroma pelos quais os troféus da "caça silenciosa" são tão apreciados.
Importante! Manteiga para cozinhar sopa de macarrão não é adequada: durante o processo de cozimento, eles liberam uma grande quantidade de muco no caldo, e o prato acabado parece mais geléia do que sopa.
Mas aqui tem um segredo. Donas-de-casa experientes tentam congelar cogumelos destinados a cozinhar sopa. Após esse procedimento, o produto perde poucos nutrientes, mas, curiosamente, adquire um aroma palpável de cogumelo.
E mais uma dica: quanto mais os cogumelos forem cozidos, mais saturado será o caldo.
Base
As sopas de cogumelos podem ser fervidas em água (esse prato é chamado de magra) ou em caldo - o melhor de todos os frangos ou bovinos. Neste último caso, a sopa acaba sendo mais satisfatória e com alto teor calórico, mas, em geral, as duas opções têm o mesmo direito de existir.
Você sabe Há uma versão em que a primeira sopa apareceu no Egito Antigo, e graças à ocasião. Uma vez, um escravo roubou uma carcaça de frango no mercado e estava prestes a fritá-la, mas, vendo a perseguição, jogou a carne em uma panela em uma panela na qual uma decocção de raízes e ervas medicinais era preparada e onde os guardas definitivamente não procuravam um pássaro.
Grupo vegetal
Estritamente falando sopa de macarrão é um caldo transparente com muita massa na forma de uma fita larga e longa, temperada com verduras. Outros vegetais deste prato são supérfluos; portanto, a maioria das donas de casa prefere acrescentar cebola, cenoura, raiz branca e outros grupos aromáticos no processo de cozimento, mas, nos últimos estágios do cozimento, retire-os e descarte-os.
A chamada fritura (legumes cozidos em óleo vegetal) pode estar presente na sopa de cogumelos com uma pequena quantidade de aletria, mas não é bom para sopa de macarrão. O mesmo vale para as batatas: as massas contêm carboidratos suficientes, portanto você não deve combiná-las com batatas com alto teor de amido.
Receitas de sopa de macarrão com cogumelos
Existem muitas receitas para fazer sopa de macarrão com cogumelos, e em diferentes cozinhas do mundo esse prato é entendido à sua maneira.
Abaixo estão duas opções para pratos que diferem em vários parâmetros de uma só vez: a primeira receita é uma sopa rica e rica em calorias com caldo de carne com cogumelos porcini congelados e macarrão caseiro de verdade.
O segundo usa champignon fresco "democrático", esta sopa é magra e o macarrão em sua composição é comprado em loja.
Com cogumelos congelados
4 (2 L) 2-3 horas
peito de carne no osso ou costelas
300 g
cogumelo branco (congelado)
300 g
cebolas
1 cabeça do meio
salsa
1 molho (20-30 gramas)
pimenta do reino
1 colher de chá
Valor nutricional por 100 g:
- Lave e liberte a carne dos filmes e tendões (se você não limpar a carne antes de cozinhar, o caldo ficará nublado), coloque em uma panela, despeje água fria e deixe ferver.
- Ferva o caldo por 5 minutos, escorra a água, lave a panela e encha com água fresca. Sal a gosto, adicione a carne, deixe ferver novamente.
- Descasque as cebolas e as cenouras e adicione-as completamente ao caldo fervente, depois de ferver novamente, retire o fogo ao mínimo, cubra a panela com uma tampa e deixe cozinhar por 1–1,5 horas (se a carne estiver congelada anteriormente, o tempo de cozimento será aumentado para pelo menos 2 horas).
- Amasse a massa dos ovos e da farinha (não adicione água). Aperte a massa com um filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para iniciar a fermentação da farinha. Se você negligenciar esse truque, a massa rolará mal.
- Estenda a massa pronta sobre uma mesa polvilhada com farinha com uma espessura de 1 mm. Corte em tiras finas com uma faca afiada, pendure nas costas de uma cadeira em que uma toalha de cozinha estava pendurada anteriormente e deixe secar por 30 a 40 minutos.
- Extraia os legumes do caldo e adicione cogumelos. Você não precisa descongelá-los; basta enxaguá-los levemente em água corrente fria. Coloque a folha de louro, cozinhe mais 30 minutos.
- Retire a carne e os cogumelos do caldo. Liberte a carne do osso e corte-a em pedaços grandes; se desejar, os cogumelos podem ser picados mais finamente.
- Volte a colocar a carne e os cogumelos na sopa e coloque o macarrão. Cozinhe 5-7 minutos a partir do momento da fervura.
- Tempere o prato acabado com ervas picadas e pimenta moída na hora, depois de ferver, tampe, desligue o fogo e deixe a sopa fermentar por pelo menos 30 minutos.
A execução desta receita é classificada como difícil principalmente devido à complexidade de cozinhar macarrão caseiro. Mas se você usar macarrão pronto, preparar um prato é muito fácil.
Com cogumelos frescos
4 (2 L) 1,5 horas
cogumelos frescos (champignon)
500 g
cebolas
1 cabeça do meio
macarrão de ovo ou "ninhos"
50 g
ervas frescas (endro, salsa, coentro)
1 cacho
Valor nutricional por 100 g
- Em água fervente com sal, coloque os cogumelos inteiros lavados e limpos de sujeira. Adicione a folha de louro e a pimenta, deixe ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo por uma hora.
- Descasque as cenouras e as cebolas, pique-as finamente e frite-as levemente em óleo vegetal (as cenouras devem ficar mais claras, as cebolas devem ser transparentes).
- Ferva o macarrão em uma panela separada. Um minuto antes do tempo de cozimento indicado na embalagem expirar, descarte a pasta em uma peneira, deixe escorrer a água, transfira o macarrão para um recipiente separado, adicione algumas gotas de óleo vegetal e misture bem para que a pasta não grude.
- Retire os cogumelos da panela, coloque legumes passivados em seu lugar.
- Corte os cogumelos em fatias e frite em óleo vegetal até dourar e transfira para uma panela com sopa.
- Retire a sopa do fogo, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos.
- Arrume o macarrão em pratos, despeje a sopa quente, polvilhe com ervas picadas.
A sopa de macarrão com cogumelos é saudável, saborosa e, em geral, descomplicada. Esse prato pode se encaixar igualmente bem na dieta ou no programa de comida para bebê, bem como na dieta de uma pessoa envolvida em trabalho físico pesado.
Você só precisa conhecer os princípios básicos que podem alterar significativamente o conteúdo calórico e o valor energético do produto, bem como alguns segredos que podem sempre fornecer um resultado culinário diferente, mas sempre digno.