A temperatura corporal é um dos indicadores mais importantes usados para uma avaliação abrangente do estado do corpo de humanos e animais. Suas diversas faixas podem indicar o desenvolvimento de lesões complexas do corpo, incluindo aquelas associadas a todos os tipos de doenças crônicas.
Ao mesmo tempo, poucos pastores têm o nível necessário de conhecimentos e habilidades que possibilitam determinar independentemente a patologia e eliminar instantaneamente suas manifestações. Você deve considerar esse problema em detalhes, além de contar as principais causas da febre no gado.
Qual é a temperatura normal no gado
A maioria dos agricultores raramente recorre a medir a temperatura corporal dos animais em suas próprias casas. Graças à seleção natural e ao trabalho cuidadoso dos criadores, as espécies agrícolas modernas são resistentes a muitas doenças e lesões infecciosas.
É por isso que, de acordo com todos os padrões modernos de criação de gado, os animais de um rebanho raramente estão doentes.No entanto, a temperatura corporal do gado deve ser medida regularmente, o que, combinado com a inspeção frequente de todo o corpo, é a chave para a boa saúde de cada indivíduo.Como todos os animais de sangue quente, a temperatura do corpo de animais saudáveis tem uma estrutura rígida, cujo excesso indica o desenvolvimento de vários processos patológicos. Ao mesmo tempo, devido às características fisiológicas do organismo, todos os artiodáctilos têm faces distintas de temperatura e são relativamente relacionados à idade.
Portanto, para determinar se a temperatura corporal de uma vaca está elevada, é imperativo estudar todas as informações disponíveis sobre ela, incluindo a idade aproximada.
Normas fisiológicas da temperatura corporal de bovinos
Tipo de gado | Média, ° C |
Bezerro recém-nascido (até 2 semanas) | 38,5—40 |
Bezerro 3-12 meses de idade | 38,5—39,5 |
Vaca ou touro adulto (1 ano ou mais) | 37,5—39 |
Importante! Se você exceder os indicadores de temperatura descritos acima em 1 ° C ou mais, você deve entrar em contato com o veterinário, caso contrário, há uma alta probabilidade de não perceber os primeiros sinais de doenças complexas.
Normas fisiológicas de pulso e movimentos respiratórios em Gado
Tipo de gado | Frequência respiratória por minuto | Pulso, bpm |
Bezerro recém-nascido (até 2 semanas) | 30—50 | 100—140 |
Bezerro 3-12 meses de idade | 25—45 | 70—100 |
Vaca ou touro adulto (1 ano ou mais) | 15—25 | 50—75 |
Como medir a temperatura
Tanto em casa quanto nas condições de uma clínica veterinária, a medição desse indicador é realizada usando o mesmo método. Para fazer isso, use o chamado método retal, que envolve a introdução de um dispositivo de medição na cavidade do reto. Não é possível medir a temperatura de qualquer outra forma em animais, pois isso viola as regras gerais de segurança, não apenas para seres humanos, mas também para animais.Apenas dois dispositivos de medição são conhecidos:
- termômetros de mercúrio - um dispositivo hermético de vidro contendo compostos de mercúrio. Quando entra em contato com o corpo, o mercúrio se expande em um plano vertical em uma determinada escala, responsável pelos indicadores de temperatura;
- dispositivo eletrônico - um dispositivo elétrico que calcula a temperatura do corpo medindo a resistência de um condutor que ocorre quando o indicador é aquecido.
Você sabe O criador de um termômetro de mercúrio é considerado Galileo Galilei. Esse famoso cientista e naturalista italiano criou um dispositivo de mercúrio semelhante ao moderno em 1506, com base em pesquisas do cientista grego Heron de Alexandria.
Hoje, esses dois dispositivos são amplamente utilizados na prática veterinária, mas a maioria dos veterinários profissionais prefere termômetros eletrônicos. Apesar do alto custo, eles podem determinar instantaneamente os indicadores exatos de temperatura e também são absolutamente seguros para danos mecânicos aos seres vivos e ao meio ambiente. Independentemente do tipo de dispositivo de medição, a determinação dos indicadores de temperatura nos animais é realizada de acordo com um único princípio. Eles são divididos nos seguintes estágios:
- Desinfecção termômetro - para isso, é bem limpo com algodão estéril umedecido em solução de álcool a 70%.
- Lubrificação do dispositivo - necessário para evitar irritação excessiva do reto. Um termômetro é frequentemente lubrificado com vaselina ou outro lubrificante intercambiável e seguro.
- Insira o indicador no corpo - um dispositivo lubrificado é inserido no reto a uma profundidade de 2-3 cm, com o elemento de medição para dentro.
- Exposição termômetro - necessário para o dispositivo determinar a temperatura real. Para isso, um termômetro de mercúrio introduzido no reto é mantido por 6-8 minutos, eletrônico - não mais que 1 minuto.
- Remoção e limpeza do dispositivo de medição - depois de determinar os indicadores de temperatura, o dispositivo é removido lentamente do reto e depois limpo de fluidos fisiológicos e graxa usando uma solução de sabão. Depois disso, é desinfetado com uma solução de álcool a 70%.
Importante! A medição da temperatura corporal geralmente causa desconforto no gado, ao qual os animais podem reagir bruscamente. O poetaAo executar o procedimento, é preciso aderir às regras gerais de comportamento seguro do gado.
Por que é elevado
Pode haver várias razões para o aumento da temperatura corporal (hipertermia) em animais. Na maioria das vezes, esse processo está associado ao desenvolvimento de várias doenças no gado, incluindo as extremamente perigosas, que podem levar à morte de todo o gado.
Mas, às vezes, esse processo pode indicar problemas no cuidado de animais. Nesse caso, uma mudança nos indicadores de temperatura ocorre espontaneamente e também não é acompanhada por sintomas adicionais.
Envenenamento
Os artiodáctilos domésticos não são capazes de determinar a qualidade dos alimentos que ingerem; com freqüência, o gado é envenenado por todos os tipos de substâncias tóxicas. Eles entram na ração como resultado da pulverização de meios de proteção química e fertilizantes nas áreas de pastagem, mas também podem resultar da capacidade das plantas de acumular e transformar todos os tipos de venenos.Não é difícil identificar o desenvolvimento deste processo, com envenenamento, a hipertermia é acompanhada pelos seguintes sintomas:
- diarréia
- opressão geral;
- cãibras
- problemas com movimento (falha do membro);
- uma acentuada mudança de comportamento.
Importante! Na maioria das vezes, o gado é envenenado por batatas que ficaram verdes ao sol; portanto, após armazenamento prolongado, o vegetal não é recomendado para alimentar animais domésticos.
Doenças infecciosas
As principais razões para o desenvolvimento de temperatura corporal elevada em bovinos geralmente são atribuídas ao desenvolvimento de várias lesões infecciosas. Muitas vezes, essa síndrome fisiológica ocorre devido à penetração de vírus ou bactérias perigosas no corpo.
Nesse caso, a hipertermia é uma reação do sistema imunológico a inclusões estranhas ou sinaliza o desenvolvimento de processos inflamatórios. Na maioria das vezes, as infecções são acompanhadas por sintomas específicos adicionais, manifestados no contexto da inibição geral do animal.As doenças mais comuns do gado que causam uma reação térmica do corpo são:
- leucemia;
- praga
- pneumonia
- leptospirose;
- endometrite;
- mastite
- febre aftosa;
- brucelose.
Má nutrição
Um aumento acentuado da temperatura também pode indicar alimentação pobre ou infectada por bactérias. Tais problemas surgem na maioria das famílias que economizam em alimentos para aumentar a lucratividade do gado.
Nesse caso, a patologia se desenvolve como uma reação à introdução de bactérias podres ou fungos patogênicos no corpo. Muitas vezes, esses processos são acompanhados por uma digestão perturbada, mas, diferentemente do envenenamento, não levam a consequências fatais.
Como derrubar
Após a identificação da principal causa de hipertermia, eles começam a eliminar imediatamente esse processo patológico. Esse tratamento geralmente ocorre em um complexo, com freqüência os animais recebem antibióticos, imunomoduladores ou hormonais.
A escolha do remédio necessário é feita pelo veterinário com base no diagnóstico principal, que é determinado usando um diagnóstico abrangente. Quando esse tratamento não provoca uma diminuição instantânea da temperatura, os animais recebem medicamentos antipiréticos.
Você sabe Entre os habitantes de sangue quente do planeta, as penas são distinguidas pela temperatura corporal mais alta. Em pombos, galinhas e algumas espécies pequenas de aves, esse indicador está na faixa de 40 a 43 ° C.
O mais acessível e procurado entre muitos veterinários é considerado:
- antipirina - um medicamento veterinário abrangente, de natureza próxima aos compostos de ácido salicílico. O medicamento é administrado aos animais por via oral, a uma taxa de 10-15 g / indivíduo por dia. A duração do tratamento é determinada pelo veterinário, dependendo da condição do animal;
- penicilina - um análogo sintético de antibióticos naturais produzido por fungos do gênero Penicillium. É um sal de sódio da benzilpenicilina. Entre por via intramuscular, 4-6 vezes ao dia. A dose única ideal do medicamento é de 3-5 mil unidades / kg de peso corporal do animal. A duração da terapia depende do estado do animal;
- polyflex - análogo veterinário de preparações de ampicilina. O medicamento é administrado por via intramuscular, 1 vez por dia, na dosagem de 6 a 12 mg / kg do peso do animal. A duração da terapia depende das condições gerais do animal.
Portanto, ao detectar uma temperatura elevada, todos os tipos de medicamentos antipiréticos são mostrados aos animais; no entanto, essa terapia deve ser necessariamente controlada por um veterinário experiente e qualificado.