O uso de estufas que ficam ociosas no inverno para manter as galinhas nelas provou ser uma idéia proveitosa. Sua modalidade tornou-se especialmente bem-sucedida ao usar o material de polímero de policarbonato. O conteúdo de inverno das galinhas em uma estufa de policarbonato será discutido no artigo.
Manter galinhas na estufa no inverno
A idéia de equipar uma estufa sob o galinheiro no inverno foi rapidamente captada e distribuída em todos os lugares. E a disponibilidade de policarbonato sem geada, durável, transparente à luz e de boa aparência tornou-se uma boa ajuda na organização desse espaço para o pássaro.
Você sabe O pintinho diário já é reflexo e nível de desenvolvimento que demonstra as habilidades que a criança atinge apenas aos três anos de idade.
Os benefícios
- Vantagens de usar uma estufa na forma de uma gaiola de inverno:
- existe a oportunidade de economizar significativamente dinheiro e área no local, necessário para a construção de uma casa separada;
- é criada uma proteção confiável do pássaro contra intempéries, geadas e predadores;
- o caldo de galinha é preservado na estação fria;
- os excrementos de frango se acumulam, que são coletados em camas substituíveis, que são adequadas para compostagem e também servem como um excelente fertilizante para as plantas no verão.
Desvantagens
- Para equipar uma estufa para um galinheiro de inverno, você não pode ficar sem problemas:
- uma estufa de policarbonato deve ser isolada, o que implica certos custos;
- dentro você terá que construir poleiros, ninhos, alimentadores e taças;
- na primavera, tudo isso deve ser desmontado e um local para armazená-lo é encontrado.
Arranjo de uma estufa sob o galinheiro para o inverno
Se houver uma estufa no terreno, organizá-la para um galinheiro não é tão difícil. Basicamente, ele precisa ser isolado e equipado com alimentadores, tigelas, poleiros, ninhos e, se necessário, ventilação e aquecimento forçados.
Você sabe Os notórios "cérebros de galinha", no entanto, permitem que a galinha poedeira se lembre de mais de cem rostos humanos e, a partir de 10 metros, reconheça com precisão o dono entre outras pessoas.
Materiais e ferramentas para o trabalho
Para usar uma estufa de policarbonato como um galinheiro, você precisará dessas ferramentas e materiais:
- serra para madeira;
- Serra para plástico;
- chave de fenda;
- um martelo;
- pistola para uso de selante;
- unhas
- juntas de borracha;
- mástique tiol ou polissulfureto;
- chapas de policarbonato com espessura de até 4 mm;
- barras de madeira de seção circular ou postes;
- poliestireno com 5 cm de espessura;
- lutrasil;
- tábuas para a construção de ninhos de galinha e uma escada que leva a poleiros;
- fios elétricos;
- lâmpadas elétricas;
- tomadas elétricas.
Galinheiro DIY da estufa: vídeo
Instruções passo a passo
Para equipar uma estufa para uma gaiola de inverno, você deve:
- Para evitar correntes de ar com juntas emborrachadas, feche todas as rachaduras nas juntas da estrutura.
- Lacunas entre as folhas de policarbonato para eliminar com selante na forma de tiokol ou mástique polissufídico.
- Em áreas com clima frio, isole a sala por dentro com uma segunda camada de policarbonato de até 4 mm de espessura ou com um filme de bolhas.
- Retire a base e cubra-a com placas de espuma de 5 cm de espessura.
- Aperte as paredes de policarbonato por dentro com Lutrasil para evitar a formação de condensação e isolamento adicional.
- Execute a fiação elétrica na estufa para iluminação, aquecimento e ventilação forçada.
- No interior, coloque poleiros de madeira redonda ou estacas à taxa de 25 cm por pássaro. Os poleiros são mais altos à medida que o ar quente aumenta. Uma escada ou escada de madeira deve levar a eles.
- Para galinhas poedeiras, faça ninhos na forma de gavetas de 30x40x30 cm de tamanho com um fundo de malha coberto de serragem ou feno. Os ninhos estão localizados na parte menos iluminada da sala.
- Instale prateleiras para alimentos secos e úmidos levantados acima do chão.
- Instale um mamilo automático ou aspirador de pó.
Importante! Lá fora, com força suficiente da estrutura da estufa, a neve é um bom isolamento.
Como cultivar galinhas no inverno na estufa
Para garantir que as galinhas, durante o inverno na estufa, se sintam confortáveis nela, você deve seguir regras simples.
As regras básicas do inverno
Eles são os seguintes:
- A temperatura na casa não deve cair abaixo de +10 ° C e, para galinhas poedeiras, a temperatura mínima é de +15 ° C. Em dias gelados, pode ser suportado com lâmpadas infravermelhas. Além disso, para cada 10 metros quadrados. m da estufa é suficiente uma lâmpada com capacidade de 500 watts.
- O horário de verão deve ser mantido artificialmente por pelo menos meio dia para garantir alta produção de ovos de galinhas à taxa de 1 lâmpada por 20 watts a cada 10 metros quadrados. m
- O piso não deve ser frio, para o qual é coberto com uma camada isolante de feno, palha ou turfa com pelo menos 10 cm de altura.
- Geralmente nessas estufas para cada 10 metros quadrados. m existem dois respiradouros para ventilação. Mas no inverno, com tempo ventoso e gelado, eles não podem ser usados e, portanto, é criada ventilação forçada na estufa usada para a casa, criando um movimento do ar que não excede 2 m / s.
Frangos de alimentação
No inverno, as galinhas perdem sua massa verde, sementes de várias plantas e insetos, às quais tiveram acesso durante a caminhada na estação quente.Tudo isso deve ser compensado pelo equilíbrio da ração, que é dada às galinhas quatro vezes ao dia no inverno e consiste em:
- cereais representados por aveia, trigo, centeio, milho triturado e cevada;
- misturas de batatas cozidas e amassadas com farinha;
- misturadores de grãos triturados, legumes no vapor e aditivos minerais como cascas trituradas, cascas de ovos secos e migalhas de giz;
- farelo com curativo fortificado;
- farinha de feno;
- Suplementos proteicos constituídos por resíduos de peixe e carne, queijo cottage, ervilhas e feijões cozidos no vapor.
Importante! As camadas não devem receber muita ração para evitar a obesidade, levando a uma queda na produção de ovos.
Como no verão, no inverno, as galinhas não devem ser dadas como alimento:
- produtos de panificação que incham no estômago e perturbam o trato digestivo;
- enchidos, substâncias nocivas para aves;
- alimentos doces que provocam obesidade;
- batatas cruas contendo solanina venenosa;
- alimentos obsoletos que podem causar intoxicação.
Como a temperatura na estufa, onde as galinhas vivem no inverno, não pode ser inferior a +10 ° C, a água não deve ser mais fria que esta temperatura.
Como manter um galinheiro limpo no inverno
A principal preocupação do plano sanitário é impedir que o lixo entre na ração e na água nos alimentadores e tigelas e no processamento oportuno de roupas de cama no chão. Para isso, são instalados bebedouros automáticos para mamilos e a vácuo que protegem a água potável do contato com cotão, penas e fezes de pássaros.
A disposição dos alimentadores criados acima do piso e projetados de tal maneira que os pássaros possam enfiar a cabeça neles também contribui para as regras de higiene para alimentar as galinhas.
O material da maca é geralmente feito de:
- palha:
- feno;
- serragem;
- turfa;
- aparas de madeira;
- palha.
O material de cama mais prático é a turfa, que pode absorver resíduos líquidos que excedem seu próprio peso em 20 vezes. Quanto à substituição do lixo, aqui os criadores de aves praticam duas abordagens. Alguns mudam completamente a ninhada ou a totalidade dela, ou a parte superior duas vezes por mês.
Outros deixam o lixo velho no lugar, complementando-o com uma nova camada derramada sobre o antigo. O significado disso é que as camadas inferiores da cama, impregnadas de cama, começam a brilhar, enquanto geram calor (até +40 ° C): para uma casa de inverno, essa é uma grande vantagem.Recentemente, as enzimas Net-Plast misturadas com roupas de cama não substituíveis têm sido cada vez mais usadas. Como resultado da fermentação, as bactérias não apenas aceleram os processos de decomposição no lixo e liberam calor, mas também visivelmente abafam o odor desagradável na estufa.
Organização ambulante
No inverno, são necessários passeios de pássaros ao ar livre. É melhor fazer isso em clima ensolarado e na ausência de geada.
Importante! Uma temperatura abaixo de -10 ° C é indesejável para galinhas que andam, pois é repleta de picada de gelo nas patas e um resfriado.
Geralmente no inverno, as galinhas caminham ao ar livre por não mais de 2 horas. A área para caminhadas é forrada com feno ou roupa de cama usada da casa.
O que afeta a postura de galinhas no inverno
Geralmente no inverno, uma diminuição na produção de ovos é afetada por:
- biorritmos naturais de pássaros;
- baixa temperatura;
- diminuição do horário de verão;
- diminuição da atividade motora, provocando obesidade;
- deficiência de vitamina.
No entanto, tudo isso, com exceção dos biorritmos naturais, é regulado pelos seres humanos, como resultado do qual quase todo o período de inverno consegue obter um número total de ovos das camadas.
Possíveis doenças e seu tratamento
No inverno, as galinhas são suscetíveis a doenças que resultam de:
- resfriados
- infecções
- lesões, envenenamento;
- a atividade de parasitas.
Na maioria das vezes, no inverno, as galinhas sofrem com:
- Laringotraqueíte, que é uma doença infecciosa e se manifesta na imobilidade, queda na produção de ovos, respiração rouca, formação de conjuntivite. A laringotraqueíte infecciosa é tratada com Tromexin, administrada no início da doença em uma quantidade de 2 g, diluída em um litro de água e, em seguida, 1 g dissolvido em um litro de água até que a galinha se cure completamente.
- Broncopneumonia, que é a inflamação brônquica e se manifesta na respiração rouca, inatividade, coriza, perda de apetite. Para o tratamento, a pulverização é usada no galinheiro de Ashpiseptol, bem como doses de Terramicina ou Norfloxacina determinadas pelo veterinário. Como medidas preventivas, é feita a conformidade com o regime de temperatura recomendado e o nível de umidade aceitável na casa.
- Pullorosasendo tifóide de frango e afetando o intestino do frango. A doença se manifesta em uma queda acentuada no apetite, febre e diarréia. O tratamento consiste em tomar medicamentos sulfonamida ao longo da semana.
- Colibaciloseafetando todo o rebanho de galinhas e afetando principalmente os pulmões das aves. A doença se manifesta em letargia, febre, uma acentuada deterioração do apetite, respiração rouca, sede intensa. O tratamento consiste em tomar Sarafloxalina, Enrofloxacina e Ampicilina, cuja dose é determinada pelo veterinário em cada caso.
- Salmonelose, que é uma doença transmitida pela bactéria Salmonella e que afeta os órgãos internos de uma galinha. A doença se manifesta na apatia do frango, perda de apetite, dificuldade em respirar, claudicação. No tratamento da doença, "Sulfanilamida", "Biomicina", "Cloranfenicol", "Tetraciclina", "Clortetraciclina" são usadas.