As raças e cruzamentos modernos de frangos e frangos tradicionais podem alcançar indicadores impressionantes de crescimento, produção de ovos, taxa de ganho de peso. Ao mesmo tempo, fatores aparentemente insignificantes geralmente se tornam decisivos, um dos quais é a boa ventilação no galinheiro. Discutiremos ainda mais o que é ventilação e como fornecê-la.
Por que você precisa de ventilação no galinheiro?
O equipamento do sistema de ventilação do galinheiro é necessário para os seguintes fins:
- Graças à ventilação, o ar limpo circula na casa e o pó é removido.
- O lixo é uma fonte de amônia nociva para as aves, que é removida devido ao sistema de troca de ar.
- A temperatura do ar é ajustada, especialmente em climas quentes.
- Permite controlar o nível de umidade. Esse indicador é extremamente importante (é inaceitável que as aves tenham ar muito úmido ou excessivamente seco). No inverno, o lixo, os excrementos e as tigelas para beber são uma fonte de maior evaporação da umidade, além disso, o aumento da umidade, bem como os resíduos de ração e excrementos, são um terreno fértil para várias doenças infecciosas. Além disso, a umidade moderada elimina a formação de mofo (fungo), que afeta adversamente o corpo do pássaro.
Se a casa não estiver equipada com um sistema de troca de ar, o risco de desenvolver doenças infecciosas, bem como doenças respiratórias no inverno, aumenta. No verão, os pássaros sofrem de calor (pode levar a insolação) e poeira seca.
Principais requisitos
Os requisitos básicos para ventilação artificial são os seguintes:
Será útil para você descobrir
- O ar limpo deve ser suficiente para toda a população. O cálculo correto do volume de ar fresco necessário no galinheiro pode ser feito de acordo com a seguinte fórmula: 7 m³ / 1 kg de peso vivo no verão e 3-4 m³ no inverno. Nesse caso, o fluxo de ar na estação quente não deve exceder 0,85 m / se 0,5 m / s durante o início do tempo frio, caso contrário, há risco de correntes de ar.
- O duto deve ser ajustável para que os pássaros não congelem no inverno.
- As válvulas do duto devem ter a função de interromper completamente o suprimento de ar; isso é necessário em caso de geada intensa.
- Os dutos devem ser posicionados de modo a não causar correntes de ar perigosas para a saúde das aves.
- É aconselhável instalar grades com orifícios de pequeno diâmetro no duto, com um sistema montado corretamente, seu diâmetro será suficiente para a ventilação normal, mantendo o calor.
A ventilação e o aquecimento e, se necessário, o aquecimento adicional, devem fornecer entre 60 e 75% de umidade do ar na casa e uma temperatura de +5 ... + 23 ° C.
Como fazer ventilação no galinheiro com suas próprias mãos?
Existem três tipos de ventilação:
- fornecimento e exaustão;
- forçado (mecânico);
- natural.
Você sabe Em 2012, no Sri Lanka, uma galinha deu à luz através de nascidos vivos. O filhote mostrou-se bastante saudável, enquanto o frango morreu devido aos ferimentos.
Fornecimento e exaustão
Simples de implementar e ao mesmo tempo eficaz para um pequeno agregado familiar. O arejamento é realizado devido à diferença de pressão nos tubos de suprimento e exaustão localizados em diferentes níveis.
Pelo menos dois tubos são usados - o tubo de suprimento (localizado abaixo, sua saída, a seção inferior, está localizado abaixo, perto do piso) e o tubo de exaustão (cuja seção está localizada sob o teto, e acima do teto, sua seção superior está acima do tubo de suprimento).
O diagrama mostra claramente o princípio de operação e a localização dos tubos. Criar você mesmo esse sistema é simples. Esquema de ventilação de suprimento e exaustão
Para isso, você precisará de:
Ferramentas:
- broca com broca ou broca;
- Serra recíproca (se houver);
- máquina de solda (se o tubo for metálico);
- fita de construção;
- nível.
Materiais:
- tubo de plástico (metal pode ser usado) Ø 10 cm - 3 m;
- lã mineral;
- selante (copo d'água);
- material de cobertura;
- fio
- cola de montagem.
Importante! Em lojas especializadas, estão à venda tubos de plástico com amortecedor.
Progresso do trabalho:
- Meça a altura dos tetos no galinheiro. Esta distância + 10 cm é a altura do tubo de alimentação. Usando uma serra, corte um pedaço do comprimento apropriado (ele estará localizado verticalmente, de modo que o corte inferior fique 20 cm acima do chão e o corte superior 30 cm acima do telhado).
- O comprimento do tubo de escape é calculado de modo que ambas as seções estejam localizadas 25 a 30 cm acima e abaixo do teto.
- Usando uma broca e broca (ponta de serra) ou serra de vaivém, faça furos no teto com o diâmetro apropriado.
- Agora você precisa fazer um “teto” no corte superior dos dois tubos, é necessário impedir a entrada de água no sistema. Se você usar um tubo de metal para ventilação, poderá soldar um pedaço do mesmo tubo, cortar em um plano diametral com 15 a 20 cm de comprimento (parece um telhado com um perfil semicircular) ou um pedaço de um canto de construção soldado horizontalmente ao corte superior. Para tubos de plástico, use o mesmo "teto" semicircular e cola de montagem.
- Insira os tubos nos orifícios correspondentes nas distâncias descritas acima. Se você usar tubos de plástico, eles ficarão sem dispositivos adicionais, pois são leves. É necessário soldar um canto transversal aos tubos de metal, que estarão na inclinação superior do telhado, impedindo que o tubo se mova para baixo.
- Usando lã mineral e selante, cubra as rachaduras restantes ao redor do tubo e cubra esses locais com resina. No entanto, o algodão deve ser colocado no tubo do lado de fora (o isolamento não permitirá que a condensação se acumule no interior) e o próprio algodão deve ser envolvido com material de cobertura, que deve ser fixado com arame.
- Recorte qualquer material à mão (preferencialmente madeira plástica ou compensada laminada) com uma largura que cubra firmemente o corte superior do tubo, encostando-se às laterais internas do "telhado". A largura deve ser calculada para que as válvulas fiquem firmemente fixadas entre as paredes laterais e, ao mesmo tempo, se movam com facilidade, aumentando ou diminuindo a abertura da entrada de ar. O comprimento da válvula é de 15 a 20 cm.
Vídeo: Como fazer ventilação de suprimento e exaustão
Forçado
Esse sistema de ventilação não se justifica em pequenas fazendas particulares (de 80 a 100 indivíduos), pois requer consumo de eletricidade.
A essência do método: com a ajuda de um ventilador elétrico, um ventilador é instalado na janela (se não estiver lá, o ventilador é instalado na parede), que bombeia ar.Importante! Na versão mais simples da ventilação mecânica, o ventilador trabalha para bombear ar para dentro de casa!
Opcionalmente, você pode equipar a casa com sensores de umidade e temperatura que ligam e desligam o ventilador.
Não é difícil fazer ventilação mecânica, para o seu equipamento você precisará:
Ferramentas:
- serra de vaivém (serra ou broca alternativa);
- chave de fenda.
Materiais:
- um ventilador com um fio elétrico do comprimento necessário;
- peça de madeira compensada ou placa osb 5 mm;
- parafusos autorroscantes.
Ordem de execução do trabalho:
- Se o ventilador estiver instalado em uma janela, o vidro será removido, se não houver janela, será feito um buraco na parede do galinheiro, usando um quebra-cabeças, serra alternativa ou broca (perfurador). Suas dimensões devem ser 2-3 cm maiores que o comprimento e a largura do ventilador (se o ventilador for redondo, respectivamente, o diâmetro do furo deverá ser maior na mesma quantidade). O melhor é fazer o furo acima do nível do poleiro, mais perto do teto.
- Usando parafusos, madeira compensada ou uma placa osb, um ventilador é instalado no orifício. A fiação e um interruptor (podem ser combinados com um interruptor de luz) são feitos fora da casa.
- Em dispositivos mais complexos, além do interruptor mecânico, o ventilador pode ser equipado com disjuntores dos sensores de umidade e temperatura localizados na casa.
Design natural
A ventilação natural nada mais é do que uma janela aberta e uma porta entre a qual é criada corrente de ar natural.
Você sabe As galinhas são geneticamente mais parecidas com seus ancestrais - dinossauros voadores. Ao mesmo tempo, os parentes mais próximos de todos os pássaros, dos animais existentes hoje, são crocodilos.
Existem dois tipos de ventilação:
- Não regulamentado (infiltração) - o ar é fornecido através de uma porta ou janela entreaberta.
- Ajustável (aeração) - neste caso, uma janela está localizada acima da ave empoleirada, de preferência uma janela deslizante (é mais fácil obter o volume necessário de fluxo de ar). Uma porta aberta fornece um fluxo de ar fresco e, através de uma janela aberta para o tamanho desejado, o escapamento sai, juntamente com a amônia.Esquema de ventilação natural regulada
Ambos os métodos são bons apenas para os meses mais quentes, pois é necessário aquecimento adicional no inverno e existe o risco de o pássaro pegar um resfriado.
Apresenta capuzes no inverno
No inverno, o tipo mais prático de ventilação para um galinheiro doméstico com uma população pequena é o suprimento e a exaustão. As desvantagens da ventilação natural, especialmente no inverno, foram mencionadas acima.
Quanto ao sistema mecânico, é necessário que a sua avicultura seja grande (em termos de número de animais) e você esteja criando aves para fins comerciais.
Para um galinheiro com uma área de até 10 m², um sistema de suprimento e exaustão com dois tubos é suficiente (um para o exaustor e o segundo para o fluxo de ar). Se os tubos não forem isolados do lado de fora desde o verão, cuide disso - uma camada de lã mineral e material de cobertura impedirá a formação de condensado.
Antes do início do tempo frio, verifique as áreas das juntas dos tubos e dos telhados quanto a rachaduras e fendas, se necessário, sele possíveis fontes de correntes de ar com resina.
Se um sistema mecânico estiver instalado no galinheiro, não será supérfluo verificar adicionalmente a fiação, já que o clima úmido, muitas vezes anterior ao início do gelo, pode causar curtos-circuitos na fiação defeituosa.Se o número de seus pássaros totalizar de 10 a 15 galinhas, você poderá conviver com ventilação natural, mas no inverno esse sistema pode causar problemas adicionais.
Se você tem uma exploração avícola com várias dúzias de cabeças e a área da casa é de 10 m² ou mais, você não pode prescindir de um sistema de suprimento e exaustão (embora não doa no caso de uma população pequena). No caso de criação de aves para venda no valor de várias centenas (mil) cabeças, forneça ventilação forçada nos galinheiros.