O inverno no apiário é um período extremamente importante e responsável, porque qualquer erro pode levar à perda de uma família de abelhas inteira. Em condições modernas, a maioria dos favos de mel, dos quais o mel foi selecionado, não é adequada para os insetos de inverno. Este artigo discute a preparação adequada de abelhas e montagem de ninhos.
Quando a montagem deve começar?
O ninho é montado várias vezes. Antes de iniciar sua preparação, é necessário inspecionar as abelhas 2-3 vezes por mês, a partir de setembro. No final do verão, os insetos enfraquecem e, nas condições dos favos de mel vazios, isso acontece muito rapidamente. Durante a última coleta de mel (final de agosto), é necessário reduzir as células, que não serão mais utilizadas.
Importante! As células em que o feed é deixado podem ser marcadas com um marcador para que não sejam removidas por engano.
Montagem de ninho de abelha para o inverno
Por toda a sua aparente simplicidade, preparar um enxame de abelhas para o inverno não é o trabalho mais fácil. Abaixo está um guia passo a passo para esse processo.
Preparação da montagem
Em preparação para o inverno, todos os quadros são examinados quanto à presença de mel neles. Aqueles que contêm 1,5 kg ou menos são removidos - eles não têm comida suficiente para a família. O tamanho do ninho é selecionado dependendo da força da família, pois não são necessários territórios extras. Cólicas são tão ruins para os insetos.
Para determinar a força da família, você precisa levantar cuidadosamente o dossel da colméia de manhã cedo, contar o número de ruas ocupadas e anotar os dados em um caderno. A montagem dos ninhos será realizada levando em consideração esses registros. Deve-se tomar cuidado para garantir que os favos estejam cheios de mel, e não de penas, pois os insetos podem comer rapidamente toda a comida e rastejar ao longo da colméia em busca de comida. Dos materiais durante a montagem, você precisará de uma estrutura (6 a 7 por colméia durante o inverno frio e até 10 a quente) e equipamentos de proteção para o apicultor.
Você sabe Após a fertilização do útero, que ocorre em tempo real, o drone morre. Mas seu esperma pode ser suficiente para 9 meses de fertilização.
Inspeção de abelhas
Os insetos remanescentes após a morte da parte do enxame que ocorre na primeira metade do outono ocupam o meio do ninho. Neste ponto, os favos de mel não contêm uma grande quantidade de mel. É necessário examinar as abelhas - aquelas que ocuparam as células e estão imóveis nas espreguiçadeiras, consumirão um mínimo de mel e emitirão uma pequena quantidade de excremento.
Mas os espécimes localizados na superfície da armação formam um clube denso. Esses indivíduos não podem ser perturbados e não coletam quadros. Se possível, eles devem deixar as mesmas condições para o inverno.
Redução de quadro
Reduza o escopo imediatamente antes do início do período frio. Ao mesmo tempo, a quantidade de mel neles deve ser levada em consideração - aquelas estruturas em que são deixados mais de 2 kg do produto para a alimentação de insetos.
Importante! É melhor coletar a estrutura onde existem muitas células não lacradas. O mel neles pode ficar azedo ou até mofo.
Existem várias maneiras de montar quadros:
- Pequenos favos de mel com um pequeno número de abelhas são removidos - os insetos são sacudidos e as armações são transferidas para o armazém.
- As colmeias são equipadas com células de mel no lado sul, e células menos aglomeradas são colocadas na colméia, onde a maior parte do enxame se reúne.
- Alguns anfitriões enchem uniformemente a colméia com molduras de meio néctar. Nesse caso, o mesmo bom inverno é observado.
As molduras nas quais as crianças permaneceram não podem ser removidas, mesmo se praticamente não houver mel nelas. Você precisa esperar o amadurecimento da juventude e sacudi-lo das células.
Montagem direta do soquete
A montagem final do soquete é feita desta maneira:
- São feitos buracos de 10 mm no meio do favo de mel, através dos quais os insetos podem migrar entre as ruas vizinhas.
- Ao definir a estrutura para o inverno, as ruas se expandem de 10 a 13 mm para facilitar o movimento das abelhas.
- Na periferia das molduras extremas, é necessário imprimir todas as células para que o mel delas seja transferido para o meio e os habitantes não se arrastem pelas bordas da sala.
- O telhado é removido na colméia, que com o calor pode atrair um clube de abelhas. Em vez disso, um pedaço de tecido denso é colocado - uma tela.
- Quando o tempo frio chega, as famílias se mudam para um local para o inverno e saem sozinhas até a primavera.
Vídeo: montagem de ninho de abelha
Uma tecnologia de expansão interessante, depois de usar insetos em uma colméia de base, chamada ninho dadan. Está sendo feita uma superestrutura com uma nova estrutura para a colméia principal, onde, em condições favoráveis, a família se muda.
Características da alimentação das abelhas
O período de inverno para as abelhas é inativo, mas isso não significa que elas não exijam alimentação. Geralmente, até o final do inverno, o estoque de pentes acaba e os insetos precisam de ajuda com a nutrição. O mel é um alimento natural, mas, se não estiver disponível, você pode substituí-lo por um xarope de açúcar substituto.
Você sabe A família das abelhas é de 60 a 120 mil indivíduos. Um inverno rigoroso pode reduzir o "gado" para 10 a 20 mil.
E é melhor preparar uma mistura doce de doces, que é feita assim:
- O mel é aquecido e liquefeito, um pouco de açúcar em pó é adicionado a ele.
- A composição é amassada por um longo tempo até ficar homogênea.
- Os bolos são feitos e embalados em um filme plástico, no qual os furos são cortados.
- Kandy é empilhado em cima do quadro e isolado.
Essa cobertura não provoca insetos a voar na estação fria e fornece uma quantidade suficiente de nutrientes. Alguns grânulos de sal e pólen podem ser adicionados à massa.
Dicas de apicultores experientes
Os séculos de apicultura ajudaram as pessoas a desenvolver muitos truques e métodos para ajudar os insetos a sobreviver em tempos difíceis de frio.
As dicas de apicultores experientes ajudarão os apicultores novatos:
- para não perturbar os habitantes da colméia mais uma vez, você pode prever a quantidade correta de mel e fazer sem se alimentar;
- se você ainda precisava se alimentar, precisa fazer isso antes do final do inverno - em meados de fevereiro, para que as abelhas não apresentem diarréia;
- solução de curto prazo para o problema - balas, que são uma excelente fonte de doçura;
- na preparação para o inverno, as colmeias precisam ser branqueadas e fumigadas com enxofre das pragas;
- o local para o inverno deve estar seco e tratado com roedores.
Com seu estilo de vida familiar, as abelhas são extremamente sensíveis aos cuidados do apicultor. A preparação de alta qualidade para a estação fria e o apoio do enxame durante uma possível inanição na primavera ajudará os insetos no inverno e se deliciarão com a nova estação com um excelente produto âmbar.