Entre os apicultores, a prática de alimentar abelhas é generalizada. Neste artigo, falaremos sobre por que esse procedimento é necessário, como fazer a alimentação correta e também consideraremos os conselhos dos apicultores.
Para que serve a alimentação das abelhas?
Em caso de permanência prolongada forçada das abelhas nas colméias durante o inverno, elas devem receber nutrição de alta qualidade.. Na ausência de reservas de mel nas colméias, isso pode provocar doenças da família das abelhas e, em condições desfavoráveis, sua completa extinção.
O curativo de outono é realizado para reabastecer os estoques de forragem com insetos de mel, para que eles possam sobreviver em qualquer condição.
No final do inverno, as abelhas precisam ser alimentadasa fim de evitar a perda de parte da família das abelhas devido à falta de alimentação, garantir a prevenção e o tratamento de várias doenças desses insetos, além de acelerar o crescimento de suas famílias. Esses são os principais fatores para obter um bom mel no futuro.
Quando é a melhor hora para alimentar
O principal objetivo da criação de abelhas é obter mel. A floração em massa de plantas em diferentes países e regiões ocorre em momentos diferentes; nesse período, a família das abelhas deve ser a maior e mais forte possível.
85 dias após o útero começar a botar ovos, ocorre o maior rendimento de abelhas que atingiram a maturidade total e estão prontas para o trabalho. O apicultor precisa alimentar adicionalmente a família das abelhas, concentrando-se na floração em sua região.
O curativo de outono é realizado antes da formação de ninhos para o inverno, quando é detectada uma falta de alimento. Com um bom suprimento de ração para o inverno, os insetos precisam ser alimentados em março, após o início do aquecimento.
O primeiro vôo de insetos-mel é feito após a temperatura externa ser de pelo menos + 10 ° C. Depois que os insetos retornam às colméias, é necessário examinar suas fezes para verificar se o enxame está saudável. Se uma família de abelhas é suspeita de ter uma doença, é necessário dar cobertura, na qual drogas e estimulantes serão adicionados primeiro.Importante! A saúde do enxame pode ser determinada pela ingestão de alimentos. Se as abelhas relutam em comer, isso significa que elas não são saudáveis.
Como cozinhar o molho superior
Os curativos mais usados são levedura, mel e xarope de açúcar. Vamos considerar em detalhes como cozinhar cada um deles.
Xarope de açúcar
Xarope de açúcar é o mais fácil de fazer. Para cozinhá-lo, você precisa seguir uma instrução simples:
- Despeje 1 litro de água na panela e deixe ferver.
- Adicione 1 kg de açúcar à água fervida.
- Mexa o líquido até que as bolhas de ar subam do fundo da panela.
- Retire o recipiente do fogo.
- Após o resfriamento, o xarope está pronto para uso.
Para obter uma mistura de nutrientes, você deve observar rigorosamente as proporções dos ingredientes. O xarope muito líquido não terá valor nutricional suficiente, e os insetos espessos que geram mel não serão capazes de processar.Importante! O xarope de açúcar para a alimentação de abelhas é preparado apenas com açúcar refinado branco.
Levedura
As famílias de abelhas mais fracas que não têm suprimento suficiente de mel, bem como as famílias que se enfraqueceram durante o período de inverno, precisam muito da alimentação de leveduras. Para prepará-lo, você deve:
- Coloque 600 g de açúcar em uma panela e despeje 600 ml de água.
- Leve a água para ferver e deixe ferver por 2 minutos.
- Coe a calda quente através da gaze.
- Moa separadamente em uma xícara 50 g de fermento fresco com 2 colheres de sopa de açúcar até ficar cremoso.
- Despeje a mistura de fermento e açúcar em calda e mexa.
- Deixe ferver a calda e retire do fogo.
- Após o resfriamento, o xarope está pronto para uso.
Mel
O mel cheio é o mais próximo da alimentação natural das abelhas - mel, porque é preparado a partir de um produto natural. Na maioria das vezes, é usado para alimentar a família das abelhas no outono ou na primavera, mas você pode usá-lo antes do inverno.
Dependendo do objetivo que você planeja alcançar após a cobertura, Existem várias opções para tornar o mel cheio:Você sabe Uma abelha pode cheirar uma flor, estando a uma distância de 1 km dela.
- Grosso. Ela vai reabastecer a alimentação da família das abelhas. Para prepará-lo, misture mel e água morna na proporção de 4: 1.
- Médio. É administrado dependendo da quantidade de sementeira que a família das abelhas precisa, uma vez que essa cobertura ajuda a aumentar. Para cozinhá-lo, você precisa tomar mel e mexer com água morna na proporção de 1: 1.
- Líquido. É usado para estimular a abelha rainha a pôr ovos e informações de abelhas de diferentes famílias. As proporções de mel e água fervida devem ser 2: 4.
Como dar cobertura
Existem vários esquemas para alimentar adicionalmente as abelhas; para isso, são utilizados vários alimentadores.
Considere o mais popular deles:- estrutura. Eles são colocados na colméia em saliências especiais nas ripas superiores, o comprimento e a altura são emoldurados, mas a largura do alimentador é um pouco maior. O xarope é derramado através de um funil e dentro do alimentador existe uma grade para que os insetos não se afogem;
- letkovye. Eles precisam ser instalados no painel de chegada, colocando neles um recipiente com cobertura superior com um volume de 1,5 l;
- teto. São recipientes retangulares com partições verticais no interior, que são colocados na colméia. O xarope nutritivo não esfria neles, pois a família das abelhas o aquece bem;
- capacitivo. Nesse caso, pegue um volume de 1-1,5 litros, faça orifícios e fixe-o sobre as colmeias. O xarope derramado se projetará através dos orifícios, atraindo abelhas;
- aberto. Em um recipiente grande e aberto, coloque pequenas jangadas feitas de casca de noz ou palha, cheias de calda. Você precisa colocá-los perto das colméias.
Dicas de apicultor
Para obter o efeito mais útil, alimentando a família das abelhas, recomenda-se ouvir os conselhos dos apicultores:
- As abelhas costumavam ser roubadas de apiários vizinhos, então elas precisam ser alimentadas diretamente dentro da colméia. Colmeias de abelhas devem ser mantidas limpas. As abelhas não deixarão estranhos para o alimentador se ele estiver em seu território;
- a consistência líquida da alimentação forçará as abelhas a saírem da colméia e procurarem comida; portanto, deve ser usada quando o tempo estiver quente. No inverno, o xarope deve ser espesso, para que as abelhas se acomodem silenciosamente nas colméias.
Os fertilizantes são usados por muitos apicultores para nutrição adicional da família das abelhas. Seguindo todas as recomendações e observando as proporções corretas de sua preparação, você pode ajudar as abelhas e obter mel bom e de alta qualidade delas.