Uma das etapas para o cuidado adequado de um apiário é a deposição de abelhas na primavera, o que permite que você obtenha uma nova família de abelhas e, assim, reabasteça a população de colméias. Vamos examinar mais de perto esse processo, bem como as vantagens e desvantagens dos métodos de camadas.
Por que você precisa de camadas
Camadas são uma seleção de abelhas e ninhadas das principais famílias, que se reproduzem ativamente em novas colméias devido à presença de excesso de ninhadas e abelhas. Para começar, considere as razões pelas quais você deve criar camadas.
Importante! O útero fresco, lançado na colméia na primavera, tem muito mais chances de criar um substituto saudável do que o inverno.
Estes incluem:
- crescimento do trabalho das abelhas;
- prevenção de enxames descontrolados;
- a formação de uma ninhada madura para o suborno principal;
- aumento do volume de mel coletado;
- economizando na compra de novas famílias.
Quando fazer camadas
Esse processo é melhor realizado na primavera, uma vez que o longo período quente futuro permitirá que a nova família se adapte bem, fique mais forte e estocará o néctar das flores. Assim, ela terá tempo para se preparar bem para o inverno e poderá transferi-lo com sucesso. É possível a apicultura no início e no final da primavera. Dependendo do clima da região, o primeiro pode ocorrer no meio ou no final de abril, quando o ar aquece a uma temperatura de + 20 ° C.
Importante! Se as camadas são formadas usando o útero adquirido “alienígena”, vale a pena gastá-lo em 5–10 dias antes do previsto.
No final da tarde, na segunda quinzena de maio, é realizado quando a família é forte o suficiente e adquire zangões e um útero. Essa estratificação é considerada mais complexa, pois aumenta o risco de não retorno das abelhas de um voo de familiarização ou acasalamento. E sem um útero fetal, você pode ficar sem ninhada, o que levará a uma diminuição na quantidade de mel coletado.
Preparação da colméia
Antes de preparar as camadas:
- Uma nova colméia com ventilação adequada (você pode usar um modelo de vários casos).
- Núcleo - uma pequena colméia com 4 quadros (2 para ninhada, 2 para armazenamento de alimentos).
- Licor mãe madura (células de cera para incubação), retirado de insetos saudáveis.
- Isolamento de inverno na forma de espuma de poliestireno ou um travesseiro de musgo, reboque, juncos.
- Um enxame para transportar abelhas de um lugar para outro.
- Útero fetal saudável.
Além disso, um vôo inicial de abelhas revelará indivíduos fracos e substituirá o útero por outros mais saudáveis com o tempo. Toda primavera, não esqueça de auditar as colmeias, limpar, desinfetar e atualizar os quadros inutilizáveis.
Você sabe Não é de admirar que as abelhas sejam chamadas grandes trabalhadores, porque para a produção de apenas 100 g de mel, elas precisam coletar e processar o néctar de 1 milhão de flores.
As maneiras mais fáceis de colocar
Existem diferentes formas de postura de abelhas. Vejamos alguns dos mais simples.
Sem útero
Esse método geralmente é temporário e visa não aumentar o número de famílias, mas conter enxames naturais. Para fazer isso, insetos de uma família antiga são plantados em várias estruturas em uma nova colméia, e seu útero permanece em sua casa. Mais tarde, as famílias se reúnem.
Se a formação de um leito sem útero for realizada para expandir o apiário, deve:
- escolha uma família de ninhada forte com 12 a 17 quadros;
- estabelecer duas colmeias semelhantes;
- depois que as abelhas voarem para coletar mel, coloque um novo ninho perto do antigo e divida as armações, criando duas colméias idênticas;
- os insetos se separam, ocupam as duas habitações, formando duas colônias de abelhas;
- depois de 3 a 6 dias da colméia sem útero, é necessário remover as células rainhas más e deixar no máximo 4 células de qualidade;
- após 24 dias, quando o útero foi retirado e a primeira semeadura, é necessário avaliar o resultado e, se não for satisfatório, toda a família será reunida e a segunda tentativa de divisão será realizada o mais tardar um ano depois.
A vantagem do método é sua simplicidade para o ciclo habitual de apicultura, bem como sua eficácia como um método de combate ao enxame. As desvantagens incluem um baixo aumento (30%) na produtividade das abelhas. Além disso, em uma família sem útero por mais de 2-3 semanas, os drones aparecem e o novo replantio se torna impossível; portanto, ele precisa de atenção e controle especiais.
Você sabe Se as abelhas focalizassem apenas a visão, não conheceríamos o sabor do mel, porque elas não são capazes de distinguir um objeto localizado a mais de 1,5 m. No entanto, a natureza compensou generosamente a forte visão míope dos insetos com um maravilhoso olfato.
Útero
Um ataque à célula rainha ou útero é realizado desta maneira:
- escolha famílias fortes para a divisão, traga colmeias, armações, coberturas e isolamento colhidos;
- em uma nova casa, eles formam um ninho de 5 a 6 caixilhos, onde 6 a 10 kg de mel e áreas celulares suficientes para a semeadura devem ser localizadas;
- se houver uma coleção de mel favorável, 2-3 quadros serão substituídos por cera;
- o útero da antiga colméia com a ninhada é transferido para o centro do novo ninho, limitado pelo diafragma.
A colméia resultante é colocada no lugar da antiga, que é reorganizada ou empurrada para trás 1 a 1,5 me girada para trás. Deve ser colocado de forma que o local da colméia antiga seja menos reconhecível. A divisão é realizada até o meio do dia, quando ocorre o voo mais ativo das abelhas. Depois de dois dias, a maioria das abelhas voadoras sai da casa de sua mãe; elas recebem uma mãe madura de alta qualidade, depois de removerem suas próprias fistulosas com antecedência.Ao mesmo tempo, eles estão verificando uma nova família e, com uma falta de 5-6 quadros, adicionando novos. As desvantagens do método incluem um enfraquecimento significativo de insetos e uma violação da composição etária natural das abelhas em ambas as famílias. No entanto, esse método é usado mesmo no caso de despejo de licores-mãe, o que é impossível com outros métodos de enxame artificial. Ao mesmo tempo, o clima de enxame desaparece, pois todos os insetos voadores aparecem no papel de um novo enxame natural.
Criando Camadas Antigas
Este método também está bem estabelecido entre apicultores experientes. Como criar uma camada inicial:
- pegar 1-2 quadros de ninhada de famílias fortes e colocá-los em uma caixa separada, escolhendo quadros com indivíduos jovens que não voam e deixando o útero (pelo menos 6 quadros devem ser reunidos na caixa);
- instale um novo ninho, aqueça os quadros da ninhada a + 30 ° C e coloque-os no centro;
- por um lado, instale uma moldura com mel, por outro - com água;
- levar para indivíduos que não voam de outros 3 quadros da família original;
- feche o novo ninho e aguarde até que os insetos voadores deixem o apiário e, em seguida, coloque o útero nas camadas;
- Após cerca de 3 semanas, as camadas serão iguais à família principal.
Vídeo: Criando camadas
Para obter uma postura de alta qualidade, é necessário levar a ninhada de uma família forte, com pelo menos 2 kg. Nesse caso, uma família com 9 quadros e dando filhos por 7, você pode selecionar 1 quadro de uma ninhada adulta com abelhas. Em geral, o método de estratificação precoce pode aumentar significativamente a produtividade das abelhas - em 50 a 70%, que é sua vantagem indiscutível.
Características da formação de camadas em colmeias de multicascos
Ao contrário de uma colméia de colmeia única, em uma casa com vários cascos, sua instalação deve ser monitorada com muito cuidado - as portas das famílias antigas e novas devem ser direcionadas em direções diferentes. O processo de coleta de uma nova família é realizado por métodos tradicionais, mas a família que ocupa dois edifícios é considerada forte. Favos de mel com abelhas, larvas e alimentos também são selecionados. Outra característica da descarga de insetos em colmeias de multicascos é que essas habitações geralmente não são isoladas, porque possuem calor suficiente para aquecimento vindo de baixo.Independentemente do método escolhido, a apicultura de primavera é um pré-requisito para o sucesso da apicultura. Sua implementação permite controlar o enxame natural de insetos, planejar aumentar o número de famílias e, como resultado, a quantidade de mel coletada.