As variedades de cenoura pertencentes à variedade Nantes são uma das mais populares e são apreciadas pelos produtores de vegetais há décadas. Com base neste tipo de cenoura, um grande número de variedades é produzido. Considere as características das cenouras da variedade Nantes, seus prós e contras, como cultivar, coletar e armazenar.
Descrição e características da variedade
Graças às suas características, a variedade de cenouras de Nantes compete com sucesso com muitos híbridos holandeses populares.
História da criação
A variedade Nantes (Nantes 4) foi criada nos anos 30 do século passado, com base em sementes da cidade francesa de Nantes. A partir daqui o nome foi. A variedade foi criada por criadores de Moscou e, em todas as regiões onde essa cenoura foi testada, mostrou seu melhor lado. Não é de surpreender que esta variedade de cenouras ainda esteja em demanda. Serviu de base para a criação de muitas variedades que pertencem à sua variedade.
Região de plantio e datas de maturação
As cenouras amadurecem em 80 a 100 dias a partir do momento do surgimento de mudas, mas as raízes jovens adequadas para alimentação já podem ser colhidas a partir do dia 50. A cultura é resistente ao frio e pode ser cultivada em campo aberto em quase todas as regiões.
Você sabe As cenouras alaranjadas foram criadas apenas no século XVII na Holanda. Antes disso, havia referências a culturas de raízes de flores amarelas, brancas e roxas.
Produtividade de Variedades
O rendimento da cenoura da variedade Nantes depende da fertilidade e qualidade da terra nos canteiros. De cada metro quadrado, você pode obter de 2,5 a 6,5 kg de vegetais. A comercialização de culturas de raízes é de 78%.
Resistência a doenças
A variedade de cenoura é resistente a muitas doenças. Às vezes há podridão de origem fúngica - altenariosis e fomosis.
Prós e contras da variedade
- As vantagens das cenouras de Nantes incluem:
- excelente palatabilidade - polpa doce e suculenta com alto teor de caroteno;
- universalidade do uso de frutas;
- apresentação de produtos - frutas de tamanho médio e cilíndricos;
- excelente qualidade de manutenção;
- despretensiosidade - produz uma colheita em qualquer região.
- Por contras incluem:
- fornece altos rendimentos somente sob certas condições (qualidade do solo, rega, boa iluminação);
- alguma tendência a doenças fúngicas.
Você sabe Os nutricionistas recomendam consumir pelo menos 8,4 kg de cenoura por ano para um adulto. Esta colheita de raízes, em termos de teor de caroteno, fica em segundo lugar após a salada de pimenta.
Cultivo agrícola
Para obter o rendimento máximo das cenouras de Nantes, certas condições devem ser observadas.
Condições ideais
As cenouras precisam de boa iluminação, pois não se encaixam em áreas com sombra. A variedade pode crescer e produzir colheitas em diferentes solos, mas o solo fértil e o solo que são bem permeáveis ao ar e à umidade são mais adequados. É uma cultura resistente ao frio para climas temperados, cujas mudas na primavera podem tolerar geadas de curto prazo até –4 ° C. A temperatura ideal para as mudas é considerada o intervalo + 9 ... + 15 ° C. Quando as folhas são formadas, as melhores temperaturas serão + 15 ... + 20 ° C, e com o crescimento das raízes - + 13 ... + 18 ° C.Quando a temperatura cai para + 10 ° C, a cenoura desacelera o crescimento e perde a cor brilhante. O calor acima de + 30 ° C afeta negativamente a formação da raiz e contribui para o envelhecimento prematuro. O solo seco afeta as características do sabor, por isso é necessário umedecer o solo com o tempo.
Você sabe As cenouras são cultivadas pela humanidade há 4 mil anos. Segundo os cientistas, ela se assemelha aos territórios do Afeganistão, onde crescem seus muitos "parentes" selvagens.
Tempo de pouso
As cenouras de Nantes podem ser semeadas na primavera e antes do inverno para consumo fresco e produção precoce. Para obter a colheita para armazenamento no inverno, ela é plantada mais tarde - em maio - junho (dependendo da região). As colheitas de inverno são realizadas em clima persistentemente frio antes de longas geadas, para que as sementes não germinem prematuramente.
Na primavera, o vegetal pode ser semeado imediatamente após a neve derreter e a probabilidade de um retorno de temperaturas abaixo de -5 ° C passou. Para o surgimento de mudas, basta uma temperatura de + 2 ... + 4 ° C. É melhor fazer as colheitas da primavera quando o solo aquecer até + 5 ° C e as geadas não voltarão. Nas regiões do sul, isso já pode ser feito de março a abril. Essas datas são ajustadas às condições climáticas.
Escolhendo um lugar e preparando o jardim
Para o plantio, é melhor escolher um local ensolarado, onde a água não estagnar na primavera. O nível das águas subterrâneas não deve estar a menos de 1,5 m. Os melhores predecessores são legumes e melão, couve, cebola, alface, batata, pepino e tomate. Esta cultura pode ser plantada nas mesmas camas após pelo menos 2 anos. Antecessores ruins são a pastinaga, a salsa, o aipo, o endro, o girassol, a beterraba, o rabanete e o rabanete.
Importante! As cenouras não são semeadas no inverno em invernos rigorosos. Não faz sentido fazer colheitas de inverno em um clima com um degelo prolongado e o retorno da geada.
Os solos ideais são solos de chernozems, castanheiros, turfas, arenosos e argilosos, com húmus profundo e acidez de pH 6,5-7,2. A areia é adicionada a solos pesados, solos muito ácidos são calcificados e solos pobres são fertilizados com matéria orgânica. Durante a escavação no outono, matéria orgânica apodrecida (2-3 kg por 1 m²) é introduzida no solo. Antes de plantar, eles cavam uma cama e a afrouxam bem, removem raízes e pedras. Você pode formar sulcos.
Tecnologia de preparação e plantio de sementes
Ao semear no inverno, o material da semente não é processado e semeado em sulcos preparados sem umidade e depois polvilhado com terra. Antes das plantações primavera-verão, as sementes são embebidas por 1 a 1,5 dias para uma germinação mais rápida. Com esta imersão, é melhor tomar água quente derretida. Pode ser misturado com cinzas. Após a imersão, você pode usar bioestimulantes (Epin, goma de sódio).Eles são dissolvidos de acordo com as instruções e as sementes são embebidas por mais 10 a 12 horas. A gravação com manganês é feita apenas para sementes umedecidas, imersas por 15 minutos em uma solução a 0,01% de permanganato de potássio. Alguns jardineiros preferem colar sementes de cenoura com uma pasta nas tiras de papel higiênico a uma distância de 4-5 cm de antecedência.
Isso poupa os jardineiros subsequentemente das plantações de desbaste. As sementes de cenoura podem ser misturadas com areia para distribuí-las uniformemente. São esparsamente semeadas em sulcos ensopados em água a uma profundidade de 2-3 cm, depois são polvilhadas com terra, ligeiramente pisoteadas e novamente umedecem o solo.
Rega
Após o plantio das sementes dos canteiros, é necessário regar bem todos os dias nos primeiros 14 dias. Depois, basta executar o procedimento uma vez a cada 7 a 10 dias. A umidificação depende muito das condições climáticas. Se chover, pare de regar ou gaste menos.
Importante! A rega insuficiente leva ao fato de que as cenouras racham e adquirem amargura.
Para que o solo não seque, ele pode ser triturado. Como cobertura morta, use grama cortada, feno, serragem. Está disposto entre filas de desembarques.
Aplicação de fertilizantes
Para obter uma boa colheita, é necessário se alimentar. Durante toda a estação de crescimento são realizadas pelo menos duas vezes.
Para a cobertura, são utilizados os seguintes fertilizantes por 1 m²:
- 10 g de uréia;
- 15 g de sal de potássio;
- 25 g de superfosfato.
O primeiro curativo é realizado quando aparecerem 3-4 folhas. O segundo curativo é realizado no final de julho.
Diluição
Quando os brotos atingem 20 cm, é realizado o desbaste. Entre os brotos deixam cerca de 4 cm, o restante da vegetação é removido. Isso permitirá que os vegetais cresçam mais, caso contrário, os frutos serão pequenos, pois não permitirão que o outro se desenvolva.
Doenças e pragas
As cenouras de Nantes são resistentes a muitas doenças.
Em caso de violação das técnicas agrícolas, podem aparecer as seguintes doenças:
- Fomoz (podridão seca). Doença fúngica, aparece no final da estação de crescimento. Sinais da doença: o aparecimento de manchas escuras na folhagem e pecíolo e, eventualmente, na colheita das raízes. A doença é especialmente marcante durante o período de armazenamento da colheita.
- Alternariosis (podridão preta). Sinais: ondulação das folhas, aparência de manchas escuras e amargura da fruta.
Para evitar a ocorrência de doenças, elas são tratadas com líquido de Bordeaux ou com o medicamento Rovral. Das pragas, essa cultura vegetal pode ser afetada pela mosca da cenoura. Sinais da aparência desses insetos estão torcendo e deformando as folhas.
Para evitar a ocorrência, é necessário realizar capina da erva daninha e garantir que o plantio não seja espessado. Para combater essas pragas, são utilizados produtos químicos Intavir, Karatan e Aktellik.
Colheita e armazenamento
As cenouras da variedade Nantes para armazenamento no inverno podem ser colhidas do final de setembro até a primeira década de outubro, quando a geada ainda não ocorreu. Se chover, não se preocupe. Os produtos de vigas para consumo precoce podem ser coletados a partir de 50 dias a partir do aparecimento das mudas. A variedade possui boa qualidade de manutenção e resistência ao processo de decomposição. Após a colheita, as colheitas de raízes precisam ser lavadas em água, secas e somente depois transferidas para um local permanente para armazenamento.
Importante! É bom consumir cenouras por falta de vitamina A. Para uma melhor assimilação das vitaminas, deve ser consumida crua e com uma pequena quantidade de gordura. O vegetal contém antioxidantes, regula o metabolismo dos carboidratos, tem efeitos anti-inflamatórios, curativos e anti-sépticos.
Para excluir a germinação de vegetais, um pequeno topo deve ser removido junto com os topos. Para armazenamento, use uma adega, porão ou instalações especiais de armazenamento. As cenouras são colocadas em sacos plásticos ou caixas de areia. A variedade de cenouras Nantes é testada há anos e é despretensiosa, tem excelente sabor e está bem armazenada. Pode ser semeada antes do inverno, no início da primavera e em junho.