Semear ervilhas é cultivada pelo homem há tanto tempo que os cientistas não sabem dizer exatamente quando e onde aconteceu. Essa cultura é cultivada por quase todos os proprietários de uma casa ou jardim de verão. Você pode tentar cultivá-lo no apartamento. Vamos considerar como essa ervilha é útil, como cultivá-la corretamente em casa e coletar, como lidar com doenças e pragas.
Origem da variedade
Acredita-se que as semeadoras vieram até nós dos países do leste e foi lá que elas foram cultivadas há muitos anos. Os hindus cultivam essa planta desde os tempos antigos, mas os egípcios os encontraram muito mais tarde. As sementes de ervilha foram encontradas em habitações que datam da Idade do Bronze e da Pedra.
Galeria de Fotos
Descrição das variedades
Agora, há um grande número de variedades dessa cultura, mas todas estão agrupadas em três grupos principais de variedades:
- Descasque. Tem frutos redondos suaves que contêm muito amido e são facilmente divididos em duas partes. Este tipo de ervilha é cultivada por organizações agrícolas. É vendido inteiro, picado ou na forma de cereais nas prateleiras das lojas, e é usado para fazer sopa de ervilha e outros pratos. Ele também vai alimentar animais e produzir bioplásticos a partir dele. As seguintes notas são populares - "Alpha", "Atlant", "Viola", "Emerald", "Premium", "Tropar", "Fragment". Uma variedade como a Atlant é cultivada não apenas para grãos, mas também para conservar ervilhas jovens.
- Ondas cerebrais. Suas sementes redondas começam a enrugar quando maduras, tornam-se semelhantes ao cérebro. Eles têm um sabor adocicado e permanecem sólidos durante o cozimento, com 6 a 9% de açúcar. Utilizado para preservação e congelamento, consumido ativamente no estado de ervilhas verdes. Suas melhores variedades incluem: "Belladonna", "Debut", "Kelvedon", "Honey", "Sweet Giant".
- Açúcar. Suas sementes não ficam duras quando cozidas. Quando maduros, eles ficam enrugados. Os feijões jovens podem ser consumidos sem limpar as cúspides. É amado por crianças e adultos, é mais frequentemente cultivado em parcelas subsidiárias pessoais. Variedades populares - “Zhegalova 112”, “Costela”, “Inesgotável”, “Açúcar 2”, “Primogênito” têm um teor de açúcar de 10 a 11%.
Efeito no corpo
Esta cultura vegetal tem uma composição rica. Ervilhas verdes frescas são mais úteis - é de baixa caloria (55 kcal / 100 g), contém um grupo de vitaminas B, vitamina A e caroteno, vitaminas E, H, PP e muito ácido ascórbico, uma gama muito grande de macro e micronutrientes, clorofila. Mesmo os grãos cozidos contêm vitaminas B1, B2, PP, E, um pouco de vitamina A e caroteno, além de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e ferro, mas seu conteúdo calórico aumenta (130 kcal / 100 g). Ambos os produtos contêm proteínas facilmente digeríveis e 4 aminoácidos essenciais.
Propriedades úteis
O uso de ervilhas no corpo humano tem os seguintes efeitos benéficos:
- previne o aparecimento de câncer, pois contém antioxidantes;
- prolonga a juventude;
- é a prevenção de doenças cardiovasculares;
- reduz o colesterol;
- remove o inchaço;
- ativa o cérebro;
- aumenta a imunidade;
- melhora o metabolismo;
- efeito benéfico sobre a pele;
- promove uma melhor digestão;
- Elimina enxaqueca.
Ervilhas devem ser incluídas em sua dieta por vegetarianos e veganos para suplementar o corpo com proteínas.Você sabe Na medicina alternativa, no caso de urolitíase e doenças da próstata, é usada a massa verde de sementeira. Para fazer isso, são derramados 30 g de vegetação com água fervente e insistidos por meia hora. Beba 1/3 três vezes ao dia antes das refeições.
Danos e contra-indicações
O uso de ervilhas pode causar as seguintes consequências negativas:
- aumento da formação de gás;
- produção de purinas.
Portanto, o consumo de ervilha deve ser descartado nesses casos:
- gota
- insuficiência renal;
- flatulência;
- exacerbação de doenças do trato gastrointestinal;
- com reações alérgicas.
Importante! Deve ser usado com cautela por mulheres grávidas, pois pode causar inchaço, embora em geral seja útil para elas, pois contém um grande complexo de vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento adequado da criança.
Plantando e crescendo em casa
Essa cultura é autopolinizada e despretensiosa o suficiente para crescer em casa. Para fazer isso, é melhor escolher variedades de açúcar de baixo crescimento (cerca de 60 cm de altura), mas se for possível fazer uma treliça, você poderá plantar as mais altas (até 1,5 m). Neste último caso, você precisa se preocupar com o suporte. Nas variedades precoces, os primeiros grãos podem ser colhidos dois meses após o surgimento.
Localização e condições climáticas
Um local bem iluminado é adequado para o cultivo, mas no inverno a planta precisará de iluminação adicional. As ervilhas crescem melhor quando a luz do dia é de 12 horas.
Em clima frio, o peitoril da janela com uma temperatura de +16 ... + 18 ° C ou uma varanda aquecida é bastante adequado para ele e, no verão ou em períodos quentes de entressafra, um recipiente com ervilhas pode ser mantido ao ar livre. Suas mudas podem tolerar uma diminuição do ar para –6 ° C.
As ervilhas não gostam de calor e a temperaturas acima de +26 ° C o desenvolvimento e a frutificação desta planta são bastante reduzidos. Esta planta higrófila requer rega constante e um nível mínimo de umidade do solo de 70 a 80%.Para obter ervilhas, você deve escolher um recipiente suficientemente profundo e espaçoso e escolher o material para a liga de variedades altas. Você pode comprar um recipiente de plástico ou usar uma caixa de madeira. Se o objetivo é obter brotos, você pode usar recipientes menores.
Tratamento de sementes
Antes de semear ervilhas, recomenda-se embeber e germinar. Se a semente não for da mais alta qualidade, primeiro você deve calibrá-las. Para isso, os grãos são colocados em uma solução salina preparada à taxa de 1 colher de sopa. colher de sopa de sal em 1 litro de água. Sementes corrompidas surgirão e outras boas estarão abaixo. Então eles devem ser embebidos por 20 minutos. em uma solução de permanganato de potássio e depois enxágüe.
Sementes de alta qualidade e já em conserva podem ser imediatamente embebidas por 4 horas em água morna, sedimentada ou purificada, alterando-a o tempo todo pelo menos uma vez.Em seguida, as sementes para germinação são colocadas em um pano úmido e limpas em um local quente e escuro. Todos os dias eles verificam a aparência dos brotos e controlam a umidade. Normalmente, as sementes eclodem nos primeiros dias.
Preparação do solo
A ervilha cresce com sucesso em todos os solos, exceto ácidos. Você pode comprar solo nutritivo pronto para o cultivo de vegetais ou pode cozinhar sozinho misturando em proporções iguais húmus (estrume podre), solo de folhas de relva e areia. É permitido tirar a terra do jardim, mas desinfetá-la, por exemplo, regando-a com permanganato de potássio ou calcinando-a no forno por meia hora a uma temperatura de +90 ° C.
Em solo ácido, você pode adicionar:
- cinzas;
- farinha de dolomita;
- limão cortado;
- comprimidos de húmus.
Tecnologia de semeadura
As sementes para incubação são plantadas em recipientes preparados, com o solo a uma distância de 5 a 7 ou 10 a 15 cm (para variedades altas) e a uma profundidade de 2 a 3 cm. Para mudas ou brotos, é usado um plantio mais cheio - as sementes são semeadas com 3 cm e 1-2 cm um do outro.
As plantações são regadas e plantadas até a emergência em um local quente, mas não muito perto da bateria quente. Você pode cobrir o recipiente com uma bolsa por cima para criar um microclima melhor para fotos amigáveis, mas nesse caso você precisará de ventilação diária. Após a emergência, as ervilhas devem ser alimentadas (10-15 g de superfosfato por 5 l de água) e colocadas em um local permanente.
Rega e fertilizantes
O solo em que as ervilhas crescem não deve secar e a planta deve ser regada regularmente. Normalmente, antes de florescer, a rega é realizada 1-2 vezes por semana e depois quase todos os dias. Deve ser regada com água limpa ou purificada à temperatura ambiente. Em apartamentos com alta secura ao ar, as ervilhas deverão ser regadas diariamente.
Quando as colheitas começam a entrar na fase de floração, elas precisam começar a alimentar a cada duas semanas com esta composição (por 5 litros de água):
- superfosfato - 5-7 g;
- sal de potássio - 5-7 g.
Afrouxando a terra e capinando
Após cada rega, é necessário afrouxar o solo, fornecendo acesso aéreo ao sistema radicular e remover ervas daninhas.
Como coletar e armazenar
O primeiro a amadurecer a escápula localizada na parte inferior da planta. A frutificação pode durar até 2 meses e, a partir de cada arbusto de ervilhas, você pode obter até 0,5 kg da colheita. Eles são cuidadosamente coletados a cada 2 dias, segurando suavemente com a mão para não atrapalhar o excesso.
Para obter verduras para saladas, é ideal coletar ervilhas na fase de 3 a 5 folhas e, se o caule estiver grosseiro, é cortado e são utilizados brotos.
Você sabe Os coquetéis "verdes" da clorofila são muito populares atualmente, são uma excelente profilaxia do envelhecimento e protegem contra muitas doenças, incluindo o câncer. Neles, vários verduras e brotos são interrompidos no liquidificador, geralmente com a adição de frutas e legumes.
Possíveis dificuldades crescentes
Mesmo que todas as condições sejam criadas para o crescimento e frutificação bem-sucedidos de ervilhas, pragas e doenças podem interferir no desenvolvimento normal da planta. A probabilidade de ocorrência em casa é baixa, mas ainda requer atenção.
Pragas
Considere as pragas mais comuns e como se livrar delas:
- Pulgões ervilha. O tamanho de um inseto é de 5 mm e a envergadura é de 11 mm. Os pulgões afetam fortemente as plantas em clima seco. Esses insetos, alimentando-se do suco de plantas, infligem pequenas feridas, o que leva a doenças fúngicas. As ervilhas são geralmente atingidas durante a formação dos botões antes da floração, o que esgota bastante a planta. Para eliminá-los, são utilizadas preparações químicas do tipo "Fastak", "Spark".
- Gorgulho da ervilha (bruchus). Parasita principalmente durante o início da seca, especialmente durante a floração. Esses insetos, comendo pólen, afetam muito os botões. Medidas de controle devem ser tomadas imediatamente após a detecção dessas pragas, pois elas afetam rapidamente todas as culturas. Para esse fim, todos os arbustos de ervilha são tratados com solução salina.
- Traça de ervilha. Estes são insetos bastante grandes - asas na faixa de cerca de 15 mm. Tais pragas, comendo folhas de plantas, as afetam bastante. Nas folhas do caule feminino, os ovos são depositados com cerca de 1 mm de tamanho, a partir do qual as lagartas amarelas aparecem depois, crescendo até 10 mm de comprimento. Tais larvas começam a comer folhetos, o que esgota muito as ervilhas. Para eliminar traças de codificação de ervilha, elas são tratadas com um produto preparado a partir de tabaco, cinzas de madeira e celandine. Para fortalecer as ervilhas, os fertilizantes são aplicados ao solo.
- Gorgulhos de nódulos. Aparecem no início da primavera e rapidamente destroem as folhas da planta. Contra eles, são tratados com cinzas e tabaco, ou são utilizadas preparações químicas apropriadas.
- Besouro de batata do Colorado. Coloca ovos na folhagem, da qual aparecem larvas muito vorazes. Eles rapidamente destroem as folhas, comendo-as. Larvas e besouros são coletados manualmente de pequenas áreas ou são usados produtos químicos apropriados.
- Folheto de guarda-chuva. Pequena praga de inseto de cor amarelada. Ele penetra no tecido foliar e se alimenta dele, o que leva a um abrandamento acentuado do crescimento, deformação e morte gradual dos folhetos. Os arbustos também param de crescer e começam a morrer. Para a luta, agentes de cinzas e celandine são usados.
- Colher de ervilha. Esta borboleta com envergadura de cerca de 3 cm afeta muitas plantas. Ela se deita em larvas de folhagem, que, quando nascem, começam a se alimentar de folhas suculentas. Para eliminar tais pragas de insetos, são usados inseticidas e agentes de proteção biológica.
Você sabe As sementes de ervilha podem simplesmente ser germinadas em gaze e consumidas para cozinhar. Esta será uma reposição excelente e rápida do corpo com vitaminas e outras substâncias úteis no inverno e na primavera.
Doença
Outro problema para cultivar ervilhas e obter uma boa colheita é a doença. Considere os principais:
- Ascocitose. Manifesta-se sob a forma de aparência amarelada nas folhas, que depois de um tempo adquire uma cor acinzentada escura. Então as folhas morrem e a planta seca. Para eliminar a ascocitose, as ervilhas são tratadas com uma solução de alvejante.
- A ferrugem. Muitas vezes, essas doenças sofrem com as plantações durante a formação de brotos e flores. O aparecimento de ferrugem contribui para o aumento da umidade, por exemplo, chuvas frequentes e fortes. As áreas afetadas são removidas. Quando as chuvas param e o clima seco se instala, a doença desaparece sozinha.
- Peronosporose. Muitas vezes aparece na primavera na forma de manchas amareladas nas folhas. Se isso afeta a planta durante o período de frutificação, as linhas de ervilhas, nas quais aparecem manchas brancas, também são afetadas. Para eliminar a doença, é produzida uma solução com teor de enxofre (tomada na proporção de 100 g por 10 l de líquido). Os arbustos são pulverizados três vezes em 30 dias.
- Antracnose. Esta doença fúngica leva à morte da planta. Você pode detectar a doença por manchas acastanhadas e cinza de diferentes configurações nas folhas. Aproximadamente no meio da folha, são visíveis pastilhas com esporos de cor avermelhada. Não há meios de luta contra a antracnose. Portanto, as plantas afetadas são removidas e descartadas (queimadas).
- Fusarium Manifesta-se sob a forma de podridão das raízes, levando à morte da planta. Com esta doença, as folhas ficam amarelas e gradualmente desaparecem e morrem. Para prevenir a doença, recomenda-se descontaminar a terra antes do plantio.
- Oídio Uma doença fúngica que afeta inicialmente os estípulos e folhas de ervilhas e, eventualmente, ervilhas na linha. Um revestimento branco-acinzentado aparece nos grãos. Para evitar esta doença, você deve escolher variedades resistentes ao oídio para o plantio.
- Rot. Doença fúngica, que é detectada na forma de podridão branco-acinzentada em arbustos de ervilha. A podridão afeta gradualmente o sistema radicular, o que leva à morte da cultura da planta. Às vezes, afeta as folhas inferiores das ervilhas na forma de formações de cor branco-rosada e apodrecida. Para eliminar a doença, os arbustos afetados são removidos e descartados.
Dicas de cuidados úteis
Ao cultivar e cuidar de ervilhas em casa, é recomendável fazer o seguinte:
- adicione regularmente fertilizantes minerais e orgânicos ao solo, o que contribuirá para o crescimento e a frutificação;
- não se esqueça de soltar os arbustos com ervilhas para enriquecer com ar e oligoelementos úteis;
- optar por plantar apenas variedades subdimensionadas de ervilhas com maior produtividade e alta resistência a várias doenças;
- Devido às raízes que crescem rapidamente, as ervilhas precisam de muito espaço. Portanto, para obter um alto rendimento, deve ser utilizada uma capacidade de cinco litros para duas ervilhas;
- ao plantar no inverno, esse feijão deve ser destacado com um fluorescente ou fitolamp; e frequentemente regada. Portanto, é necessário garantir a drenagem adequada e escolher uma capacidade de aterrissagem com orifícios na parte inferior para remover o excesso de umidade.
As ervilhas podem ser cultivadas em casa, mas, para obter uma boa colheita de lâminas, é necessário criar condições ideais. Se isso não for possível, pode ser cultivado para produzir brotos e verduras vitamínicas para saladas.Você sabe Varas finas devem ser usadas como suporte para ervilhas, pois suas antenas não podem cobrir objetos grossos.Você pode usar uma malha de plástico especial.