O milho é um produto saboroso e saudável que a humanidade usa como alimento há vários milhares de anos. Na sua forma bruta, pode ser armazenado por 1-1,5 semanas. Para poder usar o produto durante o inverno e a primavera, ele pode ser congelado. Você encontrará informações sobre como congelar cabeças de repolho e grãos de milho neste material.
Vantagens e desvantagens do congelamento
O congelamento é considerado a melhor maneira de preservar os alimentos por um longo tempo.
- Tem as seguintes vantagens:
- Com este método, a quantidade máxima de elementos valiosos, sabor, suculência e cheiro dos produtos são preservados.
- A capacidade de usar o produto durante todo o ano.
- Rentabilidade, falta de gastos com ingredientes adicionais.
- Pouca perda de tempo.
- As desvantagens incluem:
- A necessidade de ter um freezer espaçoso.
- A inadequação do produto para o congelamento.
Seleção e preparação de milho para congelamento
Espigas inteiras com grãos intactos que não possuem buracos de minhoca são selecionadas para congelamento. Eles devem estar maduros, mas não maduros. O melhor de todas as variedades de açúcar congelado. Os cereais precisam ser congelados imediatamente após a colheita: após armazenamento prolongado, o sabor se deteriora e a suculência diminui.
Antes de congelar a espiga de milho na forma bruta para o inverno, deve-se primeiro preparar:Você sabe Segundo os cientistas, os mexicanos cultivaram milho entre 7 e 12 mil anos atrás. As espigas foram descobertas em escavações antigas que datam de 4250 e 2750 aC. e Eles são muito menores que os modernos.
- Claro de folhas e fibras marrons.
- Corte a parte superior.
- Enxágüe com água corrente.
- Secar.
Quando os grãos são congelados, são realizadas as seguintes preparações:
- As orelhas são limpas das folhas.
- Lavado.
- Secas.
- Os grãos são separados das espigas à mão ou cortados com uma faca.
Como congelar milho para o inverno
Para que o milho retenha seu sabor e elementos valiosos durante o congelamento, é necessário seguir rigorosamente a tecnologia. Existem 2 maneiras de armazenar o produto na forma congelada: espiga de milho e grãos. Para congelar, você precisa de embalagens especiais (com mais facilidade com zíper), recipientes de plástico (para grãos) e um freezer que mantenha uma temperatura de –12 ... –18 ° C.
Importante! Em uma embalagem, é necessário colocar quantas cabeças de repolho ou partes dela forem usadas ao mesmo tempo. O congelamento repetido do produto é inaceitável.
Espiga
A espiga de milho congelada para o inverno é a seguinte:
- Embale algumas couves em sacos ou embrulhe 1 peça cada uma com filme plástico. Além disso, o ouvido pode ser cortado em várias partes.
- Coloque os pacotes no freezer.
Outra maneira de congelar é após o branqueamento. Esse produto após a extração do freezer não precisa de tratamento térmico a longo prazo. Além disso, mantém a suculência.
A tecnologia para congelar o milho descascado é a seguinte:
- Despeje a água em uma panela grande.
- Coloque no fogão e deixe ferver.
- Coloque as cabeças descascadas em água fervente.
- Cozinhe em fogo médio até os grãos ficarem macios (cerca de 7 a 10 minutos).
- Arrefecer as cabeças à temperatura ambiente.
- Coloque em sacos ou embrulhe em filme plástico.
Importante! Ao congelar as cabeças, é necessário garantir que todas as peças sejam envolvidas em polietileno. Caso contrário, ocorrerá intemperismo e perda de suculência.
Nos grãos
Essa opção é boa, pois economiza espaço no freezer. Os grãos secos limpos devem ser colocados em recipientes ou sacos plásticos, nivelados e enviados para congelamento. Como espigas, os grãos podem ser congelados após o branqueamento. Para fazer isso, você primeiro precisa ferver as cabeças de repolho (descrevemos a tecnologia na subseção anterior), esfriar e separar os grãos. Em seguida, eles devem ser dispostos em pequenas porções em sacos, deixar sair o ar, nivelados em uma camada e bem fechados.
Vídeo: congelamento de grãos de milho
Quanto pode ser armazenado
Um produto congelado pode ser armazenado sem perda de nutrientes por 6 a 8 meses: no futuro, seu número diminuirá. Você pode usar o produto ao longo do ano. Na forma descongelada, o milho deve ser consumido dentro de 1-2 dias.
Você sabe O milho é o segundo cereal mais vendido no mundo depois do trigo.
Como posso usar
O milho congelado pode ser consumido inteiro, usado para preparar os primeiros pratos. É conveniente preparar ensopados, caçarolas, saladas de um produto congelado em grãos, adicionar ao cardápio infantil e também usar para decorar vários pratos, etc.
Preciso descongelar antes de usar
Se o milho é usado em pratos tratados termicamente, não é necessário descongelá-lo. Deve ser imediatamente jogado em água fervente e fervido até grãos macios por 20-40 minutos. Ao usar um produto que tenha sido fervido antes do congelamento, ele deve ser colocado em água fervente e fervido por 3-4 minutos. Também é possível colocar cabeças e grãos no micro-ondas, onde você deve ativar o modo Degelo. Grãos congelados são adicionados à louça sem descongelar.
Assim, uma ótima maneira de preservar o milho por muito tempo é o congelamento. Como resultado deste procedimento simples, a quantidade máxima de elementos valiosos permanece no vegetal. Cada especialista em culinária pode decidir se essa ou aquela opção é conveniente para ele, porque você pode congelar o milho de várias maneiras: na espiga e nos grãos, sem cozinhar e depois de ferver.