Apesar do uso generalizado de estufas de policarbonato, muitos moradores de verão preferem usar estruturas de alumínio, que, devido às suas características técnicas, facilitam o tratamento da vegetação e criam condições confortáveis para o seu desenvolvimento, mesmo no inverno. Quais são as principais vantagens da estufa de alumínio e se isso pode ser feito de forma independente - mais adiante no artigo.
Para que servem as estufas de alumínio?
As estufas de alumínio são uma estrutura de suporte composta por uma estrutura e material de revestimento, que pode ser policarbonato, filme de PVC, vidro, etc.
As estruturas descritas foram especialmente projetadas para:
- jardins de inverno;
- plantar frutas precoces;
- proteção de variedades vegetais posteriores de condições climáticas adversas, em particular o sol escaldante, chuvas fortes e saltos repentinos de temperatura.
O perfil de alumínio possui extrema leveza e ductilidade, o que possibilita dar à estrutura qualquer forma. Além disso, esses dispositivos são frequentemente usados como uma extensão para uma casa ou qualquer edifício doméstico. Eles são instalados nos telhados das casas ou construídos no primeiro andar de arranha-céus.
Você sabe O líder mundial em mineração e produção de alumínio é a Austrália.
Vantagens e desvantagens de uma estufa de alumínio
Estufas feitas de perfil de alumínio e vidro não são construções caras, por isso têm um custo bastante alto. No entanto, seu preço é totalmente justificado em termos de praticidade, durabilidade e estética do design. Do material descrito, as estufas de inverno estão em demanda especial.
- Entre as qualidades positivas dos dispositivos de alumínio, existem várias das mais importantes:
- alta resistência e confiabilidade;
- leveza do material, sua capacidade de assumir as formas necessárias;
- longa vida útil devido à alta resistência ao desgaste, resistência à corrosão, formação de fungos e fungos;
- facilidade e simplicidade na instalação;
- ergonomia;
- excelente transmissão de luz;
- resistência aos efeitos nocivos de fatores externos;
- a possibilidade de construir uma estufa exclusiva de acordo com um esboço individual;
- aparência atraente;
- a capacidade de suportar altas cargas de superfície.
Você sabe Surpreendentemente, em sua forma pura, o alumínio quase nunca é encontrado na natureza, pois reage rapidamente com outros elementos. Em quantidades mínimas, pode ser encontrado na abertura de vulcões.
Os dispositivos de alumínio não se deformam, não “desaparecem” nas laterais, podem suportar cargas de vento e neve. Eles são ótimos para combinar um jardim de inverno, cultivar plantas tropicais e organizar uma sala de relaxamento.
- Enquanto isso, o design não deixa de ter algumas desvantagens, entre as quais os residentes de verão mais importantes consideram:
- a necessidade de construir uma fundação;
- alto risco de danos ao revestimento de vidro durante o mau tempo;
- alto custo e peso dos vidros.
Tipos de estruturas
Por recursos de design, vários tipos de estufas de alumínio são diferenciados, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Gable
Os dispositivos de empena são uma estufa clássica na forma de uma "casa", que possui paredes verticais e um telhado tradicional. Caracteriza-se pela versatilidade de uso, possui propriedades de alta resistência e durabilidade, ideais para envidraçamento.
As dimensões deste design podem ser diferentes e dependem das necessidades do jardineiro. A estufa de empena, devido às características estruturais do telhado, é facilmente limpa de neve, folhas caídas, etc.
Inglês
As estufas inglesas em forma lembram o frontão tradicional, no entanto, são equipadas com uma base mais alta e elementos decorativos adicionais na parte superior do telhado. O design é prático, funcional, tem uma aparência elegante e elegante, tolera várias condições climáticas, não precisa de cuidados especiais.
É excelente para o cultivo de plantas altas e indeterminadas, com crescimento ilimitado do condutor central.
Importante! As principais desvantagens dos edifícios são altos custos de caixa para a construção da estrutura. No entanto, muitos produtores de hortaliças entendem que uma estufa sólida e de alta qualidade é a chave para uma colheita decente.
As estufas inglesas podem ser:
Corner and Tambour
As estufas de canto são muito populares entre os cultivadores de vegetais domésticos, o que possibilita economizar significativamente espaço. Na maioria das vezes, essas estruturas são pequenas e instaladas no ângulo mais ideal do local.
As estufas de canto na maioria dos casos são dispositivos monumentais que consistem em várias zonas projetadas para o cultivo de plantas de vários tipos. Tais edifícios estão equipados com um telhado de duas águas, têm uma base sólida e confiável. Como regra, o tamanho e a forma da estufa são selecionados levando em consideração a área em que ela será localizada.
Importante! A estufa de esquina é vantajosa porque, quando fica ao lado de outro prédio, é possível aquecer a sala usando os aparelhos do prédio principal.
A solução arquitetônica original são estufas com um vestíbulo, equipado com uma porta hermética, que impede a entrada de ar frio na sala. Construções prontas com um vestíbulo da empresa Viscount, que são caracterizadas por alta confiabilidade, praticidade, longa vida útil e presença de um bom sistema de ventilação, são especialmente solicitadas.
Hoje, os fabricantes oferecem aos usuários dois tipos de projetos:
- com vestíbulo "T": Os dispositivos pertencem à categoria de representantes, possuem grandes dimensões, o que possibilita sua utilização no cultivo de plantas em grandes volumes. Tais estruturas estão equipadas com um sistema de ventilação, que prevê a presença de várias saídas de ar:
- com mini vestíbulo: o design é compacto, possui um pequeno vestíbulo, é equipado com várias aberturas laterais para ventilação.
Você sabe Uma lata de alumínio comum, por exemplo, de uma bebida doce, se decompõe na terra por 80–90 anos
Estufa DIY feita de perfil de alumínio
A organização de uma estufa em uma cabana de verão possibilita a colheita precoce de frutas e legumes em climas frios. Atualmente, os fabricantes nacionais oferecem uma ampla gama de modelos de modelos semelhantes; no entanto, muitos residentes de verão preferem fabricá-los por conta própria.
Escolhendo o lugar certo
Antes de prosseguir com a fabricação de uma estufa de alumínio, você precisa decidir sobre o local em que será colocada.
Ao escolher um local, os especialistas aconselham que sejam guiados por vários fatores importantes:
- o local deve ser o mais plano possível, espaçoso e bem iluminado;
- a sala deve estar a uma distância tão distante de outros edifícios, para que a sombra deles não interfira no crescimento total da vegetação;
- a estrutura é instalada de maneira ideal na direção norte-sul, pois nesse caso o aquecimento da sala será o mais uniforme e eficiente.
Desenho de desenhos
Obviamente, é necessário começar a montar a estrutura de alumínio para a futura estufa compilando e estudando os desenhos. Os especialistas aconselham os artesãos inexperientes a usar desenhos padrão mais simples e prontos para serem encontrados na Internet.
Para a auto-montagem da estrutura, é melhor optar por estufas de empena feitas de alumínio e vidro.
Ferramentas e materiais
No processo de construção, os seguintes materiais e ferramentas podem ser necessários:
- tubo de perfil de alumínio, dimensões 2 × 2 cm, com uma espessura de partição de 1,5 mm;
- barra de madeira ou ripas;
- canal de alumínio, dimensões 2 × 2 × 2 cm e parede de 1,5 mm;
- serra, tesouras para metal;
- chave de fenda;
- faca de papelaria.
Instruções passo a passo da fabricação
Existem várias opções para modelos de estufas feitas de perfil de alumínio; no entanto, independentemente disso, as instruções para sua fabricação consistem nas mesmas etapas de trabalho.
Fundação. Para instalar a estrutura sem falhas, você precisa de uma base que aumente as propriedades de resistência do dispositivo e garanta sua estabilidade. Os especialistas aconselham a fundação de blocos de concreto, a aplicação de fita adesiva ou a construção de estacas.
Importante! Uma opção universal adequada para qualquer lote de terreno é a base sobre palafitas. Ao organizar a base de uma viga de madeira, ela deve ser tratada com anti-sépticos de proteção especiais.
Montagem do quadro. Ao usar a estrutura de fábrica, sua montagem é realizada de acordo com as instruções. Deve-se entender que o perfil em forma de U é equipado com ranhuras especiais para vidro, enquanto ranhuras largas são projetadas para vidro duplo, estreito - para um único.
Como regra, a estrutura completa da estrutura acabada inclui todos os elementos para instalação: parafusos, porcas, parafusos. Ao montar uma estrutura de armação a partir de peças de bricolage, o método de instalação deve ser escolhido independentemente.
Existem três métodos principais de montagem:
- Por soldagem. Nesses casos, você precisará de habilidades mínimas de soldagem e ferramentas profissionais: um inversor, eletrodos para trabalhar com alumínio.
- Usando parafusos. Tais articulações são dobráveis e facilmente desmontáveis nos casos em que a estufa precisa ser movida para outro local.
- Com o uso de rebites de alumínio. Esse tipo de conexão, como o primeiro, não é separável.
Vidros. Como observado acima, vidros duplos ou vidro simples são usados para vidros da estrutura. A primeira opção, embora seja mais cara, mas é caracterizada por alta resistência e confiabilidade, além disso, permite que você use a sala no inverno.
Ao instalar folhas de vidro comuns, são utilizados selantes e grampos especiais não endurecedores. Ao mesmo tempo, as folhas são sobrepostas, para que mais gotas de umidade não caiam no meio da estrutura.
Importante! Vidraças de paredes é realizada na direção de baixo para cima, o telhado - a partir do cume.
O estágio final na construção da estufa é o arranjo do espaço interno. Para a fabricação de divisórias, podem ser utilizadas chapas de policarbonato, para a organização de caminhos para camas - pedra britada, areia, madeira, borracha, azulejo, tijolo, etc.
Se for necessário aquecer a estrutura, os especialistas recomendam instalar caldeiras a água ou a gás, estabelecer um análogo do piso aquecido ou usar aparelhos de aquecimento portáteis.
A estufa de vidro de alumínio é uma das melhores opções para a implementação do cultivo de legumes e frutas durante o ano todo. Apesar de um certo alto custo de materiais, tendo investido apenas uma vez, os produtores de vegetais obtêm uma estrutura de capital que pode servir sem perder suas qualidades técnicas e aparência estética por várias décadas.