Kalanchoe, como outras plantas de interior, precisa de um transplante periódico. O sucesso de seu cultivo posterior depende de um processo conduzido adequadamente. As recomendações para transplantes podem ser encontradas neste artigo.
Causas do transplante de Kalanchoe
Um transplante de flores é a chave para o seu desenvolvimento adequado e crescimento saudável. Apesar do Kalanchoe não gostar desse procedimento, ele ainda precisa ser realizado.
Pode haver várias razões para um transplante de flores:
- O vaso ficou pequeno para as raízes (elas são visíveis através dos orifícios de drenagem).
- Faltando floração.
- As raízes apodreceram.
- As folhas brilharam.
- Recentemente comprei uma flor (ou apresentei).
Quando uma planta pode ser transplantada
Um transplante planejado deve ser realizado na primavera - de abril a maio. Como Kalanchoe é difícil de tolerar, durante o plantio, neste momento, ele terá apenas tempo para se recuperar, se adaptar e ganhar força antes do período de inverno.
Se a fábrica for adquirida, não há necessidade de se apressar para transferi-la para um novo tanque: ela deve se acostumar com as novas condições de detenção por algum tempo. E somente quando a adaptação for bem-sucedida, um transplante poderá ser realizado.Você sabe A flor interna mais cara - a orquídea Shenzhen Nongke - foi vendida em leilão em 2005 por 202 mil dólares.
Se, por algum motivo, o solo e o vaso da planta precisarem ser alterados, por exemplo, devido à podridão das raízes ou à inundação do solo, o transplante poderá ser realizado a qualquer momento. Se possível, é necessário aguardar o período em que as flores florescem.
Preparação para transplantes
Para realizar um transplante, você deve primeiro cuidar da compra de uma panela, solo e drenagem.
Se o procedimento for realizado devido a raízes crescidas, é necessário adquirir o vaso com 2 cm a mais de diâmetro do que o anterior. Pode ser feito de plástico ou cerâmica. Ao comprar, você precisa inspecionar o recipiente quanto a rachaduras, rebarbas, arranhões e bordas afiadas - esses defeitos podem danificar os órgãos da planta. Deve-se dar preferência aos tanques com uma panela larga, nos quais será mais fácil encher a água.
Antes de plantar Kalanchoe, a panela precisará ser lavada com sabão em pó, lavada com água fervente e enxaguada com água corrente. O desembarque só pode ser realizado em um contêiner completamente seco.
A planta pode ser plantada em uma mistura de solo pronta para suculentas. Para variedades epífitas, é necessário adicionar húmus e alimentá-lo com fertilizante universal. A acidez do solo deve estar no nível de 5,5-6,5 pH. Para determinar este indicador, você pode usar papel de tornassol, vendido em uma loja especializada. Se a acidez for maior, você precisará adicionar farinha de dolomita ou limão. A uma taxa baixa, a turfa deve ser misturada.Importante! O substrato adquirido não precisa ser processado. Uma mistura auto-preparada deve ser desinfetada derramando-a com uma solução de permanganato de potássio ou assando no forno (micro-ondas).
O solo pode ser preparado com suas próprias mãos.
Para fazer isso, misture os seguintes componentes:
- terra decídua - 2 partes;
- relva - 4 partes;
- turfa podre (terra de coníferas) - 1 parte;
- areia - 1 parte.
Passo a passo sobre o transplante de Kalanchoe em casa
Para que, depois de mudar para um novo vaso e solo, a planta se adapte rapidamente a novas condições e continue a crescer normalmente, durante o transplante, é necessário seguir algumas recomendações.
Após a compra
Kalanchoe é transplantado com cuidado para não danificar seu sistema radicular.
O transplante é feito da seguinte maneira:
- No fundo da panela, havia uma camada de 2 centímetros de drenagem.
- Em 2/3, encha a panela com substrato do solo.
- Hidratar moderadamente.
- Despeje Kalanchoe e remova-o com um pedaço de terra da panela.
- Limpe as raízes e inspecione-as quanto a danos.
- Remova as raízes infectadas com uma tesoura ou uma faca, trate os pontos de corte com carvão ativado.
- Coloque a flor em uma panela nova, espalhando as raízes uniformemente.
- Encha com o solo, deixando 1-3 cm da borda da panela. Verifique se o pescoço da raiz está nivelado com o solo.
- Realizar hidratação.
Durante a floração
Kalanchoe em flor não pode ser perturbado: é estritamente proibido transplantá-lo durante esse período. É necessário aguardar até as inflorescências florescerem completamente e só então prosseguir para o transplante. A tecnologia de sua implementação não é diferente daquela que é produzida após a compra.
Plantar vários Kalanchoe em um vaso
Muitos jardineiros estão interessados na questão de saber se é possível plantar várias cópias em um recipiente. Essa aterrissagem é permitida. Alguns proprietários dessas plantas de interior conseguem plantar até diferentes tipos de Kalanchoe juntos, criando belas composições a partir de diversas plantas com flores.
Para esses desembarques, caixas retangulares são compradas. Entre as plantas, uma certa distância deve ser observada, o que permitirá que cada uma delas se desenvolva e cresça normalmente. É aconselhável selecionar flores da mesma altura.
Vídeo: transplante de vários Kalanchoe em um único vaso
Se as plantas são plantadas em um vaso comum, o diâmetro deve ser calculado com base nas recomendações de 9 cm por 2 cópias. Altura da capacidade - 15 cm.
O Kalanchoe também pode ser plantado com outros tipos de plantas, mas eles devem ter os mesmos requisitos para microclima, solo, rega e cobertura.
Características dos cuidados pós-transplante
A adaptação mais rápida, a normalização do crescimento, a aparência saudável e a máxima decoratividade podem ser alcançadas a partir da planta, se você criar condições favoráveis para ela e organizar cuidados de qualidade.
Local e condições da detenção
Durante a estação de crescimento - da primavera ao outono, Kalanchoe se sente melhor quando cultivada nos peitoris das janelas dos lados leste e oeste. No inverno, ele precisa de mais calor e melhor iluminação; portanto, mudar para o peitoril da janela sul terá um bom efeito sobre sua saúde.
O horário de verão recomendado para essa cultura interna é de 12 horas. Durante o período de floração, a iluminação deve ser mais intensa. Nos períodos de outono e inverno, é necessária iluminação adicional. No último mês do verão, você precisa reduzir o horário de verão para 9 horas.Importante! Depois de adquirir uma planta precisa ser gradualmente acostume-se à nova iluminação: primeiro pritenit e depois diariamente aumentar o tempo gasto na luz.
Esta flor não é exigente em temperatura - pode parecer normal a + 18 ° C e a + 28 ° C. Sob condições mais quentes, Kalanchoe provavelmente se recusará a florescer. No inverno cresce bem em +16 ... + 18 ° C. Baixar o termômetro abaixo de + 10 ° C pode ser prejudicial para a planta.
Os indicadores de umidade também não são críticos para Kalanchoe. O ar seco não afeta seu crescimento e desenvolvimento. Ele não precisa de pulverização, exceto que durante um período de intenso calor do verão, esse procedimento o agradará.
Rega
Regar a planta é recomendado com moderação. Após o transplante, a primeira rega pode ser realizada uma semana depois. No futuro, você precisará monitorar o estado da camada superior do solo: precisará regar quando secar.
A umidificação é realizada por 1-2 dias, é filtrada, chove ou derrete água em temperatura quente. Molhar com água fria e dura é estritamente proibido.
A melhor maneira de adicionar umidade para Kalanchoe é o fundo (na panela): dessa forma, a planta levará a quantidade de água necessária. Após 30 a 40 minutos, você precisa drenar a água da panela para evitar a deterioração das raízes.
No inverno, a umidificação é reduzida ao mínimo.
Vídeo: rega e fertilização adequadas Kalanchoe
Período de aplicação de fertilizantes
Suplementos orgânicos e minerais são necessários para Kalanchoe: eles são adicionados alternadamente de maio a julho a cada 2 semanas. Então eles fazem uma pausa e a próxima aplicação é feita no outono, durante o aparecimento dos botões. No inverno, a planta não é fertilizada.
Para Kalanchoe, também são adequados fertilizantes prontos para suculentas e cactos, como Stimovit (25 ml / 1 litro de água).
O primeiro curativo após o transplante é realizado cerca de um mês depois, após o surgimento de novos rebentos.
Você sabe A flor mais fedorenta do mundo é reconhecida como raflesia, ou "lírio cadavérico". Cresce nas ilhas de Kalimantan e Sumatra. Seu cheiro é frequentemente comparado com o que exala carne podre.
Erros típicos da floricultura durante um transplante
O proprietário de Kalanchoe durante o pouso deve evitar os seguintes erros comuns:
- Plantando uma planta em uma panela de grandes dimensões. Nesse caso, as raízes crescerão e as folhas desaparecerão, a floração estará ausente.
- Danos às raízes durante o transplante. Manuseie o sistema raiz com cuidado.
- Aprofundamento do pescoço da raiz. Isso pode causar deterioração da raiz.
- Seleção incorreta do solo. Freqüentemente, os plantadores de flores plantam uma flor em solo universal para as culturas floridas. Isso não vale a pena - se uma mistura pronta do solo for comprada, ela deverá ser desenvolvida para cactos e suculentas.
- Transplante durante a floração.
- Mude para o novo solo e vaso imediatamente após o plantio.
- Ignorando altas estacas de drenagem. A drenagem é um atributo necessário no vaso, que desempenha a função de drenagem e evita a deterioração das raízes.
Assim, o transplante faz parte de um conjunto de medidas obrigatórias para cuidar de Kalanchoe, graças às quais é possível impedir o desenvolvimento de doenças e fortalecer a imunidade. No entanto, sem um bom motivo para perturbá-lo, não é recomendável perturbar a planta: é difícil tolerar o movimento em outro vaso e por um longo tempo se adapta a novas condições.