Existem muitas plantas de interior bonitas, populares e comuns, mas qualquer produtor gostaria de cultivar algo extraordinário. É por isso que as raras flores exóticas que são incomuns em vasos no parapeito da janela são de grande interesse. Estes incluem jasmim Sambac - um arbusto incomum com botões perfumados. Como cultivá-lo em casa, bem como a variedade de variedades dessa espécie, serão discutidas no artigo.
Descrição botânica
Jasmin Sambac é uma planta perene perene da família Olive. Este é um pequeno arbusto, cuja altura varia de meio a três metros, dependendo da variedade. A folhagem é verde saturada, de forma elíptica, lisa com veias esparsas, localizadas em frente, em pares, também pode variar em tamanho: comprimento até 12 cm, largura até 8 cm.
As flores de jasmim são pequenas: 2-3 cm de diâmetro na forma de flor, consistem em cinco, menos frequentemente em sete ou nove pétalas. Os botões estão localizados nas extremidades dos galhos em grupos de até 12 peças. O aroma é doce, intenso, mais pronunciado quando os botões se abrem à noite (depois das 18:00). O arbusto continua a florescer ao longo do ano com interrupções de um a dois a três meses.
Como a pátria da planta é composta por países tropicais, em condições de solo aberto, ela pode ser cultivada apenas nas regiões sul, mas o conteúdo interno é mais favorável.
Você sabe Pela primeira vez na Europa, eles aprenderam sobre esse tipo de jasmim com os árabes que trouxeram o óleo de jasmim, que eles mesmos chamavam de "zambag". Quando a planta se espalhou, o nome modificado “Sambac” foi anexado a ela.
Variedades populares
O jasmim árabe, também conhecido como Sambak, é representado por um grande número de variedades, todas elas se cruzam. Devido a essa integração, pode ser bastante difícil classificar a quais subespécies uma planta pertence. Na maioria das vezes, um número limitado de variedades é cultivado em casa. Como eles são chamados e quais são seus recursos serão discutidos mais adiante.
Cavaleiros da Arábia
Uma das variedades mais comuns é o Arabian Knights. É um arbusto que cresce rapidamente, caracterizado por baixas exigências de condições. A planta floresce do início da primavera ao final do outono sem interrupção. Os botões com pétalas felpudas da forma redonda correta exalam um aroma doce e forte. São essas flores que são mais adequadas para fazer o chá tradicional de jasmim.
Cuidar dessa variedade não é muito difícil: é fotófilo, mas tolera facilmente o sombreamento da luz. Cresce bem em salas orientadas a leste ou sul. Requer rega rara e presença obrigatória de drenagem.
Importante! Apesar do amor moderado pela umidade da variedade dos Cavaleiros Árabes, não se deve permitir que um coma de terra seque, isso pode levar a uma parada na floração.
Grão-Duque da Toscana (Grão-Duque da Toscana)
O Jasmine Grand Duke não é apenas o mais incomum na aparência, mas também o mais sombrio em termos de cuidados. A planta é um arbusto alto (até 1 m), com grandes folhas verdes escuras e flores espessas. Pétalas de cor branca, arredondadas, com um aroma floral brilhante.
Esta variedade é sensível à umidade do solo e do ar; a flor é extremamente higroscópica. No entanto, apesar das exigências, o grão-duque de jasmim, com os devidos cuidados, pode florescer sem interrupção durante todo o ano.
Orleans Maiden (Donzela de Orleans)
Uma pequena planta de crescimento rápido tipo liana é um representante incomum das espécies de Sambac. A Virgem de Orleans raramente cresce em tamanhos grandes, mais frequentemente com a poda inicial correta, e se transforma em um arbusto limpo.
As flores desta variedade, em contraste com as descritas acima, não são duplas, as pétalas são simples, de forma oval. A folhagem é lisa, brilhante, ovóide, de cor verde escura. A peculiaridade da Virgem de Orleans é que os brotos vivem depois de florescer o dia todo, após o que caem, dando lugar ao seguinte.
Você sabe Na Índia, o escopo do jasmim é muito amplo, não apenas flores, mas também outras partes da planta. Em particular, o tempero para pratos é feito de folhas e adicionado recentemente a saladas de ervas.
Belle da Índia
Uma descrição separada requer uma variedade de Sambac Indiana ou Beauty of India. Difere de seus pares em uma taxa de crescimento mais lenta e floração incomum. Um pequeno arbusto floresce flores brancas duplas o ano inteiro com pétalas pontiagudas. A folhagem é grande, densa, oval com uma extremidade pontiaguda, de cor verde escura. Este arbusto é despretensioso, gosta de rega e calor moderados.
Características do plantio e preparação do solo
Como mencionado anteriormente, o Sambac, que adora calor, é o melhor em casa: em terraços fechados, em estufas ou no parapeito da janela do apartamento. Para que uma planta cresça, se desenvolva e floresça, é necessária uma abordagem adequada para plantar e escolher o solo.
Portanto, o solo do jasmim é neutro, com baixa acidez. Ao mesmo tempo, deve ser leve, poroso, incluir areia, turfa e húmus. É melhor usar misturas de solo já prontas da loja, pois isso reduzirá a probabilidade de uma flor ser infectada por várias doenças. Além disso, argila será necessária, que desempenhará uma função de drenagem e uma capacidade de plantio.
O recipiente para plantar uma muda não deve ser muito grande, é adequado um recipiente com um volume de 2 a 2,5 litros. Uma camada de argila expandida é derramada no fundo do vaso (cerca de 2 cm), depois metade é preenchida com solo, o jasmim é plantado, polvilhado com o resto da terra e regado. As mudas jovens devem estar a uma temperatura de +18 ... + 20ºC, longe de correntes de ar e luz solar direta.
Home Care
É um pouco problemático cuidar de Jasmine Sambac, mas ao mesmo tempo a flor reage com gratidão a boas condições com floração longa e coroa densa. As plantas adoram calor, umidade e boa iluminação, independentemente da época do ano. Além disso, cada uma das variedades desse tipo tem suas próprias preferências e reage de maneira diferente às mudanças externas. Para esse fim, as regras básicas para manutenção e cultivo de arbustos serão discutidas em mais detalhes.
Iluminação
Como todas as culturas tropicais, o jasmim é muito fotofílico, a taxa de crescimento de galhos e folhagens, bem como a duração e a intensidade da floração, dependem diretamente disso. Ao mesmo tempo, Sambak não tolera raios diretos do sol, neste caso, estamos falando sobre a luz do meio-dia. O lado sudeste do apartamento é o melhor lugar para colocar um arbusto. Você também pode cultivá-lo no parapeito da janela, orientado para o oeste, mas na presença de um leve sombreamento.
O lado norte e quaisquer salas com iluminação insuficiente ou artificial não são adequados para o jasmim. Nesses locais, a planta não apenas para de florescer, mas também descarta a folhagem.
Rega e alimentação
Organização de regar o jasmim é a tarefa mais crucial ao cultivá-lo. A cultura tropical adora a umidade, mas não tolera sua estagnação na área das raízes; portanto, a planta é regada com frequência, mas sujeita a várias regras:
- a presença de drenagem, garantindo a saída de excesso de fluido;
- controle da condição do solo: umedeça à medida que a camada superficial do solo seca;
- mudança na intensidade dos procedimentos, dependendo das condições externas: em alta temperatura do ar e baixa umidade, a rega é mais intensa, com o início do frescor - mais raro.
Importante! O Sambak, que adora calor, não tolera água fria; portanto, para irrigação e irrigação, é necessário aquecê-lo a uma temperatura de +25 ... +30ºC.
As táticas descritas evitarão cárie e atrofia da raiz. É melhor usar água macia, filtrada ou fervida para evitar uma diminuição excessiva no nível de acidez do solo.
Além disso, vale lembrar que o jasmim precisa de alta umidade, o que é especialmente importante para a variedade Grand Duke. Para atingir esse objetivo, é recomendável instalar um umidificador de ar na sala onde a planta está localizada. No entanto, este é um dispositivo bastante caro, portanto, muitos cultivadores de flores dispensam a pulverização regular da coroa de uma flor a partir de um frasco de spray, além de instalar recipientes com água: aquários, vasos, fontes decorativas ao lado de vasos de flores.
A fertilização é necessária para o jasmim apenas durante a estação de crescimento e floração rápida. Recomenda-se o uso de fertilizantes líquidos prontos para a floração de plantas de interior, de acordo com as instruções a cada 7 dias.
Transplante
O jasmim precisa de um transplante anual apenas nos primeiros três anos, enquanto há um desenvolvimento intensivo do sistema radicular e da coroa. Posteriormente, a planta adulta é transferida para outro recipiente a cada três anos à medida que as raízes crescem (elas devem encher o vaso o máximo possível). Nesse caso, o novo vaso de flores deve ter no máximo 2 cm a mais que o anterior. Se o jasmim for transplantado em um recipiente grande, seu crescimento diminuirá. O transbordo é tradicionalmente realizado na primavera ou no outono, fornecendo à planta nas primeiras semanas após o aquecimento doméstico um aumento da umidade do ar e rega abundante.
Poda
Sabe-se que a poda é um procedimento necessário e útil para plantas lianiformes. Como regra geral, para a formação da coroa, todos os rebentos esticados para cima são encurtados em cerca da metade, processos curtos beliscam o ápice. Tais manipulações contribuem para o espessamento da folhagem.
O corte de cabelo Sambac geralmente é feito várias vezes ao ano: o primeiro (principal) - no início da primavera e depois no final da estação de crescimento - no outono. A poda de brotos de crescimento rápido no inverno também é permitida.
Doenças e Pragas
A alta sensibilidade do jasmim interno a condições externas não é o único problema para cuidar dele. Muitas vezes, a planta sofre danos por diferentes tipos de pragas. As infecções mais comuns são pulgões, sarna e ácaros.
Pulgões É uma praga perigosa cujas larvas se alimentam de folhagem e sucos de flores. Você pode encontrá-lo ao examinar as folhas, especialmente sua superfície interna. Quando os pulgões se reproduzem, muitas larvas esverdeadas ou amarelas aparecem.
Após a detecção do parasita, medidas urgentes devem ser tomadas:
- colocar a planta em quarentena, separando-a de flores saudáveis;
- lave a folhagem de jasmim com uma solução com sabão;
- depois lave a coroa em um banho quente (+ 40ºC).
Se as medidas tomadas não produzirem resultados, é necessário tratar a folhagem com um inseticida industrial (por exemplo, Akarin) de acordo com as instruções. É aconselhável repetir o tratamento mais duas vezes em intervalos semanais.
Escudo - Outra praga que pode destruir Sambac. São insetos marrons claros e planos que se alimentam do suco de uma flor. Você pode detectá-los por inspeção visual, eles geralmente são colocados na superfície interna da folhagem e nas dobras das hastes. Além disso, é possível determinar a derrota desse parasita pela presença de um revestimento pegajoso nas folhas.
O tratamento é o mesmo que no caso dos pulgões, mas, como regra, basta uma única aplicação do inseticida.
Ácaro aranha - O inimigo mais traiçoeiro do jasmim. Seus adultos são raros, e as teias de aranha e os ovos postos são facilmente ignorados na folhagem. Pontos de punção brancos e o aparecimento de partículas da rede devem causar suspeitas.
Não é fácil se livrar do carrapato; a principal condição é o aumento da umidade e a aspersão quente frequente. Se não houver efeito das medidas tomadas, os acaricidas (por exemplo, Apollo) devem ser usados de acordo com as instruções, com repetição do tratamento após três dias.
As doenças do jasmim são geralmente associadas à violação das regras de cuidados, estagnação da água no solo, ar seco, temperatura muito alta ou baixa na sala. Sob tais condições, pode ocorrer podridão radicular ou murcha de folhas. É quase impossível combater a podridão, portanto, medidas preventivas para criar condições favoráveis são importantes.
Além disso, a flor geralmente sofre de clorose, falta de magnésio e ferro. Nesse caso, a folhagem é coberta com pontos de luz. A aparência dos primeiros sinais se torna a base do uso de ferramentas especiais que compensam a falta de nutrientes (por exemplo, "Ferovit").
Reprodução
Sambak se propaga de duas maneiras: por estacas e camadas.
- Estacas geralmente começam a colher entre a floração - no verão. Imediatamente após o corte, são plantadas em pequenos recipientes separados, preenchidos com um substrato (mistura do solo + areia em partes iguais) até uma profundidade de 2 cm e regados, mantendo uma umidade constante do solo. Quando mantidos em uma sala com temperatura de + 20 ... + 22ºC, os brotos criam raízes dentro de 30 dias.
- Camadas É mais fácil propagar o jasmim, mas a planta nem sempre responde adequadamente a essas tentativas. Para fazer isso, você precisa fazer uma incisão vertical na sessão selecionada nos internódios. Em seguida, aprofundar esta parte no substrato e hidratar regularmente. Se houver umidade suficiente, as camadas criarão raízes após um mês.