Achimeneses certamente será interessante para os amantes de plantas com flores decorativas; portanto, plantá-las com um rizoma não passa despercebido pelos jardineiros. O armazenamento e o plantio da própria cultura têm certas características que definitivamente valem a pena considerar ao cultivar uma flor. Do que exatamente estamos falando e que nuances devem ser levadas em consideração ao plantar Achimenes - consideraremos mais adiante neste artigo.
Quais são os rizomas de Achimenes
As Achimeneses são plantas perenes e maravilhosamente floridas que pertencem à família Gesneriev. Como a gloxinia, no final da floração (de setembro a outubro), elas precisam de descanso, que geralmente dura pelo menos dois meses. As hastes da flor podem ser eretas ou caídas, ramificando-se fracamente e pubescentes.
Você sabe Achimenes é freqüentemente chamado pelas pessoas de "flor mágica" ou "lanterna milagrosa", e pela primeira vez a planta foi descrita em 1756 (por Patrick Brown) e supostamente começou a se espalhar pelo mundo a partir das partes sul e central da América.
As folhas são de cor verde escuro, moderadamente pubescentes, com uma borda empoeirada. As flores são únicas ou em pares, mas todas são grandes o suficiente. Seu copo é curto e estreito, e a corola tem um tubo longo e gracioso com um membro que se espalha.Os rizomas são chamados de parte subterrânea da planta, ou seja, o rizoma escamoso, que na verdade é um caule subterrâneo modificado. Todos eles se assemelham a pequenos cones de 0,5 a 4 cm de comprimento, que servem como material principal para a propagação dessa flor.
Quando plantar rizomas de Achimenes
É melhor plantar os rizomas da planta descrita em março ou abril, antes que o rizoma escamoso inicie o crescimento ativo. No verão, você pode propagar a flor com estacas verdes, mas o plantio de primavera do rizoma é sempre considerado mais preferível.
Como determinar a prontidão do rizoma para o pouso
Nem sempre as datas do calendário adequadas fornecem a capacidade de plantar rizomas. Infelizmente, nem todo material de plantio pode ser usado para o subsequente cultivo bem-sucedido de Achimenes; portanto, antes de executar o procedimento, vale a pena selecionar apenas amostras com um broto bem formado e suficientemente forte do broto apical, que é o principal sinal de prontidão para o plantio.
Caso o material de plantio preparado tenha crescido muito e você não esteja pronto para plantá-lo em uma panela, você pode desacelerar o processo de desenvolvimento, abaixando a temperatura no armazenamento para +10 ... + 12 ° C.No entanto, os rizomas devem ser mantidos sob essas condições o mínimo possível, caso contrário, no futuro, as plantas ficarão enfraquecidas, com brotos finos e quebrando facilmente. Quanto mais baixos os valores de temperatura no local de armazenamento selecionado, mais tarde as mudas acordarão, o que significa que, algumas semanas antes do plantio pretendido, elas deverão ser transferidas para uma sala mais quente.
Importante! Em um tanque de aterrissagem, você não pode plantar mais de 10 rizomas de Achimenes, mas tudo depende do tamanho do vaso: todas as amostras devem ficar livres e colocadas a pelo menos 2-3 cm de distância. 5-6 rizomas podem ser colocados, e cerca de 15 em uma panela pendurada de vinte centímetros.
Tecnologia de pouso
O plantio rizoma de Achimenes começa com a preparação de um substrato adequado do solo e do próprio vaso para acomodar o material de plantio. Como uma variante ideal da mistura do solo, pode-se usar solo pronto para plantas domésticas com flores decorativas e, ao escolher um vaso, recomenda-se prestar atenção a recipientes largos, mas não muito profundos, com orifícios de drenagem.
O processo de plantio das flores descritas envolve as seguintes ações:
- Para começar, coloque uma camada de dois centímetros de lascas de tijolo no fundo da panela (ela funcionará como uma drenagem).
- Em seguida, para metade do volume total, encha a panela com uma mistura de solo cozido no vapor e umedeça levemente.
- Coloque os rizomas preparados na superfície e preencha-os com o restante do solo por cima (a camada da superfície não deve exceder 1-2 cm).
- Umedeça o substrato novamente (apenas para não lavar as plantas) e coloque a panela no parapeito da janela ou em outro local bem iluminado.
- Com mais cuidado, as mudas jovens precisarão de hidratação e sombreamento moderados da luz direta do sol.
Ahimenes. Aterragem em ascensão: vídeo
Os rizomas dos primeiros brotos aparecem acima do solo cerca de 1,5 a 3 semanas após o plantio do material de plantio.
No entanto, esse período depende muito do nível do desenvolvimento inicial do broto e da temperatura do cultivo de uma planta jovem. Portanto, se o tempo estiver se esgotando e a parte verde da flor ainda não aparecer, tente aumentar a temperatura na sala e aumentar a regularidade da rega moderada, criando condições quase de estufa para achimenes.
Importante! O rizoma dessas plantas domésticas cresce horizontalmente; portanto, ao plantar com um rizoma, elas precisam ser colocadas da mesma maneira. Se você aprofundar as mudas verticalmente no solo, o período de germinação dos brotos poderá demorar um pouco mais.
Regras de armazenamento do rizoma
O local e o método de armazenamento do rizoma de Achimenes depende do número de cópias e preferências pessoais do produtor. Por exemplo, eles podem ser deixados nos mesmos recipientes de plantio em que as plantas cresceram ou removidos para armazenamento em outro local.
No primeiro caso, é necessário remover todas as partes acima da planta e remover a panela em um local escuro e relativamente fresco, sem umidade. Os melhores valores de temperatura para armazenar o rizoma da cultura serão uma temperatura de + 10 ... + 18 ° C e, com relação aos cuidados, deve-se excluir qualquer umidade ou cobertura.
Durante o período de inverno, você terá que verificar periodicamente a condição com um riza, controlando o despertar. Se brotos aparecerem acima da linha do solo, você precisará renovar a camada superior do solo, adicionando substrato fresco e friável.Para evitar o surgimento de brotos, é possível remover rizomas do solo, remover raízes danificadas e doentes, limpar o rizoma de solos aderentes e raízes finas e secar, após o que resta apenas colocá-los em sacos secos, transparentes e hermeticamente fechados, sobrepondo cada camada com vermiculita, perlita ou mistura turfa-areia (segundo método de armazenamento).
Dessa forma, armazenar o rizoma de Achimenes no inverno é muito mais fácil, porque eles não são apenas compactamente colocados, mas também muito mais fáceis de controlar sua condição. Quando aparecem sinais de condensação, a bolsa sempre pode ser aberta e ventilada com rizomas, o que ajuda a evitar mofo.
Você sabe O nome do gênero é traduzido do grego como "frio não tolerável (não inverno)", mas em pessoas comuns é comum encontrar a designação "fruta triturada", proveniente das características da fruta.
Em geral, o armazenamento e a propagação de Achimeneses com a ajuda de um rizoma não serão difíceis, tanto para um cultivador experiente quanto para um iniciante. Portanto, se você não souber qual planta preferir, preste atenção na flor descrita.