Vários tipos de arborvitae são amplamente utilizados no paisagismo, devido à sua aparência atraente e à cor sempre verde das agulhas. A variedade varietal de tais plantas permite que cada produtor escolha a opção mais adequada, com foco no objetivo do cultivo e nos requisitos pessoais. Uma das variedades populares dessa cultura é a thuja ocidental, que, além disso, possui muitas variedades diferentes. Para que exatamente eles são notáveis e o que você deve saber sobre a organização dos cuidados com o plantio de coníferas - continue lendo.
Descrição geral das espécies
O thuja comum ocidental, como outras variedades de thuja, pertence à família Cypress e é uma árvore conífera sempre-verde, cuja pátria é o território ocidental dos EUA e do Canadá. Nos países europeus, as pessoas aprenderam sobre isso em meados do século XVI e, desde então, costumam crescer em seus sites para fins decorativos. Dependendo da variedade, as arborvitas ocidentais crescem em altura de 10 a 40 m, mas sempre possuem uma coroa oval ou mais piramidal.
A madeira é macia e forte, levemente suscetível à deterioração e por muito tempo mantém seu aroma "florestal". A planta troca de agulhas a cada três anos; portanto, após esse período, você notar o amarelecimento das agulhas em alguns lugares, não se apresse em entrar em pânico, talvez após o derramamento, novas, mais verdes e mais atraentes aparecerão em breve no mesmo local.Você sabe O nome "thuja" é de origem grega e significa "incenso" ou "sacrifício" na tradução. Esta definição incomum está associada ao fato de que, nos tempos antigos, os galhos de uma árvore eram queimados como oferenda aos deuses.
Variedades populares
Hoje, existem mais de cem variedades diferentes de arborvitas ocidentais, portanto, não é surpreendente que a planta seja cultivada com sucesso em uma variedade de zonas climáticas, mesmo no extremo norte. Além das variedades especializadas, também são conhecidas algumas plantas universais bem estabelecidas em qualquer região. Para não cometer erros na sua escolha e obter um degelo mais adequado às condições de cultivo e às suas preferências pessoais, vale a pena explorar os recursos de várias opções populares.
Globo de Ouro
Essa variedade de arborvitas ocidentais é representada por arbustos anões, que provavelmente encontrarão um lugar mesmo em pequenas áreas. Aos dez anos, a planta atinge apenas 80 cm de altura, caracterizada pelos mesmos valores do diâmetro da coroa esférica. Vale ressaltar que a cor da folhagem não é verde padrão, mas amarela, graças à qual, com a ajuda de uma planta assim, você pode "reviver" qualquer paisagem padrão. O sistema radicular é de tipo superficial, a casca nos brotos e o tronco é marrom ou marrom avermelhado, descascando por tiras estreitas.
Com a organização dos cuidados adequados, o thuja Golden Globe se tornará uma decoração real, mesmo para pequenos jardins ou territórios adjacentes, tanto como parte da composição quanto como uma tênia no gramado ou sebes baixas.
Importante! O arbusto torna-se dourado apenas com boa luz solar; portanto, para aumentar suas qualidades decorativas, vale a pena plantar plantas em uma área aberta, possivelmente no centro da composição.
Danica
Como a variedade anterior, o thuja Danica pertence às variedades anãs de tais plantas, que mesmo nas condições de cultivo mais adequadas não acrescentam mais de 5 cm por ano (em altura e largura). As amostras adultas geralmente não crescem acima de 60 cm e sua coroa esférica atinge um máximo de 55-60 cm de diâmetro. A casca do tronco e dos galhos está descascando, marrom-acinzentada e pode ter um tom avermelhado.No inverno, sua cor pode mudar para verde-acastanhado.
As agulhas são grossas e escamosas, de cor verde e muito macias ao toque. Os cones marrons arredondados crescem até 0,6 cm e são mantidos em brotos curtos, densamente localizados no mato. Rizoma - largo e superficialmente localizado, motivo pelo qual vale a pena ter muito cuidado ao soltar o solo e regar (o excesso de umidade geralmente leva à deterioração do sistema radicular). Ao projetar o local, é melhor plantar uma Danica descongelada com variedades multiculturais de cultura, para que não se perca contra o fundo verde geral das plantas.
Globose
Plantas dessa variedade também podem ser atribuídas ao grupo de arbustos despretensiosos e de crescimento lento, com brotos planos e retos, densamente espaçados, que crescem uniformemente nas laterais. Aos dez anos de idade, o mato atinge uma altura de 1 a 1,2 m, mantendo o mesmo diâmetro (o crescimento anual de thuja não passa de 5 a 10 cm). Nos estágios iniciais do cultivo, a casca de uma planta jovem é lisa, mas eventualmente se torna fibrosa, com um grande número de rachaduras em toda a superfície.Ao projetar o território, o thuja Globosa ficará ótimo em jardins de pedra, jardins ou sebes sempre verdes, embora muitas vezes aterrissem por conta própria.
A forma é redonda ou esférica, mas com uma poda competente, pode ser dada uma aparência diferente. As agulhas são do tipo escamosa, verde claro na primavera e verde-acinzentado ou mais marrom no inverno. Os frutos que aparecem no verão são cones arredondados, atingindo um centímetro de comprimento. No início, são esverdeados, mas rapidamente ficam marrons. O sistema radicular é o mesmo que em outras variedades: superficial e cresce rapidamente na área.
Importante! As plantas adultas não têm medo de geada, para que possam passar o inverno sem abrigo em quase qualquer parte do território da Federação Russa (exceto nas regiões extremamente do norte). No primeiro ano de cultivo, é melhor amarrar plantas jovens com estopa, evitando o congelamento da casca delicada.
Brabante
A variedade Brabant de rápido crescimento pode agradar ao jardineiro com um crescimento anual de plantas com 30 cm de altura e 10 cm de largura, com taxas máximas para espécimes adultos de 3,5 a 4 m quando cultivados na faixa do meio e de 15 a 20 m nas latitudes sul. A coroa do thuja se assemelha a um cone em forma e, quando jovem, parece mais densa do que após 5 a 10 anos de crescimento de um arbusto semelhante a uma árvore. As agulhas são sempre-verdes, com escamas, os frutos são marrons, cones oblongos-ovados, com comprimento de 0,8 a 1,2 cm, e o sistema radicular é superficial.
Um local ideal para cultivar um thuja dessa variedade varietal será o plantio simples e em grupo, em particular no plantio de uma cerca viva (a frequência ideal de plantio nesse caso é de 0,5 a 0,7 m entre as plantas seguidas).
Smaragd
Esta variedade é merecidamente considerada um dos melhores representantes de thuja ocidental em forma de cone com uma taxa de crescimento moderada. Nesse caso, a conífera adulta sempre-verde é representada por uma árvore de até 6 m de altura e 1,8 m de largura, com um crescimento anual de brotos entre 10 e 20 cm.Os galhos são densamente espaçados, quase verticais, repletos de agulhas decorativas de sempre-verdes e pinheiros, agradáveis ao toque.
Os frutos são raros, cones marrons oblongos e ovais, com comprimento de até 1 cm. Sem um corte de cabelo, a forma da coroa será semelhante a um cone de estrada, mas se as brotações individuais forem encurtadas em tempo hábil, uma atraente forma de planta em forma de coluna pode ser alcançada. Juntamente com a rica cor verde das agulhas, esse recurso do thuja Smaragd o torna uma excelente opção para plantio em plantações únicas ou como cobertura, mas somente se a frequência de plantio na linha estiver entre 0,6-0,7 m.
Woodwardi
A variedade Woodwardi é um arbusto anão, sempre-verde, com uma coroa esférica densa e densa, caracterizada pelas agulhas suculentas de uma cor verde escura. Ao atingir a idade de dez anos, a altura da planta é de 40 cm, mas os valores máximos ainda são de cerca de 1,5 m, com uma largura de 50 a 60 cm de diâmetro. O crescimento anual de brotos duros é de cerca de 4-5 cm, as agulhas são escamosas padrão, os frutos são cones elípticos que só aparecem nos galhos após 10 anos de cultivo.Rizoma - superficialmente localizado e bastante poderoso.
A variedade Woodwardi pode ser considerada uma versão universal de tais plantas, pois é ideal para paisagismo de grandes jardins e pequenas parcelas pessoais, atuando como um excelente complemento para outras culturas de coníferas ou flores em plantações de grupo ou quando o thuja é colocado separadamente a alguma distância deles.
Kolumna
A única variedade de thuja colunar varietal, atingindo mais de 8 m de altura. Isso permite que você crie cercas vivas do local, porque já com dez anos de idade a árvore atinge uma altura de 3 m, com um diâmetro de copa de cerca de 1 m.A cor das agulhas é verde escuro, mas na luz pode clarear, dando um brilho característico (a cor não muda no inverno). Os cones são pequenos e ficam marrom no outono, com a cor inicialmente verde.
O rizoma da árvore é fino, superficial e densamente entrelaçado com micorrizas. A variedade Kolumna é excelente para o cultivo em vários territórios, o que é explicado pela alta resistência ao gelo de uma árvore adulta, embora seja melhor cobrir mudas jovens nos primeiros dois anos de cultivo com estopa e lapnik. Também é considerado resistente a muitas doenças e pragas de coníferas.
Você sabe Os óleos essenciais de Thuja ajudam a lidar com o estresse e a melhorar o estado emocional de uma pessoa. Antigamente, os monges franceses usavam decocções das agulhas e cascas da planta para parar o sangramento, tratar a asma e infecções genitais.
Regras de desembarque
Plantas de qualquer uma das variedades acima de arborvitas ocidentais crescerão bem e se desenvolverão em áreas iluminadas pelo sol, fechadas por rajadas repentinas de vento. À sombra total, a copa das árvores e arbustos não será tão densa, embora algumas variedades de anões esféricas não percam sua decoratividade, mesmo sob a copa quebrada de outras árvores.
Uma seca curta não prejudicará o thuja, mas a hidratação moderada regular será mais benéfica. Se a água subterrânea no local de pouso se aproximar da superfície da terra - é destemida, mas o principal é que a umidade não estagna no rizoma da cultura e não causa apodrecimento. Ao escolher um local para plantar uma arborvita ocidental, sempre considere os tamanhos máximos possíveis de plantas de uma determinada variedade selecionada, para que nem o rizoma nem a coroa de uma arborvita adulta interfiram nas culturas vizinhas. Com a escolha certa de um local para pousar um thuja, cuidar dele não será mais uma tarefa tão problemática.
O processo de pouso em si não pode ser chamado de muito complicado, mas é melhor planejar esses eventos na primavera, de acordo com os seguintes estágios das operações de pouso:
- Para começar, prepare os furos de plantio com um diâmetro de até 1 me uma profundidade que exceda a profundidade do recipiente de mudas em 15–20 cm.
- No fundo do poço, coloque uma camada de drenagem de 10 cm de tijolo ou cascalho quebrado.
- Em seguida, despeje uma mistura de folhas, agulhas, turfa e uma pequena quantidade de substrato local (cerca de 1/3 do volume total do buraco).
- Usando o método de transbordo, mova as mudas de thuja do contêiner para o poço e preencha os vazios com o solo restante, apenas para que o colo da raiz esteja no nível do solo.
- Compacte bem o solo na zona próxima do caule, regue e troque o solo para preservar a umidade do solo por um longo tempo.
No futuro, a primeira coisa a ser feita na nova estação é regar as plantas em abundância e fertilizar.
Recursos de Cuidados
Cuidar do thuja ocidental difere pouco de cuidar de outras variedades de coníferas e baseia-se nas seguintes recomendações:
- a rega de thuja jovem e recém plantado será realizada com uma regularidade de 1 vez por semana e prevê uma vazão de 10 a 20 l de líquido depositado por thuja;
- alguns dias após umedecer o solo na zona próxima ao caule da planta, ele deve estar bem afrouxado, mas não indo além de 10 cm;
- fertilizantes complexos para coníferas são geralmente usados para a cobertura, que pode ser comprada em qualquer loja de jardinagem (as taxas de consumo e as regras para a fabricação desses compostos nutricionais são geralmente indicadas na embalagem);
- a poda de plantas é realizada em sua maioria para fins sanitários e envolve a remoção de galhos quebrados, doentes ou afetados por pragas (antes do início do fluxo ativo de seiva nos tecidos);
- se as agulhas sempre verdes ficarem amarelas de repente, tente descobrir imediatamente as causas desse fenômeno e, se necessário, trate a coroa de pragas ou doenças (são usadas preparações fungicidas e inseticidas especiais).
Vídeo: Thuja care
Além disso, para que a planta jovem não receba queimaduras solares ao ar livre, em invernos com pouca neve, é melhor protegê-la com qualquer material de cobertura escolhido.
Somente a observância de todos os requisitos para plantar e cuidar das arborvitas ocidentais garantirá a preservação de sua decoratividade por um longo tempo; portanto, escolhendo uma variedade externamente adequada para si mesmo, é tão importante se familiarizar com os requisitos básicos dessas plantas para as condições de cultivo, o que ajudará a criar uma adição realmente atraente ao local.