O cogumelo é freqüentemente chamado de Dubovik. Pode ser encontrada em florestas de folha caduca perto de carvalhos, daí o nome. Externamente, é muito semelhante ao boleto, mas tem vários recursos. Em mais detalhes sobre isso - mais.
Descrição do cogumelo
Para uma identificação mais precisa do fungo, o conhecimento deve começar com uma descrição de seus dados externos.
Como é isso?
A parte mais atraente de qualquer cogumelo é seu chapéu. Em um bastão, ele pode ter de 6 a 22 cm de diâmetro. Sua cor varia do marrom claro ao tijolo. Geralmente, quanto mais velho o cogumelo, mais escuro ele pode ser, até quase preto. Se você apertar, aparecerão manchas escuras no local. A forma da tampa tem a forma de um hemisfério, mas também pode ser estendida. Ao toque - aveludado. Se chover ou o tempo nublado, torna-se pegajoso e escorregadio.
O chapéu repousa sobre uma perna vermelha, às vezes laranja ou marrom, com 5-17 cm de comprimento e 3 cm de circunferência. Pode haver pequenas manchas verdes na base da perna. Sua forma é em forma de taco. Camada lamelar com pequenos poros vermelhos. Se você pressioná-los, eles ficam azuis e depois ficam marrons. A carne é amarelada; ao entrar em contato com o ar, ela se torna azul esverdeada, e é por isso que o cogumelo é conhecido popularmente como “contusão”. Não possui sabor e cheiro especiais.Você sabe Esporos de fungos não perdem a capacidade de germinar mesmo depois de uma década.
Vídeo: Cogumelo Dubovyk
Onde está crescendo
O Dubovik comum pode ser encontrado em carvalhos, florestas mistas e caducifólias. Entra em simbiose com o sistema radicular de carvalhos, faias, bétulas e tílias. Essa interação não é parasitária, mas benéfica. O cogumelo recebe açúcar das raízes e dá líquido à planta, soluções de substâncias que extrai do solo. Prefere crescer em áreas ensolaradas com solo calcário. Pode ser encontrado no período de maio a setembro na parte européia da Rússia, exceto no norte, nas regiões sul e oeste da Sibéria, no sul do Extremo Oriente.
Comestível ou não
O edredom é adequado para consumo humano. Pode ser consumido seco ou em conserva. Mas antes de cozinhar, deve ser ensopado e fervido, trocando a água várias vezes. A imersão é necessária devido ao fato de o cogumelo conter substâncias tóxicas em pequena dose.
Variedades e duplas
Existem três tipos de edredons: carvalho comum, salpicado, carvalho Kele. O homem comum em questão não tem variedades nem duplos. Mas pode quase parecer salpicado, que tem dobras: um cogumelo satânico, boletos amarelos, carvalho marrom-oliva.
Cogumelo satânico
Esta é uma espécie venenosa de carvalho. Ele tem um chapéu aberto, em forma de travesseiro, hemisférico ou arredondado. É coberto com pele seca lisa ou aveludada, que pode ser em tons de branco, cinza, cinza sujo e cinza oliva. Sua polpa é branca ou amarela e, ao interagir com o ar, não muda muita cor para vermelho ou azul. Corpos de frutas velhos e cobertos de vegetação têm um cheiro muito desagradável e claramente perceptível. A perna é em forma de ovo ou esférica, semelhante a um barril, afilando-se.
Identificaronde comestível e venenoso (falso) é possível de acordo com as seguintes características deste último:
- o chapéu está amarelo sujo;
- no ar, a carne fica vermelha e depois se ilumina;
- cheira mal;
- meio da perna em malha vermelha escura com borda amarelada.
Se você não tiver certeza de qual cogumelo está à sua frente, é melhor mostrá-lo a uma pessoa experiente. Se isso não estiver próximo, é aconselhável não tomar uma instância desconhecida.Você sabe Existem cogumelos luminosos. Suas 68 espécies. Basicamente, eles crescem no Japão e brilham no escuro com luz verde.
Vídeo: Como distinguir um carvalho de um cogumelo satânico
Crescendo
Quem tem preguiça de ir à floresta buscar cogumelos pode cultivá-los por conta própria. Não são necessários conhecimentos e habilidades especiais neste assunto. Basta preparar camas comuns, misturando o solo com esterco de cavalo, argila, chernozem, folhas e serragem. As sementes são colhidas na floresta. É necessário cortar os chapéus do edredom jovem.
Eles precisam ser dispostos em papel e deixados por 48 horas. O micélio estará pronto. As sementes resultantes são colocadas no solo e polvilhadas com folhas. A rega é realizada apenas no calor e na seca. Se você cuidar adequadamente das camas, com 1 m² de área, poderá obter cerca de 100 cogumelos frescos.
Benefícios do cogumelo
Os benefícios do carvalho estão diretamente relacionados à sua composição. Contém muitas proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Também existem aminoácidos necessários para o nosso corpo.
- Devido a isso, tem um efeito tão benéfico:
- destrói bactérias, elimina náusea, tontura, fraqueza;
- melhora a função cardíaca;
- limpa o corpo de toxinas, reduz o colesterol;
- estimula o sistema imunológico;
- retarda o processo de envelhecimento;
- melhora o funcionamento do sistema nervoso;
- ativa o processo de cicatrização de feridas, melhora a condição da pele;
- aumenta a potência, melhora a libido;
- auxilia na luta contra toxinas, sais metálicos e outros compostos nocivos;
- estimula a glândula tireóide.
Aplicação de Culinária
Dubovik comum refere-se a cogumelos comestíveis condicionais, ou seja, aqueles que são adequados para uso somente se forem cozidos adequadamente. Eles não podem ser consumidos crus e mal cozidos. Você também não pode comer espécimes velhos e obsoletos. Isso causará indigestão, vômito, febre e pode levar a problemas mais sérios.
Importante! Não é recomendável usar o edredom com álcool.
Se você seguir todas as regras para cozinhar, um carvalho comum poderá ser fervido, enlatado, frito e cozido com os molhos. É bom incluí-lo em receitas para cozinhar pratos com legumes, arroz, trigo sarraceno, batatas fritas. Antes de qualquer método de cozimento, você deve ferver os cogumelos por 15 minutos, escorrer a água e continuar o processamento da maneira desejada.
Uso médico
Como medicamento, o dupe não é usado na medicina oficial e alternativa. Mas, no entanto, tem algumas propriedades curativas. A partir dele, é obtido o antibiótico boletol, capaz de suprimir microorganismos patogênicos. Os aminoácidos contidos no bastão melhoram a memória, inibem o desenvolvimento da aterosclerose.
Antigamente, as tinturas eram preparadas a partir do edredom. Eles foram usados para combater o excesso de trabalho, colapsos nervosos.
Perigo de cogumelo
O principal perigo do fungo é a presença de uma pequena quantidade de substâncias tóxicas nele. Envenenamento grave pode ocorrer sem tratamento térmico adequado. Dubovik é melhor consumido durante o dia, quando ingerido pela manhã ou à noite, pode levar a uma sensação de peso no estômago.
- Além disso, existem contra-indicações para o seu uso:
- problemas com o trato gastrointestinal, vesícula biliar;
- uma úlcera;
- doenças renais.
O dupe é um cogumelo condicionalmente comestível. Ele contém muitas substâncias úteis, por isso é aconselhável introduzi-lo na dieta diária. Mas, ao mesmo tempo, você precisa se lembrar sobre medidas de segurança e contra-indicações.