Uma convidada dos trópicos com o nome grego Chamedorea estabeleceu-se firmemente em escritórios e apartamentos. Isso foi amplamente facilitado pelos especialistas em Feng Shui, segundo os quais essa planta traz boa sorte para a casa e ajuda a criar uma atmosfera amigável. Uma das variedades desta palmeira doméstica é a chamedorea em ponte, que será discutida no artigo.
Descrição da planta
Bramble Chamedorea (Chamaedorea Breedbladig) é um híbrido moderno do conhecido Chamedorea elegante (elegans). Desde o último Hamedorea, o freio é distinguido por flores maiores e mais perfumadas e uma rica e esmeralda sombra de folhagem. Além disso, o freio é um pouco mais baixo e atinge uma altura de apenas 1,5 m (no entanto, desde que o solo seja fértil e confortável, uma banheira grande pode crescer até 2 m).
Os demais parâmetros morfológicos do Bridble and Elegance são idênticos:
- rastejando talo verde (eventualmente adquirindo uma tonalidade castanha) com numerosos brotos finos (vaya);
- 6-7 folhas em cada sessão;
- folhas arqueadas e compridas em forma de penas;
- uma placa de folha consiste em 12 a 15 lobos lineares lanceolados com 20 cm de comprimento;
- flores esféricas amarelas brilhantes, levemente aveludadas, semelhantes à mimosa, coletadas em inflorescências em panículas;
- frutos pretos e esféricos, semelhantes às bagas, cada um dos quais contém uma semente.
Você sabe Nos países da América Central e do Sul, eles comem não apenas frutas, mas também folhas e brotos ininterruptos de inflorescências de chamedorea. Eles são considerados um excelente complemento vitamínico para saladas.
Tipos populares de Hamedorea
Além do salão ou da palmeira do armário, como eles chamam elegante hamedorea e bridble, as seguintes variedades são populares:
- Uma cor. Planta baixa (1–1,5 m), mas espessa, com folhas finas e estreitas de tom verde claro. Despretensioso. Sendo plantado em um vasto vaso de flores, logo cresce em um bosque inteiro. Floresce com flores amarelas pálidas, mas muito raramente (aproximadamente uma vez a cada 70 anos).
- Seifritsa. Uma planta grande e extensa, capaz de atingir 3 metros de altura. Por esse motivo, é adequado para cultivo em salas espaçosas com tetos altos. Exigente de umidade.
- Stolononosnaya. Possui um grande número de brotos, folhas largas (10 cm) de cor verde escura e flores alaranjadas. Forma raízes subordinadas em hastes.
- Metallica. Esta bela planta recebeu esse nome devido às folhas exuberantes e densas de esmeralda com um brilho prateado. Em altura não atinge mais de 2 m.
- Ernest August. É difícil confundir esta palmeira com as outras devido ao tom vermelho das flores e às folhas grandes (50 a 60 cm de comprimento e 25 cm de largura) que se assemelham a um coração em forma.
Crescendo em casa
Hamedorea é considerada uma planta bastante despretensiosa, porém, ao criar as condições para o seu cultivo, deve-se lembrar a origem tropical dessa palmeira.
Condições ideais para o cultivo
Na natureza, a chamedorea está acostumada a crescer à sombra de árvores mais altas, por isso deve ser protegida da luz solar direta, sombreada durante o dia para evitar queimaduras. É melhor colocar uma palmeira a um metro das janelas sul ou leste, para receber luz suficiente sem danificar as folhas. O principal requisito para o pote é a sustentabilidade. O diâmetro requerido é geralmente indicado na embalagem de Hamedorea.
Importante! Uma vez a cada 2 semanas, a banheira com palmeira deve ser virada para a fonte de luz do outro lado, para obter crescimento e simetria uniformes.
No verão, os indicadores de temperatura não devem exceder +22 ... + 27 ° C, e no inverno, idealmente, é necessário manter uma temperatura de + 16 ° C. No verão, a chamedorea pode ser colocada ao ar livre, protegida do sol, vento e chuva. O ar seco de apartamentos com aquecimento central e escritórios com ar condicionado costuma prejudicar Hamedorea. É necessário manter a umidade do ar de pelo menos 60%.Para isso, são instalados umidificadores na sala e são realizadas pulverizações matinais e vespertinas da palma com água em spray. Você também pode colocar uma fonte decorativa perto da palmeira ou simplesmente colocar recipientes cheios de água, esfagno ou argila expandida. Uma sala com chamedorea deve ser arejada, lembrando que a planta não tolera mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar.
Requisitos do solo
Os Hamedorei são extremamente exigentes em nutrição do solo.
Além disso, o solo deve ser:
- friável (quanto mais leve, mais jovem a planta);
- permeável ao ar e à água;
- com um pH de 6,3-6,5.
Você pode comprar solo pronto para palmeiras em uma loja especializada ou pode prepará-lo a partir de partes iguais de grama, húmus, turfa e 0,5 partes de agroperlita para melhorar as propriedades do solo.
Tecnologia de transplante após a compra
A ponte Hamedorea não tolera um transplante; portanto, não é recomendável transplantá-lo imediatamente após a compra.Se necessário, mova a palma da mão para um vaso de flores mais confortável, aguarde 2 semanas e transplante usando o método de transbordo:
- Umedeça o substrato.
- Enrole as folhas em um saco e conserte para que elas não interfiram no transplante.
- Remova cuidadosamente a planta da panela com parte do solo, tomando cuidado para não danificar as raízes.
- Despeje uma camada de drenagem (argila expandida, tijolo quebrado) em um novo recipiente.
- Coloque uma palmeira em um vaso novo e encha-a com uma mistura de solo fertilizado.
- Retire o saco de fixação.
Recursos de Cuidados
Existem nuances ao cuidar da chamedorea em ponte, que devem ser lembradas se você quiser que uma palmeira o agrade com sua floração.
Rega
A regra de ouro da rega é evitar o alagamento do solo. O freio pode existir por algum tempo em solo seco, mas o alagamento será crítico. No verão, as palmeiras são regadas a cada 4 dias, monitorando as condições do solo: já deve estar seco a 4 cm de profundidade e não deve emitir o cheiro de umidade e charme.
Importante! A água para irrigação deve ser assentada e quente (+30 ° C). Você pode adicionar ácido cítrico (1 colher de chá. Para 5 l de água) para amolecer.
Caso contrário, você precisará reduzir a quantidade de água para irrigação. No inverno, a chamedorea é regada com menos frequência - uma vez a cada 6 dias. Várias vezes por mês, é aconselhável lavar a chamedorea sob um banho quente.
Aplicação de fertilizantes
Hamedorea é muito sensível à alimentação; na primavera e no verão deve ser fertilizado a cada 3-4 semanas; no inverno, a alimentação é interrompida. É melhor usar fertilizantes minerais complexos especiais em grânulos. Fertilizantes líquidos não serão a melhor opção, pois salgam o solo, o que a palmeira não gosta. Você precisa ter cuidado com a fertilização orgânica (cinzas, húmus), pois não se sabe como esse exótico reagirá a eles.
Poda
As plantas adultas crescem muito, então a poda é necessária para proporcionar uma aparência limpa e saudável. É realizado conforme necessário, removendo as folhas danificadas e secas. Nesse caso, uma faca afiada ou tesoura desinfetada com álcool é usada.
Eles tentam posicionar a fatia mais perto da base da folha para não deixar tocos. Para evitar a infecção por fungos, o local do corte é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio ou polvilhado com carvão ativado em pó ou cinza de madeira.
Transplante
Como já mencionado, as raízes do chamedorea são muito frágeis e o transplante é um grande estresse para elas. É por isso que é necessário recorrer a esse procedimento traumático o menos possível, somente quando as raízes começam a espreitar pelos orifícios de drenagem da panela.Nesse caso, o método de transbordo descrito acima é usado. A chamedorea jovem é transplantada não mais de uma vez por ano (melhor na primavera), espécimes adultos - a cada 3-4 anos.
Controle de Pragas e Doenças
Se o regime de dormência não for observado no inverno (rega e alimentação excessivas), a planta poderá ser vítima de infecção por fungos (podridão rosa, podridão radicular, manchas marrons). Nesse caso, as preparações à base de tiofanato metil e difenoconazol ajudarão: "Skor", "Topsin-M". O processamento é realizado a cada 10 dias até que os sintomas da doença desapareçam completamente.
As folhas de Hamedorea são suscetíveis ao ataque de pragas, como:
- Mealybug (piolho peludo). Você pode suspeitar de sua aparência por um traço pegajoso branco característico nas folhas, galhos rachados e a morte de inflorescências. Se houver infecção por um verme no estágio inicial, você poderá lavá-lo bem com uma solução com sabão. Se houver muitas pragas, você precisará usar um inseticida ("Aktara", "Fitoverm").
- Ácaro aranha. Os primeiros sinais de sua aparência: pontos brancos e uma linha de aranha na parte de trás das folhas. Se você não parar a propagação do carrapato, toda a planta será envolta em teias de aranha e flor branca. O carrapato pode ser portador de podridão cinza. Para combater o carrapato, use preparações especiais - acaricidas ("Floromayt", "Bikol").
- Escudo. Não subestime a blindagem da balança devido ao seu tamanho pequeno. Este inseto é capaz de beber todos os sucos de uma palmeira. Acumulações de insetos escamados parecem manchas nas folhas e troncos. Se você pular o estágio inicial da infecção, poderá ver um líquido pegajoso (adesivo) na planta. A bainha é removida mecanicamente (com cotonetes ou uma escova de dentes). Após o processamento manual, a palma é pulverizada com a solução Aktara, prestando especial atenção ao interior da folha.
Métodos de criação
Não é fácil propagar a beleza da chamedéia, esse processo requer habilidades e paciência. Os floricultores iniciantes preferem adquirir plantas jovens em lojas e centros de jardinagem.
Mais experiente pode tentar cultivar uma palmeira de uma das seguintes maneiras:
- Sementes. A complexidade deste método reside na vida útil limitada da semente. Para obter uma boa germinação, eles precisam ser plantados imediatamente após a colheita, ou pelo menos nos próximos meses. Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas por 2 a 5 dias em chuva quente ou água derretida. Você também deve arquivar cada semente com uma pedra de amolar de um lado para acelerar a germinação. As sementes são colocadas em copos descartáveis cheios de uma mistura de partes iguais de esfagno, serragem a vapor e areia de quartzo, parte serrada. Não é necessário borrifá-los, apenas para aprofundar um pouco o substrato. Os recipientes superiores são cobertos com um filme. As mudas são movidas para o solo quando as primeiras folhas atingem 2–4 cm.
- Dividindo o mato. Este método não é muito adequado para hamedorea em ponte devido à fragilidade de suas raízes. Se você ainda deseja plantar um arbusto, é melhor combinar esse processo com um transplante.
- Crianças. Nas raízes da chamedéia, os processos são formados anualmente. Eles podem ser transplantados para um vaso separado após o aparecimento de 4-7 folhas e raízes. Em uma capacidade, 3-4 brotos são geralmente plantados.
Dicas úteis de cultivo
Se você se tornou o proprietário da Hamedorea, as seguintes dicas e truques serão úteis:
- Colocar uma palmeira no peitoril da janela não é uma boa idéia devido à luz muito brilhante e à proximidade tradicional das baterias de aquecimento central. A distância ideal para a janela é de 1 a 1,5 m.
- Água de pulverização ideal - chuva ou destilada.
- A palma cresce lentamente; em um ano, produz 2-3 ramos. Se o crescimento parou, você deve prestar atenção à temperatura do coma na terra. Deve estar a + 25 ° C; caso contrário, o desenvolvimento do sistema radicular e a absorção de nutrientes diminuem.
- Ao remover as folhas velhas, é necessário esperar até que fiquem completamente amarelas e secas. O número de folhas removidas por ano não deve exceder o número total de novas.
Você sabe Os especialistas em Feng Shui recomendam colocar a hamedorea no hall de entrada do apartamento ou no saguão de edifícios públicos. Ao mesmo tempo, o quarto, na opinião deles, — local inadequado para esta palmeira por causa de sua energia especial.
O Bridble Hamedorea é um híbrido do elegante Hamedorea, que se tornou mais decorativo no processo de seleção (flores grandes e brilhantes e um tom de folhagem mais saturado). Seu cultivo não é muito diferente do cultivo de outras palmeiras internas, com exceção de uma atitude ainda mais cuidadosa com as raízes frágeis e sensíveis dessa planta.