Um dos tipos incomuns de cogumelos é o representante da família Champignon - capas de chuva. Eles têm um corpo de frutificação específico não convencional, dentro do qual, no final do amadurecimento, um pó de esporo marrom é formado.
Os fãs da “caça silenciosa” observam que o cogumelo descrito tem um sabor muito agradável e é caracterizado por altas qualidades benéficas, em particular a capacidade de combater a formação de células cancerígenas. Como é a capa de chuva e qual é o seu principal benefício?
Descrição e foto
O cogumelo de capa de chuva, popularmente chamado de batata de coelho, cogumelo de tabaco ou maldito tavlinka, pertence à família Champignon, mas, mais recentemente, foi apontado como um gênero separado dos Dozhdevikovs. Todos os fungos descritos são caracterizados por uma estrutura arredondada ou em forma de pêra do corpo de frutificação de vários tamanhos, de pequeno a muito grande, com peso superior a 2 kg.
Eles têm um chapéu claramente definido de cor branca, cinza ou amarelada, cuja superfície pode ter um pequeno número de pequenos espinhos ou verrugas. Os cogumelos têm um pseudópode de cor semelhante, que flui suavemente na parte redonda.
A carne do jovem corpo frutífero, como pode ser visto no corte, é branca densa, carnuda e apetitosa. Durante o amadurecimento, torna-se amarelo e depois marrom.
Depois que o esporo amadurece, a polpa é convertida em pó marrom, que é jogado para fora através de um orifício especial. O gleb escuro perde todas as suas qualidades úteis e se torna inadequado para cozinhar.
Importante! É a cor da polpa que é considerada um indicador da frescura da capa de chuva: o gleb branco é inerente aos espécimes jovens e é ótimo para alimentação, o amarelo indica o envelhecimento da capa de chuva e não é comestível.
Variedades de capa de chuva, como distinguir de venenoso
No território do nosso estado, várias variedades de capas de chuva de tipo comestível e venenoso estão crescendo. Para distingui-las, é necessário conhecer a descrição de cada uma das espécies e suas principais qualidades distintivas.
Entre os espécimes comestíveis destacados:
- Prado de capa de chuva. É caracterizada por pequenos tamanhos do corpo de frutificação, de 2 a 4 cm de diâmetro. O cogumelo tem uma forma de tampa arredondada, que se afunila levemente na base. A perna é quase imperceptível. A parte interna do fungo é caracterizada por uma cor branca como a neve, com a idade torna-se amarela e depois marrom. A zona de maior distribuição de cogumelos desta espécie, como o próprio nome indica, são clareiras, bordas da floresta, campos.
- Espinhosoou pérola. A capa de chuva é facilmente reconhecível por um corpo de frutificação em miniatura, de até 5 cm de altura, cuja superfície é coberta com inúmeras formações de agulhas que rapidamente se esfarelam em contato. Os cogumelos jovens têm uma carne densa, de bom gosto e aromática, que depois se torna cinza e depois marrom-púrpura. As espécies peroladas aparecem nas bordas das florestas, nas florestas, de meados do verão a setembro.
- Gigante. A variedade descrita é caracterizada por grandes dimensões do corpo de frutificação, que tem uma forma esférica e é capaz de atingir o tamanho de uma bola de futebol. A superfície do cogumelo é lisa, coberta com numerosos flocos. A parte interna do jovem gigante é branca, enquanto a mais antiga é amarela-esverdeada. A maioria das capas de chuva gigantes crescem individualmente e dão frutos de agosto a outubro. Acima de tudo, eles são encontrados em prados e pastagens antigas.
Na natureza, também existem espécies de capas de chuva falsas e venenosas, representadas por:
- Capa de chuva comum. Difere em um chapéu grosso e tuberoso, com um diâmetro de até 6 cm, com uma casca macia e forte de cor amarelada ou marrom, com uma pequena quantidade de escamas na metade superior. A metade inferior do fungo é caracterizada pela presença de dobras. A seção mostra que os espécimes jovens têm carne branca, que mais tarde se torna quase preta e com cheiro desagradável.
- Warty Raincoat. Pertence à categoria de cogumelos venenosos. Tem um corpo de frutas tubular com uma casca grossa e bastante rígida, que tem uma cor cinza-amarelo e depois marrom. Um exemplo semelhante produz um aroma específico que combina o cheiro de batatas e ervas apodrecidas cruas. A frutificação de uma capa de chuva falsa dura de meados de maio a outubro.
As espécies comestíveis e venenosas podem ser distinguidas por sua aparência e aroma:
- as capas de chuva inadequadas para alimentos têm uma forma mais arredondada, não têm pernas, têm cor branca, amarela ou esbranquiçada;
- os espécimes falsos se distinguem por uma casca bastante grossa e dura, sob a qual amadurece a carne podre de uma cor púrpura;
- os cogumelos comestíveis emitem um aroma agradável e delicado, enquanto os venenosos têm um cheiro desagradável com batatas podres cruas.
Você sabe As capas de chuva receberam esse nome devido ao fato de que seu crescimento maciço começa precisamente após fortes chuvas. No entanto, os apanhadores de cogumelos experientes não aconselham a colheita de cogumelos neste momento, uma vez que a carne contém uma porcentagem maior de umidade.
Quando e onde as capas de chuva crescem
Capas de chuva comestíveis não são caracterizadas por uma distribuição geográfica específica. Vivem principalmente em florestas mistas ou coníferas, preferem crescer em prados abertos, campos e estradas. No território de nosso estado, eles podem ser encontrados em qualquer lugar, em qualquer zona climática. O período de frutificação começa no início do verão e dura até outubro.
Valor e palatabilidade dos alimentos
As capas de chuva, apesar de sua distribuição bastante ampla, estão entre os cogumelos comestíveis pouco conhecidos. Eles têm excelentes características de sabor, são excelentes para vários métodos de cozimento - fritura, ensopado, fervura, decapagem, etc.
Além disso, eles têm altas propriedades curativas, graças às quais são utilizados com sucesso na prevenção e tratamento de muitas doenças.
Vitaminas e BJU
A capa de chuva é caracterizada por uma composição multifacetada e bem equilibrada, representada por:
- vitaminas A, E, C e grupo B;
- componentes minerais: fósforo, selênio, zinco, manganês;
- polissacarídeos;
- ácidos inorgânicos;
- uréia
- substâncias antibióticas, em particular calvacina.
Uma composição química tão rica do fungo determina seu alto benefício para o corpo humano.
- O produto permite:
- limpar o sangue, remover substâncias e toxinas nocivas do corpo;
- lidar ativamente com radionuclídeos;
- melhorar a função renal e hepática;
- pare de sangrar, acelere o processo de cicatrização;
- devido ao conteúdo de substâncias antibióticas, reduz o risco de tumores malignos, bloqueia o desenvolvimento dos existentes;
- fortalecer o sistema imunológico;
- normalizar a pressão sanguínea;
- para estabelecer o trabalho do trato gastrointestinal.
Os cogumelos descritos são caracterizados por um baixo teor calórico, que é de apenas 26 kcal por 100 g de matéria-prima, o que torna possível usá-lo em alimentos dietéticos e para perda de peso. BZHU apresentou: proteínas - 4,3 g; gorduras - 1,0 g; carboidratos - 1,0 g.
Contra-indicações e possíveis danos
Não esqueça que, além dos benefícios, o uso de uma capa de chuva pode estar associado a alguns riscos para a saúde humana.
- Contra-indicações para comer o produto são:
- crianças menores de 12 anos;
- intolerância individual;
- predisposição genética para alergias;
- qualquer doença na fase aguda;
- doença renal e hepática.
Com cautela devem ser consumidos pratos de cogumelos para mulheres grávidas e mulheres durante a amamentação. Deve-se lembrar que os cogumelos são capazes de acumular rapidamente toxinas e substâncias nocivas do solo; portanto, apenas os espécimes coletados em regiões ecologicamente limpas e seguras são adequados para alimentação.
Importante! Uma capa de chuva, como qualquer outro cogumelo, é "difícil" para o sistema digestivo; portanto, não é recomendável comê-la à noite ou com o estômago vazio.
Crescendo em casa
Poucas pessoas sabem, mas você pode cultivar capas de chuva em casa - em seu jardim, em um terreno ou sob um dossel. A tecnologia crescente é bastante simples e requer, antes de tudo, a preparação do micélio, que pode ser adquirido em mercados especializados.
Ou faça você mesmo:
- capas de chuva maduras cortadas em pequenas placas arbitrárias;
- despeje a água bruta em água fria e deixe por vários dias, mexendo regularmente.
Essa água infundida com esporos servirá como base para a criação de capas de chuva.
Em seguida, você precisa pousar o material no site:
- Em um local sombreado, sob as árvores, você pode cavar uma vala com 30 cm de profundidade e 2 m de comprimento.
- No fundo da vala, forre uma mistura de folhas de álamo, bétula e álamo misturadas em proporções iguais.
- Coloque sobre o substrato decíduo com uma camada de 2 cm de galhos de árvores da mesma espécie.
- Pressione o solo preparado firmemente, umedeça.
- Encha uma camada de folhas e galhos com solo com 5 cm de espessura.
- Despeje o micélio a partir do topo do solo ou despeje a água preparada com esporos.
- Cubra com galhos.
Recomenda-se regularmente o plantio umedecido. Quando o solo é coberto com micélio, ele precisa ser coberto com uma camada de cobertura vegetal da folhagem do ano passado. A primeira colheita de capa de chuva amadurece um ano após o plantio.
As capas de chuva são cogumelos úteis, nutritivos e extremamente saborosos, subestimados pelos catadores de cogumelos domésticos. Eles são ótimos para qualquer processamento - fritar, ferver, estufar, marinar. Os cogumelos demonstram altas propriedades curativas, são utilizados com sucesso em cosmetologia para a produção de cremes, soros antienvelhecimento, bem como na medicina tradicional para o tratamento e prevenção de várias doenças.