O junípero é uma bela planta sempre verde que é usada ativamente para decorar campos, hortas e hortas. Também atrai a atenção de criadores que criaram muitas variedades interessantes dessa cultura. As características de descrição e cultivo de um deles, com o belo nome Blue Star, podem ser encontradas no artigo.
Descrição botânica
Juniperus squamata Blue Star, uma variedade de zimbro em flocos, é particularmente popular. É explicado pela bela cor azulada ou azul das agulhas e dimensões compactas. Esse zimbro cresce lentamente - aos 10 anos de idade, seu tronco pode atingir uma altura de 40 cm, o diâmetro da coroa é de 50 cm.
A forma de copa das árvores jovens se assemelha a uma bola. Em plantas maduras, torna-se hemisférica. Os galhos são curtos, densos. As agulhas são em forma de agulha, salientes.No decorrer da formação dos cones de frutas. Eles são pequenos, têm a forma de uma bola. Pintado em azul escuro. O arbusto tolera bem baixas temperaturas, não é exigente quanto à manutenção.
Vídeo: Juniper Blue Star
Regiões em crescimento
In vivo, o Blue Star Juniper cresce no norte da China, na Península Coreana, na Mongólia e no norte do Japão. Pode ser cultivado na Ucrânia, em muitas regiões da Rússia, Bielorrússia. O arbusto tolera bem as condições da cidade.
Plantas jovens requerem abrigo obrigatório para o inverno. É aconselhável escolher áreas para as quais fortes nevascas não são características no inverno, pois provocam deformação da coroa. Também é importante não plantar em regiões onde há um acúmulo frequente de água derretida.
Você sabe Desde os tempos antigos, as pessoas acreditavam que os arbustos de zimbro têm propriedades mágicas. Eles pegaram seus brotos em uma longa jornada como amuletos, para que tudo corra bem e sem problemas.
Aterragem
Para o cultivo bem-sucedido de zimbro, você precisa escolher um material de plantio de qualidade e escolher um local adequado. Você também precisa preparar o solo e observar a tecnologia de plantio. É importante não danificar as raízes e posicionar adequadamente o colo da raiz. Se as condições recomendadas para o plantio não forem cumpridas, o arbusto começará a crescer e se desenvolver mal, e talvez nem seja aceito.
Preparação de mudas
É melhor escolher uma muda no recipiente. Tais plantas se adaptam melhor às condições do solo aberto e crescem rapidamente. Eles precisam ser plantados por transbordo - o zimbro não tolera danos nas raízes. O desembarque pode ser feito em qualquer época do ano, exceto no inverno.
Você sabe Está provado que o aroma do zimbro é capaz de ter um efeito curativo no corpo humano. Tribos nativas americanas da América do Norte colocaram pele, ossos e articulações infectadas com tuberculose nos matagais desta planta para que pudessem ser curados.
Ao escolher o material de plantio, deve-se dar preferência a um que atenda às seguintes características:
- com coroa de cor uniforme;
- com casca sem rachaduras;
- Brotos recém-crescidos;
- 3-4 anos de idade.
Se você comprou uma muda com um sistema de raiz aberta, precisará plantá-la na primavera. Portanto, a planta terá mais tempo para se adaptar antes do período de inverno. Suas raízes precisam ser bem examinadas, se necessário, aparadas. É aconselhável suportar qualquer máquina de formação de raiz antes de plantar.
Seleção e preparação do local
A área do zimbro requer uma área bem iluminada. Somente após receber luz suficiente o arbusto revela completamente seu efeito decorativo. O desembarque na Penumbra também é permitido.
O local onde o zimbro será cultivado deve ser bem limpo de detritos de plantas e cavar em uma pá de baioneta. A composição do solo, essa cultura não é muito exigente. Para ela, apenas um indicador de acidez é importante. Não deve ser superior a 7 pH. Se o solo for muito ácido, o pH poderá ser reduzido adicionando farinha de cal ou dolomita cortadas.
O zimbro é pouco desenvolvido e cresce em solos salinos muito pesados e pouco drenados, densos e salinos. Um buraco de plantio deve ser desenterrado algumas semanas antes de colocar as mudas no chão. Seu tamanho deve ser 2-3 vezes maior que o sistema radicular.
Importante! É necessário colocar as mudas a uma distância de 2 m de outras plantações e edifícios. Se o zimbro é plantado para criar uma cerca viva, então 1 m entre os arbustos está recuando.
Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo para desviar o excesso de água das raízes. Para isso, é melhor usar tijolos quebrados e areia grossa. Para encher a cova, é necessário fazer uma mistura nutritiva do solo, da terra do relvado, da areia e da turfa na proporção de 2: 1: 1.
Processo de pouso
É fácil plantar zimbro. A tecnologia de seu plantio não é diferente de outras culturas. É necessário agir da seguinte maneira:
- Despeje a terra em um recipiente um dia antes do plantio.
- Retire as mudas da panela sem danificar o pedaço de terra. Se qualquer parte das raízes for exposta, trate-as com um agente de enraizamento.
- Coloque uma camada de mistura de solo na drenagem, derramando uma colina.
- Coloque no centro uma sala de terra.
- Encha o buraco até o topo.
- Atropelar.
- Cavar em círculo, afastando-se 20 a 25 cm do tronco, um sulco raso.
- Gradualmente, despeje 10 litros de água nele.
- Amarre o tronco das mudas à estaca de plantio.
- Coloque uma camada de cobertura morta com lascas de madeira, casca, turfa ou pinha.
Juniper Care
Para que a cultura descrita satisfaça sua decoratividade por um longo tempo, cresça e se desenvolva bem, e doenças e pragas a contornem, é importante fornecer cuidados regulares. Ela não requer muita atenção para si mesma.
O principal é garantir que o solo não fique seco por muito tempo, aplicar periodicamente cobertura, soltar, remover ervas daninhas e cobrir o círculo do tronco. Um evento importante também é de poda. Para que a planta aguente o inverno com segurança, é necessário prepará-lo adequadamente.
Rega
A rega frequente é necessária apenas para um arbusto jovem, ainda não enraizado, com um sistema radicular mal desenvolvido. Quando as raízes se desenvolvem bem, elas conseguem extrair independentemente a umidade e os nutrientes do solo. Freqüentemente, a participação humana na vida das plantas é reduzida apenas à umidade durante períodos prolongados de seca.
Após o plantio, as mudas devem ser regadas pelo menos uma vez por semana. 5-10 litros de água devem ser derramados sob uma planta. É importante garantir que a terra não apenas não seque, mas também não seja inundada.
No verão, a aspersão é boa para zimbros de qualquer idade. Esse é um método de molhar a coroa ao redor do perímetro da mangueira com um fluxo difuso. Este procedimento faz com que as agulhas fiquem mais densas. Além disso, toda a sujeira e poeira são lavadas da coroa e as agulhas ficam mais brilhantes. A aspersão deve ser realizada com mais frequência para um arbusto que cresce em uma cidade.
Top vestir
Quando a planta brota na terra por 2-3 anos, vale a pena pensar em alimentá-la. Para o zimbro, misturas minerais complexas, por exemplo, Kemira Universal, são adequadas. Além disso, você pode aplicar fertilizantes especiais para coníferas, por exemplo, "Uniflora", Agricole. A frequência recomendada de vestir-se não é superior a uma vez por ano.
Você não deve alimentar o zimbro com fertilizantes orgânicos, principalmente esterco, bem como complexos contendo nitrogênio. Isso não beneficiará o arbusto, mas apenas poderá prejudicá-lo, levando a deficiências no desenvolvimento.
Afrouxamento e cobertura do solo
Cada vez que rega o arbusto, ou depois de chover, o solo do local deve ser afrouxado para evitar a formação de uma crosta dura na superfície, o que dificulta a umidade e o ar chegarem às raízes. Afrouxe a terra com cuidado e não muito fundo para não danificar o sistema radicular.
Como as ervas daninhas que crescem em áreas negligenciadas se tornam portadoras de patógenos e insetos nocivos, é importante manter a área do tronco limpa por meio de ervas daninhas regulares. As ervas daninhas devem ser removidas com a raiz, caso contrário, logo elas voltarão a crescer.
A cobertura morta reduzirá o tempo gasto no tratamento do zimbro. A cobertura morta, colocada em uma camada densa no local, retém a umidade do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas, melhora a condição do solo. Como resultado, você terá que regar com menos frequência as plantações, afrouxar e remover ervas daninhas do solo no círculo próximo ao tronco.
Poda
O Juniper Blue Star não precisa de formação de coroa. Forma independentemente uma forma bonita. Basta cortar galhos apenas na primavera e no outono para fins sanitários. Para fazer isso, remova todos os brotos doentes, amarelados, dobrados e crescidos dentro da coroa.
O corte deve ser feito apenas com uma ferramenta pré-higienizada. As fatias devem ser tratadas com sulfato de cobre e revestidas com variedades de jardim ou pasta RanNet.
Preparações de inverno
Antes de a planta atingir 4-5 anos, suas partes acima e abaixo da superfície devem ser isoladas. A coroa é envolvida em material não tecido de estopa. As raízes são cobertas com uma alta camada de cobertura morta.
Importante! O abrigo é feito imediatamente após o início da primeira geada. Fazer isso antes não vale a pena - você precisa gradualmente acostumar a planta a temperaturas geladas. Espécimes maduros não precisam mais de abrigo.
Zimbros, como outras coníferas, não têm tanto medo de geadas quanto o primeiro sol da primavera. Eles causam queimaduras, o que danifica significativamente a aparência decorativa do arbusto. Em fevereiro, plantas de qualquer idade devem ser embrulhadas com material que não permita a luz solar. Esse abrigo é removido em abril, quando as queimaduras não são mais terríveis.
Possíveis doenças e pragas
Infelizmente, o zimbro nem sempre ocorre sem problemas. Como resultado do alagamento do solo após as inundações da primavera e do aumento do nível das águas subterrâneas, seu efeito decorativo pode sofrer significativamente, porque as agulhas ficam amarelas, secas e caem.
Importante! Como os patógenos são capazes de desenvolver resistência às substâncias ativas dos produtos químicos utilizados na prevenção e tratamento, vale a pena alterná-los. Caso contrário, os métodos terapêuticos serão ineficazes.
Saltos de temperatura na primavera, geadas congelantes, raios solares brilhantes causam danos à casca, agulhas e sistema radicular. Mas as doenças fúngicas são especialmente perigosas para as coníferas.
Para quais sintomas uma planta pode ser diagnosticada e como curá-la, consulte a tabela:
Nome da doença | Sintomas de infecção | Métodos de tratamento |
Alternariosis |
|
|
Câncer Biorell |
| Os mesmos métodos que com alternariosis. |
Nectriose |
| Tratamento, como com alternariose. |
Ferrugem |
|
|
Fusarium |
|
|
Schütte ordinário |
| O uso de líquido de Bordeaux, drogas "HOM", "Ridomil Gold MC", etc. |
Schütte brown |
| Tratamento com drogas "Quadris", "Ridomil Gold MC", "Strobi" e outros. |
Cada uma das doenças descritas é muito difícil de tratar. Muitas vezes, o tratamento é malsucedido, portanto, é melhor não permitir patógenos realizando essas medidas preventivas:
- Todo outono, limpe completamente a área de detritos das plantas.
- Faça uma escavação profunda da zona do barril próximo na baioneta de uma pá.
- Escolha uma muda saudável para o plantio.
- Realize poda regular.
- Inspecione as plantas regularmente.
- Reforçar a imunidade por nutrição mineral.
- Cuidado oportuno para o solo - água, afrouxar, ervas daninhas, cobertura morta.
- Para fornecer abrigo para o inverno.
Além das doenças, muitos insetos nocivos representam um perigo para o zimbro. Entre eles estão:
Nome da praga | Sintomas da lesão | Métodos de eliminação |
Gallitsa |
|
|
Ácaro achatador | descoloração de agulhas | Três vezes o uso de acaricidas, por exemplo, Actellica, Caesar. |
Sawfly | agulhas e brotos danificados |
|
Pulgões |
|
|
Escudo |
|
|
Traça de pinheiro alado | dano de agulhas | Tratamento na primavera e no verão com inseticidas de contato intestinal ou sistêmicos. |
Mealybug |
| O uso da droga "Enzhio". |
Métodos de criação
O zimbro pode ser propagado de duas maneiras: semente e vegetativo. A partir das sementes, as coníferas não são cultivadas em casa. Este é um processo meticuloso, problemático e demorado. Na maioria das vezes, a propagação dessa cultura é realizada usando estacas e camadas.
Estacas
É melhor colher e cortar raízes na primavera, de abril a maio, após um corte de cabelo higiênico. Embora você possa fazer isso em outros momentos. Para a criação, o material de plantio é preparado a partir de galhos semi-lignificados, deixando uma pequena parte da planta mãe. Os brotos laterais são removidos de sua parte inferior a uma altura de 3-4 cm. A fatia é colocada em um agente de enraizamento.
É importante organizar a rega oportuna após a secagem do solo superficial. Uma planta já amadurecida pode ser plantada em um local permanente antes de 3 meses. É melhor geralmente deixá-los crescer em casa até a próxima primavera.
Em seguida, para o enraizamento, elas são plantadas em uma mistura igual de areia e turfa na mistura do solo. Para acelerar o processo de emergência das raízes, você deve colocar as mudas em uma mini-estufa ou estufa. Com boa iluminação e temperatura quente, o sistema radicular se formará após 1 a 1,5 meses. Depois disso, o abrigo pode ser removido.
Camadas
Para propagar o zimbro dessa maneira, na primavera, entre os galhos localizados na camada inferior, é preciso escolher o mais forte, de 3 a 5 anos, dobrá-lo no chão e fazer entalhes em intervalos de 10 a 15 cm. com areia e beliscar a parte aérea, fixando-a com suportes. Depois de um tempo, raízes entalhadas se formam. O cuidado com as camadas é a rega regular.
No outono, vários brotos jovens devem sair do solo. Na primavera seguinte, eles podem ser desconectados cuidadosamente da planta mãe e plantados em um local constante de crescimento ou, se necessário, para cultivo.
Vídeo: propagação do zimbro por camadas
Uso em paisagismo
Projeto paisagístico O Juniper Squamate Blue Star é recomendado para cultivo em jardins rochosos, escorregadores alpinos e composições rochosas. Graças ao seu tamanho compacto, pode ser colocado em pequenas casas de campo, jardins e jardins.
Um arbusto rastejante baixo, com uma cor incomum de agulhas, fica bem no plantio único e em grupo. Vai bem com outras coníferas e plantas herbáceas, especialmente com rastejantes, horizontais e rochosas.
Assim, o escamoso zimbro Blue Star é uma planta ornamental despretensiosa usada para decorar vários lotes adjacentes, parques da cidade. Para que as coníferas se deliciem com a beleza por muitos anos, siga as recomendações sobre seleção de locais, plantio e tecnologia de cuidados.