Borovik pertence aos cogumelos da primeira categoria. É altamente considerado por seu aroma e sabor. Muitos amantes de boletos aguardam ansiosamente a estação de sua aparência e andam muitos quilômetros pela floresta para encontrá-los e colecioná-los muito mais. Com esses cogumelos, você pode tentar fazer o seu negócio, tentando crescer por conta própria.
Métodos para o cultivo de cogumelos porcini
Existem duas maneiras de cultivar ceps em escala industrial. Sua escolha depende do orçamento disponível, das condições locais e do tamanho do site.
Extensivo
Essa tecnologia crescente será mais lucrativa em uma área de cogumelos com alta umidade e um longo período de calor. Isso requer a presença de uma área florestal com árvores com as quais o cogumelo porcini cria micorriza.
Uma vantagem indubitável desse método será maior economia de equipamento e menos mão-de-obra.
As matérias-primas para o cultivo podem ser encontradas diretamente nas florestas locais.. Os altos rendimentos deste cogumelo são coletados em florestas mistas de coníferas e antigas, nas quais muitas bétulas crescem. Dependendo do tipo de boleto, pinheiro, abeto, vidoeiro, carvalho ou faia são adequados.. No local escolhido, deve haver boa iluminação difusa e, com forte sombreamento, alguns galhos das árvores precisarão ser cortados.
O clima e o clima local também devem ser considerados. A frutificação ativa desta espécie é observada de julho a setembro a uma temperatura do ar de + 15 ... + 18 ° C, e em setembro não deve ser superior a + 10 ° C. Obviamente, é quase impossível influenciar isso abertamente. O cultivo de cogumelos consistirá na criação do solo mais adequado, plantio e rega regular na ausência de chuva.
Você sabe Bielorrussos em uma trama de 100 m² em um período de outono, os cogumelos porcini foram colhidos com um rendimento de 500 kg / ha.
Durante o plantio, é necessário remover o solo com uma espessura de 15 cm por 1,5 metros ao redor da árvore, com a qual o tipo de boletim selecionado pode formar micorriza e distribuir o material de plantio ao longo de suas raízes. Em seguida, deve ser coberto com solo, regado e coberto com palha de cima.
Em climas quentes, o desembarque é realizado em maio e no norte - em agosto.
Intense
Este método requer uma estufa e o equipamento necessário.proporcionando condições ideais para esses cogumelos. Com isso, você deve fazer o substrato você mesmo. Sua vantagem é a independência do tempo e do clima, obtendo um grande número de produtos por mais tempo.
Em solo protegido, os cogumelos podem ser cultivados quando não estão mais nas florestas. Tais cogumelos fora de época serão os mais facilmente comprados. Este método será mais rentável se tudo der certo.
Ao mesmo tempo esse método também é o mais arriscado. Cogumelos que vivem em simbiose com árvores podem não crescer em seu substrato. Portanto, é recomendável primeiro tentar cultivá-las em uma pequena área da estufa.
Preparando o material de plantio
Estes cogumelos maravilhosos podem ser cultivados com micélio ou esporos.
Litígios
Para receber uma disputa, as seguintes etapas devem ser seguidas:
- Você deve escolher 10-15 cogumelos grandes. É melhor escolher amostras com chapéus de pelo menos 15 cm.
- Os chapéus são imersos em água, observando uma proporção de 160-200 g por 1 litro.
- Em seguida, o açúcar ou o álcool são dissolvidos com base na proporção de 3 colheres de sopa por 10 litros.
- A louça com a mistura por um dia é colocada em um local quente com uma umidade suficientemente alta.
- Em seguida, as matérias-primas são moídas com uma consistência uniforme e podem ser plantadas.
Vídeo: como despertar esporos de ceps
Micélio
O micélio é chamado de corpo vegetativo do cogumelo. É produzido em laboratórios especializados. O material pesado é selado em recipientes de plástico. Este material deve ser adquirido à taxa de 0,5 kg por 1 m² de área de pouso.
Importante! Ao transportar ou armazenar micélio, é importante manter um regime de baixa temperatura. O prazo de validade do produto dos fabricantes nacionais é curto - 2-3 meses a uma temperatura de +2 ... + 4 ° C. Aumentar a temperatura acima desses indicadores reduz drasticamente esses períodos e temperaturas acima de +30°C por várias horas pode inutilizar o micélio.
Você pode produzir micélio não apenas em condições de laboratório, mas também de forma independente. Para isso, uma porção do corpo dos frutos depenados é colocada em um tubo de ensaio que passou no processo de esterilização. Por 14 dias, é colocado em um local quente com uma temperatura de + 24 ... + 26 ° C. O micélio resultante é plantado em um substrato.
- Um bom micélio deve ficar assim:
- de acordo com parâmetros externos, deve ser pintado de branco, sem amarelos ou inclusões esverdeadas;
- possuir o cheiro inerente aos cogumelos;
- têm uniformidade de grãos de micélio, o que pode ser verificado cortando algumas peças.
O micélio de plantio ocorre na seguinte sequência:
- a princípio, é colocado no frio por algumas horas;
- depois moa o micélio na bolsa;
- o micélio e o solo são misturados e depois colocados em um local preparado para crescer com uma camada de até 7 cm.
Preparação do substrato
Antes do desembarque e colocação do material de plantio, é necessário preparar o substrato. Para isso, são utilizados resíduos de vegetação e árvores. (cascas de girassol e trigo sarraceno, palha de cereais, talos e espigas de milho, carvalho, pinho, serragem de bétula).
Você também pode adicionar folhas de carvalho, agulhas de pinheiro e pedaços de casca. A mistura resultante é moída. Então o substrato é esterilizado. É cozido no vapor com água, aquecido a + 75 ... + 80 ° C, por 3 horas.
Importante! Não encha a mistura com água fervente, pois nesse caso muitas bactérias benéficas morrerão.
Após o tempo definido, o excesso de líquido é drenado e deixado esfriar a uma temperatura de + 23 ... + 25 ° C. A mistura deve estar livre de mofo e podridão. Para verificar a qualidade do substrato, basta participar e apertá-lo na sua mão.
Se for bem feito, será resistente sem liberar água. Na presença de excesso de umidade, deixe a mistura escorrer por vários dias, pois o excesso de umidade é inaceitável. Antes de usar o substrato, é melhor mantê-lo por cerca de 14 dias em uma sala seca e quente.
A mistura totalmente preparada é misturada com micélio ou esporos.. Esse processo é realizado usando luvas. O material de plantio resultante é colocado em sacos de polipropileno, previamente esterilizados ou em caixas especiais.
O micélio é colocado em um substrato com base na seguinte proporção:
- se o colhedor de cogumelos é um produtor doméstico - 4-5% do volume total;
- se o micélio do produtor holandês for de 2 a 2,5%.
Sacos com substrato são geralmente embalados em 9 a 10 kg. Pequenas incisões são feitas nas laterais (cerca de 1 cm). Depois disso, os sacos são colocados nas prateleiras preparadas com um espaço de 5-6 cm entre eles.
1 - hidratação e mistura do substrato; 2 - mistura de substrato pasteurizado com micélio; 3 - desenhar cortes em uma bolsa cheia de substrato semeado; 4 - colocação de blocos para cultivo de cogumelos em prateleiras com suspensão vertical.
Equipamento
Para obter cogumelos em fazendas industriais, é necessário adquirir equipamentos. Observe que o regime de temperatura desejado ajudará os aquecedores para estufas. Após o aparecimento do boleto, eles podem ser desligados ou a temperatura reduzida. Se o processo de cultivo for planejado para o ano inteiro, o aquecimento deve ser realizado. Você pode usar um sistema dividido para esse fim.
A fazenda deve ter um nível de umidade suficientemente alto. Para mantê-lo constantemente, pistolas de pintura estão instaladas. São colocadas com um intervalo de 2 m Para manter a umidade, é bom usar serragem como cobertura morta, pois os cogumelos brancos requerem uma certa quantidade de luz.
Importante! Se houver janelas na sala, elas devem ser pintadas com argamassa de cal ou tinta branca para evitar a luz direta do sol. A luz deve ser difusa.
Ao cultivar cogumelos em uma sala sem aberturas, os dispositivos de iluminação são usados para a luz do dia. Lâmpadas fluorescentes com potência de 100-180 lux / hora são adequadas. Eles devem ser marcados com um RRL ou DRLF, informando sobre a presença de um espectro vermelho-azul de raios mais próximos da luz natural da natureza.
A instalação de um sistema de ventilação também é necessária., já que a ventilação natural não é suficiente quando o micélio amadurece. Durante esse período, é necessário garantir o fluxo de ar fresco em um modo mais intensivo.
Ao instalar a ventilação, você também deve equipar o exaustor na parte inferior da parede ou no chão. Isso é necessário para remover os esporos, que com grandes quantidades afetam negativamente a saúde humana. Pelo mesmo motivo, você precisa trabalhar em ambientes fechados com ataduras de gaze para proteger o sistema respiratório..
Durante o período de crescimento, os boletos devem ser regados abundantemente. Portanto, você deve comprar e instalar um sistema de irrigação por gotejamento. A temperatura da água para umidificação deve estar no nível de + 18 ° C.
Importante! Molhar com água fria pode destruir o micélio.
Para maximizar o uso de toda a área da sala, você precisa instalar racks. Eles podem ser comprados ou feitos com suas próprias mãos. Caixas ou sacos com substrato serão colocados nas prateleiras.
Colheita
A frequência da colheita depende da variedade selecionada de boletos para cultivo. Se todas as condições necessárias forem fornecidas, ele poderá ser coletado durante todo o ano. Ao usar certos tipos de cogumelos porcini para o cultivo, pode ser obtido após 4 semanas. O período de frutificação dura 42 a 45 dias, com um intervalo de 10 a 11 dias.
Boletus é recomendado para não ser cortado com uma faca, mas simplesmente torcido suavemente para não estragar o micélio. O recesso restante do fungo deve ser polvilhado com um pouco de substrato. No mesmo local, novos espécimes crescerão. Com os devidos cuidados, você pode obter 21-25 kg de boleto com 1 m².
Mercado
Para o fornecimento de seus produtos aos pontos de venda e a celebração de um contrato apropriado, a seguinte documentação deve ser coletada:
- conclusão de Rospotrebnadzor após testes laboratoriais que confirmam que os cogumelos não contêm substâncias nocivas e são adequados para consumo;
- certificado de qualidade do produto emitido pela Rosstandart;
- documentos regulamentares sobre o armazenamento e transporte de cogumelos e produtos a partir deles.
Nos ceps, os cientistas descobriram substâncias que impedem o aparecimento de tumores. Antigamente, o extrato deles era usado para queimaduras de frio.
Cogumelos porcini frescos podem ser vendidos nas seguintes áreas:
- restaurantes, cafés e cantinas;
- providenciar a entrega ao mercado, a lojas e supermercados;
- concluir um contrato de vendas com uma planta de processamento.
Os cogumelos Porcini podem ser vendidos não apenas frescos, mas também em forma seca ou enlatada. A colheita resultante nunca será perdida.
Rentabilidade
O boletus crescente pode ser um negócio bastante lucrativo.. Os ceps são os mais procurados pela população devido ao seu excelente sabor. Os preços deste produto são bastante altos. Por 1 kg de ceps, dê cerca de 1 mil rublos.
Durante o jejum e feriados, o custo deste produto aumenta. Portanto, a rentabilidade é de cerca de 40%. Este negócio compensa rapidamente - dentro de um a dois anos. Além disso, você pode começar com pequenos volumes, elaborar um plano de negócios e calcular custos e aumentar gradualmente a produção.
Você sabe Em 1961, eles encontraram no rádio de Moscou um boletim encontrado com mais de 10 kg e um chapéu com um diâmetro de 58 cm.
Cogumelo branco é um produto bem-vindo à mesa. Devido à grande demanda por boletos, o negócio de cultivá-los sempre florescerá. O principal é usar material de plantio de alta qualidade e criar todas as condições para o cultivo.