A variedade de hortênsias da panícula Kyushu é ótima para decorar áreas de parques e jardins. Para cultivar você mesmo essa planta, você precisa se familiarizar com a descrição botânica e as características de cuidar dela.
Descrição da nota
A variedade Kiusu pertence à espécie Hydrangea paniculata (hortênsia em panículas). A planta pertence ao gênero Hydrangea, a família Hydrangea. A variedade Kiushu é apresentada na forma de um arbusto que atinge até 3 m de altura e 3 m de diâmetro. A coroa tem uma forma que se espalha, seus rebentos são retos.
Placas ovadas em forma de folha, com uma ligeira nitidez no final. Eles podem atingir até 12 cm, sua cor é escura ou verde clara, pecíolos são vermelhos. As inflorescências têm uma ampla forma piramidal, na aparência se assemelham a panículas, que podem atingir até 25 cm de diâmetro. Arbustos floridos podem ser observados de meados de julho a outubro. As flores nas inflorescências da variedade Kiushu são pintadas de branco. Cada um deles atinge até 3 cm em círculo.
Aplicação de desenho paisagístico
No projeto paisagístico, essa variedade é usada para paisagismo. É plantada em plantações únicas e em composições com outras flores e arbustos. Por exemplo, a hortênsia ficará ótima em combinação com rosas, anêmona japonesa, arborvitae, zimbro e muitas outras plantas.
Kiusu pode ser um ótimo complemento para o jardim de pedra ou enfatizar a beleza da fonte. Também pode ser plantada na forma de uma sebe, que perto da casa desempenha uma função estética e fortalece o declive.
Aterragem
O cultivador de flores deve entender que a hortênsia é uma planta muito caprichosa. Portanto, ao decidir plantá-lo no jardim, é necessário abordar com particular escrupulosidade a escolha de um local para o plantio e sua preparação. É importante escolher e preparar o material de plantio corretamente. Sobre quando plantar hortênsia e como plantá-la em campo aberto, continue lendo.
Tempo de pouso
O plantio em campo aberto é realizado na primavera, com o início de um clima quente estável a + 15 ° C. O procedimento é realizado de meados de abril a meados de maio. O pouso no outono é realizado de meados de setembro até o final de outubro.
Importante! O jardineiro deve se concentrar de maneira independente nas condições climáticas, se restarem menos de três semanas antes do início das geadas outono-inverno, o processo de plantio deve ser adiado para o próximo ano.
Seleção de assento
Para hortênsia, você precisa escolher uma área bem iluminada ou semi-sombreada. O mato adora umidade, portanto não deve ser plantado próximo a árvores grandes que o absorverão. Além disso, ao escolher um local, você deve prestar atenção aos rascunhos, se houver, é melhor procurar outro local para o plantio, porque insetos e esporos de fungos nocivos se espalham rapidamente ao vento.
O solo para hortênsia deve ser solto e permeável à umidade. A planta se desenvolverá bem em solos argilosos e férteis com pH ácido.
Preparação do solo e mudas
As mudas devem ser compradas apenas em viveiros ou lojas especiais.que se provaram no campo da floricultura. Além disso, o material de plantio pode ser cultivado de forma independente, o que será escrito no artigo abaixo.
Ao escolher uma muda no viveiro, você precisa escolher apenas as plantas que não contêm vestígios de assaduras, de 3 a 5 ramos bem desenvolvidos. O pescoço da raiz não deve ficar seco demais ou mofado.
Ao plantar hortênsias, é necessário preparar o solo com antecedência no local. Para isso, seis meses antes do plantio da primavera ou um mês antes do plantio do outono, eles cavam o solo em uma baioneta, adicionam 10 kg de areia, 10 kg de turfa e 5 kg de húmus a cada 1 m² no solo.
Você sabe De acordo com uma versão, o nome Hydrangea foi dado à hortênsia por sua natureza que ama a umidade, porque vem das palavras gregas «hydor»que se traduz em água e «aggeion» — embarcação.
Processo de pouso
O processo de plantio começa com a escavação de um buraco. Deve ter 40 cm de profundidade e 40 cm de largura.
A camada superior do solo do buraco cavado é deixada para preparar um substrato nutritivo, que consiste em:
- solo 10 kg;
- turfa 5 kg;
- areia 5 kg;
- superfosfato 30 g
Instruções de desembarque:
- Despeje uma camada de 5 cm de drenagem de seixos no buraco.
- Em seguida, despeje o substrato preparado no meio do poço e forme um monte na forma de uma colina.
- Inserir a muda no buraco.
- Adicione substrato do solo ao topo do poço e compacte.
- Regue a planta com 10 litros de água, triture o solo perto do tronco com turfa, uma camada de 5 cm.
Cuidado
Com os cuidados adequados com a colheita, você pode cultivar facilmente um arbusto de hortênsia bonito e saudável que encantará os olhos. As regras de atendimento, em primeiro lugar, são rega e alimentação oportunas.
Há também a necessidade de poda sanitária e antienvelhecimento, necessária para o desenvolvimento adequado e melhor floração da planta. Para cuidar da hortênsia é necessário não apenas no verão, mas também realizar os preparativos de outono para o inverno. Como cuidar adequadamente da planta e como formar o caule do arbusto, continue lendo.
Rega
Hortênsia é exigente na hidratação. Falta de umidade, pois esta planta está repleta do aparecimento de uma doença chamada "clorose", que se desenvolve devido à falta de água. A irrigação é realizada uma vez por semana em clima seco ou quando o coma de terra seca em tempo chuvoso.
A rega requer 20 litros de água por arbusto adulto e 10 em plantas jovens de até 4 anos de idade. Para que uma crosta densa não se forme no solo próximo ao tronco após a irrigação, deve ser realizado um procedimento de afrouxamento, com 2-3 cm de profundidade.
Fertilizantes
A planta precisa de 3 curativos por temporada. Eles começam a fazer ao atingir o mato com 3 anos de idade. Até este momento, os fertilizantes não são aplicados, porque ao plantar nutrientes suficientes foram introduzidos.
Plano de alimentação:
- O primeiro fertilizante é realizado no final de maio. 20 g de uréia são espalhados sob um arbusto e depois 20 l de água são irrigados.
- No final de junho, é realizado um segundo curativo de 20 g de superfosfato dissolvido em 20 l de água. Esta solução é suficiente para um arbusto adulto.
- Em meados de julho, a hortênsia é regada com uma solução de verbasco feita de 3 kg de verbasco e 10 l de água.Esta quantidade de fertilizante é suficiente para uma planta.
Poda
Durante os primeiros 3 anos de crescimento, a planta não requer poda de modelagem. Durante esse período, é realizada a remoção sanitária de galhos em crescimento inadequado, danificados ou secos. Quando a planta atinge os 4 anos de idade, é necessário cortar os brotos para um comprimento de 4 brotos.
Importante! A fim de proteger os botões da hortênsia do congelamento no inverno, a poda das inflorescências é realizada na primavera.
Este procedimento contribuirá para uma melhor floração. A partir dos 6 anos, você precisa aparar para rejuvenescer. Para fazer isso, corte até três brotações lignificadas em um anel.
Formação de hortênsia padrão
A hortênsia padrão tem uma aparência muito atraente e permite reproduzir o design da paisagem de uma nova maneira. Sob esse tipo de arbusto, você pode colocar canteiros de flores anuais ou perenes, bem como organizar afrescos de pedra.
Para formar um caule na hortênsia, é necessário, imediatamente após o plantio de uma muda, inserir um pino no chão e amarrar uma planta a ele. No primeiro ano no verão, é necessário cortar todos os brotos para 3 brotos 2 vezes.
No verão do próximo ano, todos os galhos são cortados em um anel e a parte principal é encurtada em 15 cm, e essas manipulações são realizadas até que o caule atinja um crescimento de um metro ou mais. Após este momento, os rebentos não são completamente cortados, mas apenas beliscados no nível de 4 botões, para formar uma coroa magnífica.
1 - planta jovem plantada com botões; 2 - encurtamento da mola da parte aérea; 3 - tiro de continuação em flexão; 4 - pitada de brotos do ano atual; 5 - remoção dos rebentos do ano passado para a formação do caule; 6 - remoção de brotos formados no caule; 7 - formação da coroa a partir dos rebentos do ano passado; 8 - shtamb com uma altura de 0,5 - 1 m.
Abrigo para o inverno
Para que a planta tenha um bom inverno, são necessários vários procedimentos preparatórios. Primeiro, você deve remover a área do excesso de vegetação e cobrir o solo próximo ao tronco a uma altura de 8 cm. Os rebentos de plantas jovens são dobrados ao solo e fixados com um suporte de metal. Na tampa superior com galhos de coníferas ou estopa.
Métodos de criação
Para não adquirir novas mudas no viveiro, o jardineiro pode propagar os arbustos já existentes no jardim.
Para fazer isso, você pode usar os métodos:
- estacas;
- propagação por camadas.
Os métodos acima são simples e claros na execução. Portanto, mesmo um iniciante em jardinagem lidará com eles.
Camadas
Para a propagação por estratificação, é necessário selecionar o broto mais longo, o nível mais baixo dos galhos, em um arbusto adulto. É dobrado ao solo, fixado com um suporte especial e instilado na curva. Durante a temporada de verão, as camadas são regadas e batatas. No próximo ano, na primavera, ele estará pronto para a separação do arbusto-mãe.
Estacas
A propagação por estacas começa no verão. Brotos jovens de 15 cm de comprimento são cortados do mato e cortados de dois lados: acima do rim e embaixo dele. Em seguida, coloque o lado inferior na solução da droga "Kornevin", onde as estacas devem estar por 3 horas.
O material de plantio é plantado em uma área pré-preparada. É necessário cavar o solo com 30-40 cm de profundidade, adicionando 10 kg de turfa e 10 kg de areia para cada 1 m². As estacas são plantadas em um substrato a uma distância de 5 cm uma da outra, e são enterradas por 2 cm.
Depois é necessário realizar o procedimento de irrigação (cerca de 200 ml de água para cada pedúnculo). Por um período de 14 dias, todas as estacas são cobertas com garrafas de polietileno ou plástico para criar um efeito estufa.
Após esse período, eles removem o abrigo e, posteriormente, produzem esses cuidados:
- regar 200 ml por semana por um pedúnculo;
- afrouxando o solo 1 cm de profundidade após a irrigação.
Com o advento do outono, as mudas formarão o sistema radicular, mas ainda não estarão prontas para o transplante. Portanto, eles são cobertos com papelão ou outro material de cobertura e deixados para o inverno. Na primavera, o material de plantio pode ser transplantado para um novo local.
Você sabe Os moradores do Japão chamam hortênsia de "adzisai", que significa "flor roxa ensolarada".
Doenças, pragas e seu controle
Com bom cuidado, a hortênsia raramente é exposta a pragas de insetos. Mas, se o jardim tiver muitas ervas daninhas e árvores frutíferas, o arbusto pode ser infectado por pulgões. Pequenos insetos espalham-se rapidamente por toda a superfície dos brotos e sugam o suco deles. As folhas ficam torcidas, formando um revestimento esbranquiçado. Devido à invasão de pulgões, a planta é pouco desenvolvida e floresce.
Combate aos pulgões:
- Limpeza oportuna do local de detritos e ervas daninhas.
- Remoção manual de lâminas e brotos danificados.
- Irrigação com o medicamento "Karbofos" 90 g por 10 litros de água.
Quando a planta não recebe ferro e água suficientes, a clorose começa a se desenvolver. As condições mais favoráveis para o seu desenvolvimento são clima quente e seco. Devido a doenças, as placas das folhas da hortênsia perdem a cor e se tornam letárgicas. A doença provoca uma desaceleração no desenvolvimento e murcha dos galhos.
Para combater a clorose, é utilizada uma solução de sulfato de cobre a 1%, diluída na proporção de 1:10.
A hortênsia de Kiushu é excelente para decorar zonas de paisagem, é usada para formar composições, plantações únicas e sebes. Se desejado, o jardineiro pode formar um padrão para esta planta, que enfatizará mais vantajosamente sua dignidade e permitirá o cultivo de flores anuais sob o arbusto.