Um "bosque tropical" geralmente pode consistir em apenas uma planta, que possui vários nomes - ficus bengal, banyan ou bengal fig. Em um habitat natural, a cultura cresce em tamanho enorme e tem muitas raízes aéreas, que mais tarde se transformam em troncos, e uma banyan domesticada cresce em um telhado em três a cinco anos. Neste artigo, falaremos sobre a organização dos cuidados adequados em um apartamento para este representante decorativo da flora tropical.
Descrição botânica da planta
Ficus bengal (Ficus benghalensis) pertence às espécies de sempre-vivas do gênero Ficus e pertence à família Tutov (Moraceae), cujos lugares nativos são os trópicos e as regiões extratropicais com clima de monção (Índia, países asiáticos, sul da China etc.).
Uma característica da espécie é uma forma de vida única de uma árvore - uma árvore de banyan, na qual uma única planta cresce em uma vasta área, formando uma floresta inteira. Isso é facilitado pela formação de suas poderosas raízes aéreas que aparecem nos ramos do ficus direcionados horizontalmente. Algumas raízes secam, enquanto outras tendem ao chão, enraízam-se profundamente, após o que se tornam lignificadas e se tornam troncos de carga, deixando galhos laterais, para que uma árvore de banyan possa ocupar áreas de vários hectares, formando um bosque com seu ecossistema.Você sabe Os amantes de bonsai criam banyan de Bengala, formando e dando a ele uma semelhança com uma pequena árvore. Para isso, é utilizada uma matriz de arame, na qual a planta é anexada e dada sua altura e forma direção necessária.
Galeria de Fotos
Na natureza, o ficus adulto atinge um crescimento de 40 metros. Folhas ovais ou ovóides também combinam com o hospedeiro - grandes, crescem mais de 25 cm de comprimento e 14 cm de largura e têm uma superfície de couro, cor - verde escuro, com veias verde pálidas pronunciadas. O ficus floresce com siconia (formações arredondadas ocas) com inflorescências esféricas de flores heterossexuais amarelas e macias. Floresce em abril-junho, após o que no lugar das flores frutos comestíveis são formados para uma pessoa - pequenas bagas com 2-3 cm de tamanho, cor laranja brilhante. As frutas gostam muito de comer macacos e pássaros, que são portadores de sementes de banyan.
A tabela descreve as características do ficus de Bengala:
Sistema raiz | aérea |
Caule | raiz aérea lenhosa |
Forma de folha | oval |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | inflorescências esféricas |
Cor da flor | amarelo pálido |
Forma de frutas | rodada |
Cor da fruta | laranja brilhante |
O sabor da fruta | intragável |
Condições de cultivo
Uma banyan tree tropical precisa organizar uma série de condições adequadas para preservar seu efeito decorativo.
Alojamento
Os figos de Bengala em um apartamento crescem até 3 metros de altura, então ele precisa de uma sala espaçosa com tetos altos. Os princípios pelos quais a cultura é colocada:
- para uma figueira, a melhor localização na sala é no lado ensolarado, enquanto a luz deve ser difusa;
- quando um vaso de flores está localizado perto de uma janela que se abre na hora mais brilhante do dia, é protegido dos raios ardentes do sol com a ajuda de persianas ou de uma cortina de luz, o que ajudará a evitar queimaduras nos lençóis;
- a planta não deve sofrer com a falta de iluminação, pois isso faz com que as folhas desbotem e se deformam;
- no tempo quente, pequenas flores são colocadas em uma varanda ou em um jardim para se adaptar às mudanças de temperatura, bem como para o ar entrar na mistura do solo em um recipiente;
- Nos primeiros dias frios, o pote de banyan é devolvido à sala.
Modo de temperatura
O Banyan precisa de temperaturas moderadas e condições adequadas de contenção:
- a planta precisa organizar uma temperatura ambiente durante todo o ano - + 18 ... +25 ° C;
- o ficus adora um microclima com condições estáveis; portanto, não tolera correntes de ar com baixas temperaturas do ar (mesmo a +17 ° C, pode ocorrer descarga em massa da chapa);
- as plantas jovens são especialmente vulneráveis às mudanças de temperatura, pois seu sistema radicular é fraco e subdesenvolvido, para que possam morrer devido à hipotermia do solo em uma panela;
- as altas temperaturas, por sua vez, também afetam negativamente a cultura, principalmente na parte aérea da planta, motivo pelo qual as folhas começam a desbotar e a secar.
Humidade do ar
O ficus de Bengala não tolera baixa umidade em ambientes fechados, uma reação ao ar seco será a aparência de um ponto acastanhado nas placas foliares, bem como seu torção e secagem.
As seguintes ações ajudarão a evitar esses problemas:
- no inverno, a cultura é afastada dos dispositivos de aquecimento (sem perturbar o regime da luz) para evitar superaquecimento;
- musgo molhado ou areia é colocado em um palete sob a panela;
- se o ficus for pequeno, no verão você poderá borrifá-lo com água morna de um frasco de spray;
- uma planta grande não é pulverizada, mas um umidificador automático é instalado na sala;
- atualize periodicamente as folhas com uma esponja úmida, removendo a poeira delas.
Importante! Como o banyan de Bengala está crescendo a um ritmo bastante rápido, o fator restritivo para isso será o conteúdo da cultura em um pequeno contêiner e o encurtamento das raízes durante o transbordo.
Home Care
Em um ambiente ambiente, os figos devem ser regados regularmente e moderadamente, as coberturas dosadas devem ser aplicadas da maneira correta e também a poda e o transplante anual.
Rega
O ficus não tem um tempo de descanso pronunciado, por isso, a rega deve ser realizada de acordo com as seguintes regras:
- regue a colheita com moderação ao longo do ano, a cada 3-4 dias, à medida que as camadas superiores do solo secam no recipiente (2-3 cm). A principal condição para esse cuidado é evitar transbordamento ou falta de água;
- o fluido restante do palete deve ser drenado, pois sua estagnação levará ao apodrecimento do sistema radicular e ao desenvolvimento de infecção por fungos;
- rega insuficiente pode levar à desidratação da árvore;
- a água para irrigação é adequada apenas em pé e suave à temperatura ambiente.
Top vestir
A nutrição das plantas é realizada de acordo com os seguintes princípios:
- da primavera ao final do verão, usando fertilizantes minerais, bem como cobertura orgânica;
- no verão, eles são alimentados 1-2 vezes a cada 30 dias com fertilizante contendo nitrogênio ("Mr. Color Ficus", "Master Agro"), que também inclui as vitaminas e nutrientes necessários;
- no inverno, são fertilizados uma vez a cada 2 meses com uma preparação para culturas não floridas ou recebem cobertura universal;
- misturas minerais são usadas em baixas concentrações (concentração de 50% da dose especificada);
- o medicamento é primeiro diluído em água e somente depois derramado sob a planta.
Poda
A poda do ficus de Bengala é um procedimento necessário, pois confere à cultura dimensões compactas e uma linda e magnífica coroa.A planta em si tolera muito bem a formação.
Importante! Para que o ficus não pareça unilateral, puxando seu tronco e folhas em direção à luz, o arbusto deve ser constantemente girado em torno de seu eixo para que a coroa possa absorver uniformemente a luz solar.
Transplante
Pela primeira vez, um transplante para uma planta jovem é realizado após 2 anos na primavera. Posteriormente, devido à alta taxa de crescimento (de 0,5 ma 1 m por ano), a cultura é transplantada anualmente.
Tecnologia passo a passo para o transplante de ficus de Bengala:
- Escolha um recipiente 2-3 cm maior que o anterior.
- Prepare um substrato nutritivo que contenha turfa, terra, húmus, areia e argila (você pode usar uma mistura de barro universal no centro de jardinagem).
- O transplante é realizado pelo método de transbordo, cortando 1/3 da raiz.
- Certifique-se de organizar uma camada de drenagem na parte inferior do recipiente para drenar o excesso de fluido (de fragmentos de argila, argila expandida ou casca de árvore).
- Uma árvore adulta é replantada a cada 5 anos.
- No futuro, recomenda-se que uma planta adulta atualize 10 cm do solo superficial em uma panela.
Reprodução
Existem duas maneiras comuns de propagar figos de Bengala:
- estacas;
- sementes.
Estacas
As estacas são a maneira mais fácil de propagar ficus, realizada na primavera. Isso exigirá as seguintes etapas:
- Com uma faca afiada, os topos dos troncos com 2-3 entrenós são cortados.
- As secreções leitosas são removidas das seções e colocadas na água com a adição de Kornevin ou em um substrato constituído por turfa e areia.
- As mudas são cobertas com um saco plástico transparente e deixadas em um local quente e claro. Divide a raiz por várias semanas.
- As mudas com raízes germinadas são colocadas em recipientes separados para maior crescimento, após o que são fornecidas com um cuidado aceitável com as árvores de banyan.
Sementes
A reprodução de ficus usando sementes envolve a semeadura de material de plantio em recipientes baixos com substrato de areia e turfa.
Você sabe Os fetos são capazes de absorver algumas impurezas nocivas do meio ambiente (fenóis, benzeno, tricloroetileno), enquanto saturam o ar ambiente com substâncias ativas que aumentam a capacidade de trabalho, o humor e normalizam o sono de uma pessoa.
A semeadura das sementes ocorre de acordo com a seguinte tecnologia:
- O solo no tanque é despejado em um nível ligeiramente mais baixo que os lados, um pouco umedece o substrato e é ligeiramente compactado.
- Distribua uniformemente o material da semente (em linhas ou dispersão).
- Polvilhe as sementes por cima com uma camada de solo (5 mm) e cubra a placa de vidro com vidro.
- Os tiros aparecem após 4-8 semanas. A cada 3-5 dias, as colheitas devem ser exibidas.
- Após a germinação das mudas, a placa é transferida para um local mais brilhante (para que os brotos não se estiquem). As primeiras folhas aparecerão em um mês e meio.
- Transplante de mudas para um local permanente após 3 meses. Ao transplantar, verifique se o colo da raiz permanece no mesmo nível.
Possíveis dificuldades crescentes
Os figos de Bengala são resistentes a doenças, mas devido a cuidados inadequados, a árvore pode ser afetada por doenças e até atacar por parasitas.
Problemas comuns devido a erros no cultivo de ficus e suas possíveis soluções:
- As folhas de ficus podem desbotar devido à baixa temperatura interna (abaixo de +17 ° C). A solução será aumentar a temperatura na sala para + 20 ... +25 ° C ou transferir a cultura para uma sala com uma temperatura aceitável.
- Alongamento de plantas e folhas de corte. Isso acontece devido à falta de luz. O arbusto precisa garantir um suprimento suficiente de radiação ultravioleta dispersa ou colocar um phytolamp próximo ao arbusto (especialmente no inverno).
- O aparecimento de manchas amarelas nas folhas devido ao transbordamento frequente da planta. É necessário alterar o substrato no recipiente e ajustar a taxa de irrigação.
- Crescimento mais lento do mato, folhas pálidas. Ocorre devido à falta de minerais na mistura do solo. O problema é resolvido substituindo o substrato no vaso por um mais nutritivo e observando o cronograma de alimentação.
- Observam-se manchas marrons ao longo das bordas das folhas. O motivo pode ser ar excessivamente seco na sala, alta temperatura ambiente ou superalimentação com fertilizantes. O problema do ar seco é resolvido por pulverização regular da planta. Se a planta estiver quente, ela é transferida para um local mais fresco, mantendo uma quantidade suficiente de luz. No caso de excesso de fertilização no vaso, o substrato muda, após o qual é aplicado o cronograma correto de alimentação.
- A derrota das folhas por um ácaro, crosta, pulgão e cochonilha. Isso ocorre devido à longa permanência do ficus em condições quentes e secas. Se forem encontrados parasitas, a planta deve ser exposta a um banho quente para lavar os insetos. Além disso, limpe cada folha com uma esponja embebida em uma solução de sabão em pó. Após os procedimentos de água, o arbusto é cuidadosamente tratado com preparações adequadas (Fitoverm, Vertimek, Antitlin, etc.).
- Doenças fúngicas, podridão radicular. Eles ocorrem devido ao não cumprimento prolongado das regras e padrões da planta. Nesse caso, a planta não é tratada, mas destruída junto com o recipiente.
Se o ficus de Bengala for organizado com os devidos cuidados, com um nível moderado de umidade, iluminação difusa suficiente e regado e alimentado adequadamente, esta planta estranha ficará no seu apartamento por um longo tempo, o ano todo agradável aos olhos com folhas verdes frescas e caules bizarros.