O abeto é uma árvore perene da família Pine. Apesar da resistência ao gelo e resistência natural a várias doenças, esta planta pode ser exposta a pragas. O sinal mais comum de dano é o aparecimento de um revestimento branco nas agulhas.
E o abeto se tiver um revestimento branco
Na maioria das vezes, o abeto é sugado por pragas. Estes incluem pulgões hermes. É por causa de sua atividade vital que as agulhas podem ficar revestidas de branco. A presença de uma substância leve indica que os hermes já instalaram a planta e provocaram sua secagem.
A influência dos insetos é sazonal e se manifesta totalmente somente em junho. Na primavera, as pragas são fracamente ativas e podem passar despercebidas por um longo tempo, o que complica a luta contra elas.
Descrição de hermes de abeto
O processo de vida dos Hermes começa em abril: nesse momento, as larvas eclodem e iniciam uma vida ativa. Até o final do mês, eles conseguem evoluir para o estágio de insetos crescentes, tornando-se fêmeas, que são as fundadoras de novas colônias.
Importante! Hermes, com uma mudança de gerações, está passando do abeto para o abeto e vice-versa. É por isso que jardineiros experientes não plantam essas duas árvores lado a lado.
Hermes colocará novos ovos e até o final de maio haverá uma nova e grande geração de pragas que se alimentam de abeto. Por causa deles, as agulhas são deformadas e caem, as agulhas ficam amarelas e também começam a ficar cobertas com revestimento branco.
No final da temporada de verão, a última geração de pragas aparece. Eles deixam novos ovos para o inverno em uma conífera até a próxima primavera.
Fighting Hermes
O combate a pragas é possível e necessário: uma quantidade excessiva deles pode não apenas estragar as qualidades decorativas externas do abeto, mas também prejudicar bastante a saúde da planta. Em muitos casos, para eliminar rapidamente os insetos, basta remover os brotos nos quais as galhas apareceram.
Você sabe Fir pode viver mais de 300 anos. Entre algumas espécies desta planta conífera, também existem espécimes que crescem até 700 anos.
Dessa forma, será possível se livrar dos hermes no estágio inicial de desenvolvimento, quando o número de pragas ainda é pequeno. Os gauleses parecem pequenos "cones" verde-claros ou prateados - servem para criar insetos.
Se o jardineiro notou a presença de pragas quando elas se tornaram muitas, você terá que recorrer ao uso de produtos químicos. Você não pode ficar sem eles se os Hermes forem criados por várias gerações. É importante poder distinguir claramente quando você ainda não pode usar drogas e quando precisa recorrer a elas.
Preparações
Desde que as pragas tenham sido notadas em maio, é necessário tratar a planta com medicamentos sistêmicos. Não será eficaz pulverizar a árvore com produtos químicos na forma de aerossóis - um revestimento branco é bastante denso e pode se tornar uma proteção para insetos contra venenos.
Entre os medicamentos usados durante o ano todo, estão os mais famosos "Aktara" e "Enzhio". Estes são inseticidas eficazes que ajudam a lidar não apenas com hermes, mas também com pulgões e outros insetos.
Instruções passo a passo
Convencionalmente, o tratamento de plantas com medicamentos pode ser dividido em duas etapas: primavera e verão.
A sequência de ações do jardineiro deve ser a seguinte:
- Em abril, trate a árvore com os produtos químicos "Actellic" e "Decis Profi" - além da eliminação eficaz dos insetos, eles eliminam as galhas quando seus primeiros sinais aparecem, por exemplo, amarelecimento das agulhas.
- Em maio, pulverize a planta com os preparativos “Aktara” e “Enzhio” para suprimir hermes durante sua reprodução.
- Repita o procedimento até meados do verão. Se em julho as pragas se mudaram para o abeto, use os mesmos inseticidas.
- Em agosto, para processar “Angio” e “Aktara” não apenas a árvore em si, mas também a zona das raízes das camadas superiores do solo: em um balde de água, 4 gramas da substância destruirão a última geração de insetos nas agulhas, bem como as larvas antes do inverno.
A execução desses procedimentos ajudará na luta contra as pragas, não apenas durante o ano em curso, mas também proporcionará prevenção para a próxima primavera.
No caso de baixa eficiência, quando a planta continuar secando, em vez de pulverizar medicamentos, use injeções na própria árvore. Isso fará com que o suco de abeto que as pragas comem seja venenoso para elas.
Você sabe Ramos de abeto recém-quebrados têm propriedades esterilizantes. Isto é devido ao conteúdo de fitonídeos neles - substâncias que matam bactérias.
Prevenção de Doenças e Controle de Pragas
O curso das medidas preventivas deve começar mesmo antes do plantio da planta. Pulgões e hermes freqüentemente aparecem onde, além dessa árvore, também crescem o abeto ou o lariço. É importante alimentar o abeto em tempo hábil: plantas fortes e completamente saudáveis são menos propensas ao risco de pragas.
No enriquecimento do solo com fertilizantes fósforo-potássio no início da primavera, antes do início da estação de crescimento, as plantas também são eficazes na prevenção. Para o abeto, como muitas outras coníferas, o sulfato de potássio é excelente. Deve ser usado no meio do outono, antes do início do tempo frio.
Importante! Se você ainda não consegue parar o surgimento de hermes, além de tratar a árvore com inseticidas, não esqueça de continuar mantendo a saúde do abeto com imunoestimulantes para que não morra.
A quantidade de fertilizante depende do próprio solo: o principal é manter um valor de pH neutro. A saturação do solo com cálcio e imunoestimulantes em abril tornará a planta muito mais durável e evitará não apenas ataques de insetos, mas também o aparecimento de doenças. Entre os suplementos de cálcio, o nitrato de cálcio é o mais comum e o Kendal é o medicamento mais usado entre os estimulantes da imunidade.
O revestimento branco do abeto não é a causa da doença, mas o resultado da exposição a pragas na planta. É necessário combater diretamente os insetos, tratando a árvore com inseticidas no local em que vivem. O jardineiro terá que ser paciente para se livrar completamente de hermes: terá que agir dentro de seis meses para alcançar a máxima eficiência e evitar o aparecimento de pragas no próximo ano.